"Missão impossível!" - pensou o jovem, franzindo a testa, preocupado. O melhor aluno da Academia de Paisagismo estava pronto para tudo, mas não para isso ... Tendo decidido pensar sobre a situação em um ambiente mais descontraído, ele foi ao parque da cidade, pegando seu laptop velho. Um café de verão aconchegante, onde ele adorava relaxar, ficava perto. O cara andou apressadamente, olhando desconfiado ao redor. E então ele os viu.
Em um grande canteiro de flores, erguendo hastes compridas repletas de botões magníficos, lindas flores se erguiam majestosamente.
- Gladioli! o mestre exclamou deliciosamente. Olhando em volta, ele sorriu alegremente e decidiu que agora certamente iria lidar com o termo papel.
Um jovem designer talentoso deveria desenvolver um projeto paisagístico, com canteiros de flores com gladíolos. Ele entendeu que não seria fácil. Flores reais requintadas que exigem cuidados, não gostam de solo muito úmido e preferem um lugar ensolarado, protegido de correntes de ar. O futuro estilista paisagista mais uma vez olhou pela janela uma planta nobre e começou a trabalhar.
Ao conectar o laptop à Internet via Wi-Fi, o cara logo descobriu que os espetos, assim chamados por causa das finas folhas longas, diferem no tempo de floração:
- floração precoce;
- floração média;
- floração tardia.
"Isso precisará ser levado em consideração ao plantar gladíolos, para que os canteiros não se esvaziem depois que os botões caírem. Também vale a pena dar uma olhada mais de perto na comitiva floral, que cobrirá a parte inferior das folhas do regal. Talvez margaridas e amores-perfeitos tenham uma boa aparência, e tulipas e narcisos da primavera plantadas entre as hastes de gladíolos adicionarão cor ao fundo das folhas verdes do espeto ", pensou o designer.
“Em canteiros e cordas mistas, os gladíolos combinam-se bem com os hospedeiros, astilbe, petúnia e flox, e quando o“ rei das flores ”finalmente florescer, ele sem dúvida atrairá a atenção de todos, criando sotaques. O mais importante é não ser colorido caos nas plantações; caso contrário, a beleza do gladíolo desaparecerá no fundo da exuberante floração de outras plantas ".
"Mas, na verdade, o espeto é auto-suficiente e independente, por isso ficará ótimo como uma tênia. O principal aqui não é ir muito longe com a quantidade: 15 flores em um grupo são suficientes!"
"Então, agora vamos ver como os gladíolos ficam nas bordas e nos descontos. Hmm ... Parece que é melhor plantar flores em uma fileira longa e adicionar arbustos decorativos com folhagem brilhante ou plantas de tamanho médio entre elas. Só não se esqueça do momento da floração. "
"Para jardineiros autoconfiantes, você pode recomendar a criação de um gladularium - canteiros de gladíolo. É claro que escolher as variedades certas de espeto será difícil por causa da abundância de suas tonalidades coloridas, mas qual é o resultado! Lembro-me durante as aulas na Academia que eles escolheram uma técnica interessante de floração em cascata quando as plantas são plantadas de altura diferente. Eles podem florescer ao mesmo tempo ou, pelo contrário, em momentos diferentes. Esse canteiro parece provavelmente muito impressionante. Bem, confira ... "- o designer fez outra anotação em seu caderno.
"O tipo de flor ficará bem no contexto de coníferas e outras sempre-vivas. Zimbros, buxos, thuja e abetos são adequados para esses fins".
"As variedades de tamanho pequeno de gladíolos combinam perfeitamente com pedras nas colinas alpinas e jardins ornamentais".
"E os gladíolos são plantados em vasos de flores e decoram ruas da cidade e áreas de recreação com eles. Que flor deslumbrante é!" ...
Enquanto um paisagista curioso estiver estudando os recursos do cultivo de gladíolos, iremos resumir. Sim, não é fácil cultivar esta flor requintada, mas o esplendor magnífico da planta real merece, sem dúvida, nossa atenção.