Plantamos mudas em "caracóis": economizando solo, espaço e tempo

Pin
Send
Share
Send

A primavera está chegando, é hora de pensar em mudas. Anteriormente, se você não cuidava do solo com antecedência, era necessário cavar manualmente o solo e, em fevereiro, ele ainda está congelado. Agora a mistura do solo pode ser comprada na loja, e uma excelente alternativa ao método antiquado em caixas pode ser a tecnologia moderna: o cultivo de mudas no "caracol". Nesse caso, é possível ficar sem substratos de terra no estágio inicial.

"Caracol" para mudas com terra

As pessoas chamam esse design de "caracol" porque um recipiente redondo feito de espuma de polietileno se assemelha a um grande caracol. A base é um substrato macio para o laminado, amplamente vendido em lojas de construção. 1 metro de largura, fornecido em rolos. Tem 2 a 10 milímetros de espessura, mas apenas 2 mm são adequados para mudas.

Compre alguns metros lineares do substrato e corte as tiras com 15 cm de largura.O comprimento ideal das tiras é de um metro e meio. É melhor preparar o solo como substrato, sua composição é selecionada para certos tipos de plantas e as mudas crescerão melhor. Também prepare fita adesiva para embrulhar e prender o rolo, é melhor não usar o elástico, pois ele pode transferir gradualmente o "caracol" e danificar as plantas futuras. Você também precisa de um palete para "caracóis" prontos. Recipientes largos e rasos de plástico, que geralmente são vendidos no mesmo local do solo para mudas, são excelentes para isso.

O processo de fabricação do "caracol" é muito simples:

  1. Coloque a tira sobre a mesa, se for longa, e não corte imediatamente. O excesso sempre pode ser cortado após torcer o "caracol" no diâmetro necessário.
  2. Despeje o solo em pequenas porções sobre a tira e alise na superfície do substrato com 40 a 50 cm de comprimento e espalhe as sementes na micro-linha resultante, mas não no centro, mas mais perto da borda. Será o topo.
  3. Em seguida, você precisa torcer cuidadosamente essa parte da tira com solo e sementes em um rolo.
  4. Repita as etapas acima várias vezes. Você receberá um grande recipiente redondo.
  5. Ajuste o diâmetro desse rolo cortando a extremidade da tira. Caracóis muito grandes não são recomendados, porque após a rega diária eles ficam pesados ​​e podem rastejar com seu próprio peso.
  6. Se possível, faça um modelo para montar um "caracol" de três pequenas tábuas de 15x50 e uma de 15x15 centímetros. Você pode usar seções da placa OSB com uma espessura de 10 - 12 mm. Prenda-os na forma de uma caixa longa sem uma parede de extremidade. Faça um "caracol" dentro dele, puxando a fita para o espaço livre depois de torcer. Nesse caso, o rolo será uniforme e limpo, e as paredes laterais do modelo não permitirão que a mistura do solo caia quando a faixa for torcida.

Quando o "caracol" estiver pronto, coloque-o em uma panela onde você adicionará água durante o crescimento da planta. Cubra-o com filme plástico para criar um efeito estufa. Para não misturar onde está a parte superior do rolo, coloque 2 - 3 pedaços de papel com a liberação para fora com as sementes. Se o solo derramar um pouco, adicione-o nivelado com a borda do substrato.

Cuidar de mudas no "caracol" não é diferente de cuidar de plantas em uma caixa: rega oportuna, cobertura, arejamento e mais sol quando as primeiras folhas aparecem.

"Caracol" para mudas sem terra

Este método é utilizado para a germinação de sementes. Então, pequenos brotos precisarão ser transplantados para recipientes mais adequados com o solo, onde possam receber boa nutrição.

A tecnologia de criação de um "caracol" sem terra não difere do método descrito acima, usando o solo. A única diferença é que, em vez de um substrato nutritivo, são usadas toalhas de papel. O papel higiênico comum barato não funciona bem, pois possui uma camada e pode explodir quando as sementes começam a brotar.

Coloque as toalhas de papel em uma tira de revestimento laminado, espalhe as sementes sobre a superfície e torça o rolo. Nesse caso, você pode usar seções mais longas do substrato, para que a espessura do rolo sem terra seja significativamente menor.

Após o surgimento das mudas, use cobertura multimineral, mas depois de um tempo os brotos deverão ser transplantados em recipientes com o solo, se você quiser cultivá-los ainda mais em campo aberto.

Características ao cultivar mudas no "caracol"

O uso de "caracóis" para o cultivo de mudas economiza significativamente espaço para sua colocação. Isso significa que em um espaço pequeno você pode cultivar vários tipos de mudas. Também é muito fácil plantar brotos em um local permanente - basta rolar o rolo e retirar as plantas sem danificar suas raízes.

Mas com essa densidade de mudas, também é necessária uma melhor iluminação, talvez para os caracóis você precise instalar fontes de luz adicionais. Nesse caso, é melhor usar lâmpadas especiais para estufas com maior potência no espectro verde. Além disso, você precisa ter certeza de que há água suficiente e, ao mesmo tempo, que não haja excesso de umidade, pois os "caracóis" absorvem perfeitamente a umidade e a mantêm por um longo tempo.

Pin
Send
Share
Send