Entre as variedades de uva de mesa, a variedade Viking se destaca por seu amadurecimento precoce. As bagas têm uma aparência bonita e podem se tornar uma verdadeira decoração do jardim. Bom gosto e preservação a longo prazo de bagas nos arbustos são suas vantagens indubitáveis.
A história do cultivo de castas Vikings
Variedade de uva Viking obtida por V.V. Zagorulko (Ucrânia). Este famoso criador produziu mais de 25 castas híbridas. A direção prioritária de sua seleção é obter espécies de frutos grandes e de amadurecimento precoce que sejam maximamente resistentes ao gelo e suscetíveis a doenças. São essas propriedades que a variedade Viking obtida pelo cruzamento das variedades ZOS-1 e Kodryanka possui.
Descrição da casta Viking
A variedade de mesas destina-se principalmente ao consumo fresco. As principais características desta variedade:
- Liana forte e poderosa.
- As folhas são alternadas, grandes, com cinco lóbulos.
- As flores são muito perfumadas, pequenas, verdes, bissexuais.
- As bagas são oblongas, azul escuro, grandes (22x34 mm). A polpa das bagas é suculenta, tem um sabor agradável e harmonioso, a pele não é sentida durante a refeição.
- As bagas são coletadas em aglomerados de formato cônico, de tamanho médio e grande.
Vídeo: variedade de uva Viking
Características da casta Viking
Entre outras variedades de uvas de mesa, a Viking se destaca por tais características:
- Pertence a variedades muito precoces - desde a brotação das gemas até a maturação completa das bagas, apenas 100 a 110 dias se passam. Esta é uma das variedades que produzirá a primeira safra da temporada.
- As bagas Viking têm uma aparência atraente e bom gosto.
- As bagas da variedade Viking são bastante grandes, o peso médio das bagas é de 10 g, as escovas são de 600 g. Com boa tecnologia agrícola e condições climáticas favoráveis, as escovas podem atingir um peso de 1 kg; além disso, a variedade não é muito propensa a descascar.
- Os frutos são bem preservados na videira sem rachaduras, até o final de setembro.
- Boa resistência do inverno para o cultivo nas regiões sul (pode suportar geadas de até -210), na faixa do meio, essa variedade precisa ser protegida durante o inverno ou cultivada em estufa.
- Nos primeiros anos após o plantio, as uvas Vityaz são caracterizadas por um crescimento muito forte de cipós, às vezes até em detrimento da safra.
- Fraca imunidade a doenças como oídio e oídio.
Características do plantio e cultivo de variedades de uvas Viking
As uvas crescem em um local por um longo tempo, por isso é importante pensar sobre onde cultivar a videira. Para o plantio, é adequado um local uniforme e bem iluminado, pois, com falta de luz, a quantidade e a qualidade da colheita diminuem. A melhor época é o início da primavera.
Requisitos do solo: boa permeabilidade à água, fertilidade, composição mecânica leve.
Você pode plantar uvas com mudas e estacas, observe as seguintes condições:
Antes do plantio, é necessário cavar o solo a uma profundidade de 30 a 60 cm para produzir fertilizantes orgânicos e minerais. Taxas de aplicação de fertilizantes:
Tipo de fertilizante | Quantidade |
Orgânico (composto, húmus) | 40-60 kg por 10 m2 |
Mineral (superfosfato) | 0,6-1 kg por 10 m2 |
A distância entre as linhas deve ser de 1,5 a 3,5 metros, entre mudas ou mudas - de 1 a 3 metros. Você pode plantar mudas ou mudas em trincheiras ou poços a uma profundidade de 50 a 70 cm.
No fundo do poço de aterrissagem, é necessário fazer um pequeno monte, para endireitar as raízes e polvilhar com terra uma camada de pelo menos 10 cm, despejar 15 a 30 litros de água e polvilhar novamente com terra. Durante o plantio da primavera, você não deve preencher completamente o buraco de aterrissagem, para que as raízes sejam melhor aquecidas e se enraízem mais rapidamente.
Sair após o plantio consiste em afrouxar o solo e regar em tempo seco, com cobertura morta. Como cobertura morta, turfa, composto, agrofibra preta pode ser usada.
Na segunda metade do verão, será necessário perseguir a videira, para isso os topos verdes de todos os brotos crescentes são cortados. O criador aconselha que a variedade Viking conduza mais de 12 a 15 botões.
No segundo ou terceiro ano, a treliça é instalada, os brotos são amarrados.
Nos vinhedos frutíferos, solte anualmente o solo, fertilize e regue. Limpo à mão.
Suscetibilidade a doenças
As uvas Viking têm resistência média a doenças como oídio e oídio.
Oídio e oídio são doenças fúngicas, para preveni-las, em primeiro lugar, são necessárias medidas preventivas:
- coleta e queima das folhas afetadas;
- Outono cavando a terra nos corredores;
- garantir boa ventilação das plantas - plantar plantas com um intervalo suficiente entre si, poda oportuna.
As doenças fúngicas das plantas são responsáveis por mais de 80% de todos os danos às culturas.
Oídio ou míldio é uma das doenças fúngicas mais perigosas das uvas. A doença é causada por um fungo que hiberna diretamente nas folhas secas e tolera bem as geadas. O início da doença pode ser notado por manchas oleosas e revestimento branco nas folhas. No próximo estágio, manchas amarelas, necrose foliar aparecem. O cotão esbranquiçado se espalha para as inflorescências e pode levar a uma grande perda de rendimento.
Galeria de fotos: sinais de doença de mofo
- Manchas brancas aparecem na superfície da folha
- A propagação da placa branca nas inflorescências e ovários
- Oídio afeta a qualidade da baga
Se o cotão esbranquiçado já apareceu nas folhas ou as uvas já foram afetadas pelo oídio na temporada anterior, as preparações químicas não podem ser dispensadas. A alta eficácia é demonstrada por medicamentos como Radomil, Delan, Thanos, Profit. As plantações jovens na primavera devem ser pulverizadas aproximadamente a cada 10 dias e a partir de meados de junho a cada semana. Ao processar, use a dosagem especificada pelo fabricante.
Oídio, ou oídio, é a doença da uva mais comum. Ao contrário do oídio, os esporos do inverno sob as escamas dos olhos e dos brotos, a temperaturas acima de 180 os esporos começam a germinar ativamente e afetam todas as partes da planta. No início do verão, os brotos e folhas infectados ficam amarelos, um oídio aparece. Posteriormente, as folhas ficam cobertas de manchas marrons e morrem gradualmente, a doença passa para as bagas, que também são cobertas com um revestimento.
É necessário começar a processar a vinha desta doença antes de brotar. Durante esse período, é necessária a pulverização de enxofre (25-40 g de enxofre devem ser dissolvidos em 10 litros de água). Após a floração, você pode usar medicamentos como Rubigan, Topázio, Skor, Bayleton, Karatan, seguindo as recomendações dos fabricantes desses medicamentos, especificadas nas instruções.
Vídeo: processamento de uvas de oídio, míldio
Comentários
Na região de Ulyanovsk, cultivo uma variedade viking como descoberta, apenas com a colocação obrigatória de videiras no chão. Uvas de verão muito bonitas, com bom gosto, excelente capacidade de inverno sem abrigo. Os sulistas não gostam muito disso devido à baixa produtividade, eles são mantidos apenas pela beleza. Mas para a nossa região, especialmente para viticultores iniciantes - o mais MOT. Não há necessidade de normalizar a colheita, ela cresce tanto quanto necessário. Afinal, quando você começa a eliminar aglomerados em excesso, a sensação de que está resolvendo uma tarefa astuciosamente sábia não deixa, e o sapo se estrangula. A videira e os botões amadurecem perfeitamente em qualquer verão. O ramo solto é bem ventilado e não capta a doença.
Victor Vasilievich Garanin//time-spending.com/interests/663/opinions/2785/
Nós, os viking, produzimos frutos por 2 anos e, como dizem, "vôo normal". Todos os vizinhos queriam se plantar. Não há irrigação, aglomerados de cerca de 600 gramas, o sabor é decente. Amadurece antes de Kodryanka. Claro, você precisa se importar. Parece-me que você precisa ter uma coleção.
Alexander Malyutenko//forum.vinograd.info/showthread.php?t=1856&page=3
Boa tarde Nós gostamos imediatamente da forma híbrida Viking. Amadurece um pouco mais cedo variedades codrianka. Os cachos estão soltos, espalhando-se, a baga é grande, longa e saborosa. Eles tentaram, deixaram o cacho, queriam ver quanto tempo ele cedeu, as bagas não estouraram, não apodreceram, apenas começaram a desbotar e se transformar em passas. Acontece que ele pode ficar pendurado nos arbustos por muito tempo. Mas para nós, o que gostamos nele é que ele é cedo!
Gennady//vinograd777.ru/forum/showthread.php?t=265
As uvas viking são uma das variedades que certamente merece atenção. Tente plantá-lo em seu jardim, talvez essa seja a variedade que se tornará uma das favoritas em seu jardim.