Jardim de peras - quando e como plantar, como se propagar e o que fazer se precisar transplantar uma pera

Pin
Send
Share
Send

Pêra - a segunda árvore frutífera mais comum depois da macieira. Esta planta pertence à família Rosaceae e ao grupo de sementes de pome. A pera, devido à sua baixa resistência ao gelo, tem sido tradicionalmente cultivada nas regiões sul. Mas agora, graças aos esforços dos criadores, os moradores de regiões mais ao norte podem cultivar essa árvore frutífera em sua própria área.

Plante uma pêra na primavera ou no outono

Esta pergunta é feita por todos que decidiram plantar uma pera em sua área. Existem muitas razões para o plantio da primavera e do outono, mas para os jardineiros de regiões onde a temperatura média do inverno é de -23 a -34 ° C, apenas um será significativo - as árvores plantadas no outono serão mais resistentes ao inverno no futuro. A única condição para o sucesso do plantio de uma pêra no outono, como qualquer árvore frutífera, é que esse plantio seja realizado um mês antes do início da geada - até meados de outubro.

Se o jardineiro escolher um plantio de uma pêra na primavera, nesse caso, a condição da muda se torna o critério - ela deve estar completamente adormecida. A taxa de sobrevivência de uma muda que já começou a crescer é muito menor do que a de uma que dorme. A pêra começa a crescer a uma temperatura de 5 ° C. Portanto, em regiões com clima mais frio (Bielorrússia, Rússia Central, Região de Moscou, Oblast de Leningrado, Urais e Sibéria), as lavagens devem ser concluídas até meados de abril e em regiões com clima mais quente (Ucrânia) até o final de março. Você só pode ser guiado pelas datas especificadas. Determinar especificamente a data de plantio de mudas é possível apenas com base nas condições climáticas de uma área específica.

Onde plantar uma pêra

Ao escolher um local de plantio, é necessário considerar que, para seu crescimento e frutificação bem-sucedidos, é necessário:

  • Boa iluminação - quando sombreada, o rendimento diminui e o sabor da fruta se deteriora.
  • Um local ventilado, mas protegido dos ventos do norte - mesmo em locais com uma ligeira diminuição, a estagnação do ar leva à morte de gemas por geadas de retorno e danos a doenças fúngicas durante chuvas prolongadas.
  • Os solos são facilmente úmidos e respiráveis ​​com acidez fraca ou neutra. Os lamas ou arenitos pododólicos de grama são os mais adequados.
  • A água subterrânea deve estar a pelo menos 3 m da superfície. Com uma ocorrência mais próxima, eles fazem montes de terra com uma altura de meio metro de diâmetro arbitrário.

Como plantar uma pêra em um local com ocorrência próxima de água subterrânea

  • Área de alimentação suficiente - diferentes tipos de peras diferem entre si não apenas pelo período de maturação, mas também pelo poder de crescimento da árvore. Dependendo do tamanho das árvores adultas, elas precisam de uma área de alimentação diferente:
  1. vigoroso - 10x10 m;
  2. sredneroslym - 7x7 m;
  3. anão - 5x5 m;
  4. colunar - 2x2 m.
  • Polinização cruzada - 2-3 peras de outras variedades devem crescer no local ou nas imediações.

Bons e não tão vizinhos 3

Ao plantar qualquer planta, você precisa considerar quais vizinhos a cercarão. Na produção agrícola, existe algo como alelopatia. Essa é uma interação positiva e negativa de plantas localizadas próximas umas das outras.

A pêra também possui plantas que ajudam no desenvolvimento com seus produtos voláteis ou inibem o crescimento e se tornam provocadoras de doenças. Bons vizinhos incluem peras:

  • carvalho;
  • bordo;
  • álamo preto;
  • tansy.

E plantas que afetam negativamente a pêra são:

  • nozes - nozes, manchu e preto;
  • acácia;
  • castanha;
  • faia;
  • cinza de montanha (ela tem as mesmas doenças com uma pêra);
  • coníferas escuras (abeto, abeto, cedro);
  • frutas de caroço (cereja, ameixa, damasco, pêssego);
  • zimbros (especialmente cossacos);
  • bérberis;
  • viburno;
  • lilás;
  • uma rosa;
  • jasmim (laranja simulado);
  • groselha dourada;
  • grama de trigo.

Se o capim de trigo não for suficiente para permitir que as peras entrem no círculo próximo ao tronco, as árvores e arbustos que o afetam negativamente não devem estar a menos de cinquenta ou cem metros. O cossaco de zimbro pode se tornar uma fonte de doenças fúngicas como a ferrugem.

A ferrugem da pêra é uma doença que pode ser infectada pelo zimbro.

Esta doença pode levar não apenas a rendimentos mais baixos, mas também à morte de peras.

Como plantar uma pera: vídeo

Em todas as regiões em que o clima permite cultivar peras, elas são plantadas da mesma maneira. Tendo escolhido um lugar e vizinhos para uma pêra, eles preparam um poço de aterrissagem.

Em todas as regiões em que o clima permite cultivar peras, elas são plantadas da mesma maneira.

Se as mudas forem plantadas no outono, o poço será preparado na primavera ou no verão, mas no máximo três semanas antes do plantio. Para o plantio da primavera, um local para uma muda é preparado no outono anterior. Prepare um local para a primavera e o outono para plantar peras da mesma maneira, apenas em épocas diferentes. Um poço é feito com um diâmetro de 70 cm e uma profundidade de 1 m.

Tamanhos do poço de plantação de pera

A camada superior e fértil do solo é colocada em uma direção e o restante da terra na outra. Se houver solo arenoso, uma camada de argila com pelo menos 10 cm de espessura é colocada no fundo do poço para reter a umidade nas raízes. Em solos mais pesados, isso não é necessário. Em seguida, composto ou húmus é derramado no poço. A espessura desta camada é de 20 cm e o solo fértil retirado anteriormente é misturado com fertilizantes minerais. Adicionam-se ao solo 100 g ou 60 g de superfosfato e 30 g de sal de potássio. Esta mistura é devolvida ao poço. Eles o enchem de solo infértil de cima, dirigem em uma estaca, de modo que ele se ergue pelo menos 75 cm acima do solo e é deixado até o plantio. Se o solo no local for muito pesado, dois baldes de areia grossa serão adicionados ao solo infértil.

O suporte de mudas de pera é acionado no centro do poço de plantio.

Quando chega a hora de plantar uma pêra, o solo no poço preparado é ajuntado para formar um monte no meio, e a largura do recesso permite que a muda seja colocada sem dobras.

Esquema de plantio de mudas de pera

A muda é abaixada no buraco, endireita as raízes e adormece com a terra. O pescoço da raiz deve sobressair 3-5 cm do chão.

O colo da raiz de uma muda de pêra deve sobressair 3-5 cm do chão

Se a muda for enxertada, o local da enxertia, com esta colocação da muda, será 10 a 15 cm acima do nível do solo.

O local da vacinação deve estar 10-15 cm acima do nível do solo

Apenas peras anãs que são vacinadas com marmelo são colocadas para que o chão cubra o local da vacinação. O marmelo é uma planta do sul e, mergulhando no solo, parte da muda que permanece dela protege a muda inteira do congelamento.

Depois de preencher o buraco até o topo, a terra é compactada.

Depois de preencher o buraco até o topo, a terra é compactada

Um rolo de terra é formado ao longo da borda do poço de aterrissagem. E regada com dois baldes de água não fria.

Mudas de pêra não são regadas com água fria

A árvore plantada é amarrada a uma estaca montada no lado norte da pêra em dois lugares, para que seu tronco cresça verticalmente.

Amarro uma muda de pêra em dois lugares

Depois que a água é absorvida, o círculo do tronco é coberto - eles são cobertos com 5-6 cm com uma camada de turfa, húmus, serragem ou palha.

Após a rega, o círculo de mudas de pera é coberto

Quando comprar mudas

Jardineiros pouco experientes preferem plantar árvores frutíferas na primavera, embora no outono haja mais opções de mudas e essas árvores sejam mais viáveis.

Nos viveiros, as mudas para implementação com um sistema de raiz aberta são desenterradas no outono. Na primavera, você pode comprar mudas que não foram vendidas no ano passado. Nas fazendas que cultivam mudas, existem muitas árvores e é difícil prestar atenção a cada uma delas. Se um morador de verão adquire mudas no outono, é muito mais fácil manter várias árvores sem danos até a primavera.

Peras compradas no outono para o plantio de primavera são simples o suficiente para manter. Para fazer isso, eles são instilados na área em que planejam crescer no próximo ano. Trabalho de escavação extra pode ser evitado se você usar um poço preparado para o plantio de uma pêra para armazenar as mudas, mas ainda não coberto com o solo preparado. A parede norte deste poço deve ser verticalizada e a parede sul inclinada de 30 a 45 °.

Esquema de postura nas mudas de peras prikop

Antes de colocar as mudas no prikop, elas são embebidas em água por 5-6 horas. Estimulantes ou fertilizantes não são adicionados à água. Nas árvores retiradas da água, inspecione as raízes e remova todas as danificadas. Coloque as mudas em uma parede inclinada para que as raízes fiquem voltadas para o norte e os galhos estejam acima do nível do solo. Polvilhe as raízes com uma camada de solo preparado 20 cm. Tente deixar o mínimo de vazios possível no solo que cobre as raízes. Ele é regado e, depois de absorvido, é polvilhado com terra seca, com uma camada de 5 a 6 cm, e não fazem mais nada até a primeira geada. Quando a temperatura do ar à noite é ajustada abaixo de 0 °, o buraco é completamente preenchido. Um pequeno monte acima dele desviará parte da água derretida do prikop.

Os galhos de mudas que se projetam do chão são deslocados com recortes de framboesas ou outras plantas espinhosas para protegê-los dos roedores. É impossível cobrir a vala com qualquer material de cobertura. É melhor derramar neve lá várias vezes durante o inverno. Sob o isolamento, a planta acorda antes de ser plantada. Preservadas dessa maneira, as mudas brotam bem e criam raízes rapidamente.

Propagação de pêra

A pêra, como a maioria das plantas, é propagada de duas maneiras - vegetativa e semente. Existem vários métodos de propagação vegetativa:

  • estacas lenhosas e verdes;
  • estratificação;
  • tiro de raiz.

Propagação de pêra por estacas

As estacas são usadas para vacinação ou enraizamento. Inocule estacas em uma pêra de outra variedade, caça selvagem, uma muda cultivada a partir de uma semente ou outra árvore da família de uma semente de pome (maçã, marmelo). Para o enraizamento, as estacas lenhosas são colhidas em março-abril, quando começa o movimento de sucos em uma pêra, e as estacas verdes são colhidas em junho-julho, a essa altura o crescimento dos galhos do ano atual estará bem formado. A seção inferior das estacas colhidas é tratada com estimulantes da formação radicular e plantada em caixas ou canteiros com solo nutriente. Essas plantações são cobertas com uma película plástica ou recipientes transparentes, para criar um microclima favorável à formação de raízes nas estacas. Após 3-4 meses, as raízes se formam sobre eles; após 6 meses, são obtidas mudas, que já podem ser plantadas em local permanente no local. O plantio é realizado da mesma maneira que as mudas adquiridas. Mudas de nem todas as variedades de peras criam raízes bem. Os jardineiros determinaram que, para isso, é melhor tomar mudas de variedades de peras:

  • Memória de Zhegalov;
  • Efimova vestido;
  • Lada;
  • Outono Yakovleva;
  • Moscovita.

Vídeo sobre estacas de enraizamento

Propagação de pêra por camadas

Usando camadas, também são obtidas mudas com seu próprio sistema radicular. As camadas são feitas de duas maneiras:

  • dobrar galhos no chão;

Para propagação de peras por camadas, os galhos inferiores são dobrados no chão

  • camadas de ar.

Propagação de pêras variadas por camadas de ar

Para que as raízes se formem no galho:

  1. Na parte lenhosa do galho, logo abaixo do crescimento do ano atual, remova o anel da casca com 1 a 1,5 cm de largura.
  2. Lubrifique a área do ramo, liberada da casca com um medicamento que estimula o crescimento radicular.
  3. Prenda a filial com um grampo de arame no chão.
  4. Anexe a extremidade crescente do ramo ao suporte vertical.

Uma muda obtida ao colocar um galho no chão é deixada não separada do galho até o próximo ano. Na primavera, com uma faca afiada ou tesouras de podar, é separado do galho e plantado em um local regular da maneira usual.

Dobrar galhos no chão nem sempre é conveniente. Então eles formam camadas de ar - o solo nutriente ou esfagno é fixado em um galho em um saco plástico. Todas as operações na ramificação são executadas da mesma maneira que no caso anterior e, em seguida:

  1. Coloque um galho cortado no fundo do saco plástico e prenda com arame ou fita adesiva abaixo da casca cortada.
  2. Encha o saco com solo umedecido ou esfagno.
  3. Fixe a borda superior do saco a 10 cm do local onde a casca foi cortada.
  4. Anexe a extremidade crescente do ramo ao suporte vertical.

As mudas obtidas do leito aéreo são separadas do galho quando as raízes se tornam visíveis na sacola ou no outono no início do outono. Nas regiões sul, essas mudas podem ser identificadas imediatamente em um local permanente. Em regiões com invernos rigorosos, as mudas são desenterradas ou plantadas em uma panela e armazenadas no porão até a primavera, regando periodicamente.

Vídeo de propagação em camadas

Propagação de pera por parte das raízes

Peras varietais podem dar brotos de raiz - brotos finos brotam das raízes no círculo próximo ao tronco ou não muito longe dele. O uso da raiz para propagação da variedade só é possível se for obtido de uma árvore com raiz própria e não enxertado. Usando a raiz de uma árvore enxertada, uma muda é obtida com as características de um estoque, ou seja, uma árvore na qual uma variedade de pera amada foi enxertada.

Rebento da raiz de uma pêra varietal

A raiz de uma pêra varietal é cuidadosamente desenterrada para não danificar as raízes fibrosas (finas). Uma parte da raiz com uma parte jovem é separada e transplantada para um local permanente, preparada da mesma maneira que para uma muda comum. No futuro, a partir desta muda crescerá uma árvore que repete todas as características da mãe.

Propagação de sementes de pêra

A pêra é propagada por sementes muito raramente. Para obter uma planta idêntica à dos pais, você precisa ter certeza absoluta de que a polinização com peras de outras variedades ou animais selvagens não ocorreu. Isso é muito difícil de conseguir. Os insetos provocam em si mesmos o pólen de outras plantas por vários quilômetros. Geralmente propagado por peras de sementes, que servirão como estoque para plantas varietais.

Quando e como transplantar uma pêra

A pera é transplantada no início da primavera ou no final do outono, ao mesmo tempo indicado para o plantio de mudas. Um novo furo para a árvore é preparado da mesma maneira descrita anteriormente neste artigo. A idade da pêra que eles querem transplantar não deve exceder quinze anos. Se foi plantada com uma muda de dois anos de idade, no local não cresceu mais de 13 anos. Quanto mais velha a árvore, mais difícil é criar raízes em um novo local. Mais fácil tolerar esse procedimento é de 3 a 5 anos.

A coisa mais difícil no replantio de árvores é desenterrá-las corretamente. A que distância do tronco para cavar é determinado pela projeção da coroa ou calculado com base no tamanho do tronco. O cálculo é o seguinte: a circunferência do tronco é multiplicada por 2 e seu diâmetro é adicionado, ou seja, se Ø 5 cm, a circunferência do tronco será 15 cm. Portanto, a distância em que a pêra é cavada é: 15x2 + 5 = 35 cm. , ao longo de seu contorno externo, cavam uma vala com 50 cm de largura e 45-60 cm de profundidade.

Cavar corretamente uma pêra para transplante

Um pedaço de terra com raízes é formado na forma de um cone. Esse caroço pesa cerca de 50 kg.

Um pedaço de terra com as raízes da pêra transplantada é formado em um cone

Se houver uma possibilidade (dois homens fortes), de um lado da trincheira espalhe uma estopa, incline a árvore para que o pedaço de barro fique sobre o tecido e remova-o do poço.

Dois homens fortes podem tirar uma pêra de um buraco com um pedaço de terra

Transferido para um novo local de pouso e baixado no buraco preparado.

Uma pêra com um pedaço de terra está sendo transferida para uma nova residência

A demissão não pode ser removida - em um ano ela se deteriorará e não interferirá no desenvolvimento das raízes.

Saque a partir das raízes da pêra transplantada não pode ser removido

Um transplante de árvore com um sistema radicular fechado garante a sobrevivência da pera em um novo local.

Se não houver como remover a árvore do solo, suas raízes serão suavemente arrancadas ou o solo será lavado com água da mangueira.

Um pedaço pesado de terra nas raízes de uma pêra é corroído com água de uma mangueira

Saia do poço.

Mais fácil de transportar uma pêra cujas raízes são libertadas do solo

Transferido para um poço preparado com antecedência em um novo local. As raízes são colocadas sem vincos e dobradas.

Transplante de pêra de raiz de raiz aberta

Eles a enchem de terra, compactam e regam a terra, formando um círculo próximo ao tronco.

Árvores com raízes abertas criam raízes mais difíceis. O crescimento e a produtividade da copa no primeiro ano após o transplante serão pequenos, mas no futuro a árvore crescerá e dará frutos normalmente.

Todas as operações de plantação de peras são fáceis de realizar. O principal é escolher o lugar certo para a árvore, considerando os arbustos e árvores que já estão crescendo. Um cuidado mais cuidadoso e a aderência à tecnologia agrícola desta árvore frutífera permitirão ao jardineiro desfrutar dos frutos de seu trabalho por muitos anos.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: PÉ DE PÊRA NO VASO - PLANTE UMA ÁRVORE (Novembro 2024).