Morangos, sem dúvida, é um favorito universal. Esta fruta saborosa e saudável aparece pela primeira vez em nossas camas como um prenúncio de verão. Mas muitos problemas com os morangos: ela é muito mal-humorada e exige sair. É preciso muita experiência para cultivá-lo com sucesso todos os anos. O cultivo de qualquer cultura começa com o plantio. Muitos problemas podem ser evitados plantando morangos no outono.
Os benefícios de plantar morangos no outono
Tradicionalmente, os morangos eram plantados no início da primavera. A terra já se aqueceu a uma profundidade suficiente e secou, um verão quente está chegando e as mudas jovens criarão raízes facilmente. Mas acontece que o pouso no outono também é muito promissor. Além disso, possui várias vantagens em relação à primavera:
- Os morangos plantados no outono renderão o próximo verão. As mudas de plantio de primavera geralmente não formam bagas no mesmo ano.
- No outono, o jardineiro tem muito mais tempo livre do que na primavera. Quase toda a colheita de outras culturas de jardim já foi colhida, você pode fazer morangos. Além disso, já existe muito material de plantio.
- Os morangos plantados no outono exigirão menos manutenção.
- O calor e a umidade do outono permitirão que os arbustos jovens se enraízem e se enraízem no chão, a fim de subsequentemente passar o inverno.
Escolhendo a melhor hora para pousar
Você pode determinar a data do desembarque, com base no clima da sua região. Em geral, existem três termos:
- O plantio no início do outono dura de meados de agosto a meados de setembro.
- Meados do outono - de meados de setembro a meados de outubro.
- O plantio no final do outono é realizado um mês antes do início da geada.
Quase todas as variedades de morangos dão bigode de junho a julho. O mais tardar, em agosto, o enraizamento ocorre e, em setembro e outubro, brotam brotos. Portanto, as plantações no início e no meio do outono são consideradas as mais favoráveis para obter grandes rendimentos.
Se você planeja propagar a planta por meio de bigode, é melhor plantá-la de 20 de agosto a 15 de setembro. Com um plantio posterior, os arbustos podem sofrer geadas, sem tempo para ficarem mais fortes. Mesmo um revestimento de filme não economiza, e mais cultivo será difícil.
O calendário lunar do jardineiro o ajudará a escolher o melhor dia para plantar. Não se esqueça que os canteiros de morangos exigem atualizações regulares a cada 3-4 anos. Para altos rendimentos, o transplante deve ser gradual. Tente atualizar uma cama a cada ano, e as frutas irão deliciar-se com a quantidade e a aparência.
Além disso, é necessário mudar de tempos em tempos locais para canteiros de morango. É melhor escolher o solo em que cresceram:
- rabanete;
- beterraba;
- cenouras;
- alho
- cebolas;
- verduras (endro, aipo, salada, salsa).
Áreas não recomendadas nas quais cresceram anteriormente:
- batatas
- repolho;
- berinjela;
- pepinos
- pimenta.
Os morangos são muito suscetíveis a doenças virais características dessas culturas.
Regras de plantio de outono
Para que as mudas jovens provavelmente se enraízem e dêem uma colheita estável no futuro, elas precisam ser plantadas de acordo com certas regras.
Preparamos um lugar para as camas
Embora o morango seja temperamental, ele não impõe requisitos especiais ao solo. A cultura crescerá no solo de quase qualquer tipo, mas com uma ressalva: a baga fornece altos rendimentos em solo preto, argiloso e argiloso. Turfa, solo podzólico, argila e solo arenoso, pelo contrário, reduzirá significativamente a produtividade. E nas zonas úmidas, a cultura não vai crescer.
Antes de plantar arbustos, realize trabalhos para melhorar a composição do solo. Se o local tiver solo argiloso pesado, a introdução de uma pequena quantidade de húmus, estrume e turfa ajudará, o que melhorará significativamente a aeração.
Um bom efeito no solo é o cultivo de adubo verde. Semeie nos locais onde planeja fazer camas com morangos, tremoços ou mostarda. Quando crescem, cortam a grama e enganam, misturando-se com o solo. Então você terá várias vantagens:
- o solo é enriquecido com nitrogênio, você precisa de menos fertilizante;
- controle significativo de plantas daninhas;
- ataques de pragas são evitados - eles têm medo de mostarda e tremoço.
Se você não tiver tempo suficiente para cultivar adubo verde, aplique no solo uma mistura das seguintes substâncias imediatamente antes do plantio (por 1 m2 camas):
- 100 g de superfosfato;
- 60 g de sal de potássio;
- 7 kg de húmus.
Os morangos têm muito pouca resistência a pragas. Nemátodos de morango, o besouro de batata do Colorado e a minhoca gostavam especialmente dele como deleite. Verifique o local sob as camas quanto à presença de larvas de insetos no solo. Se você encontrar, derrame o solo com água e amônia e remova as ervas daninhas dos canteiros.
A luz solar é um pré-requisito para um crescimento saudável e rápido dos morangos, portanto, uma boa luz é importante para o local. Também é necessário fornecer à planta um meio nutritivo; para isso, adicione adubo ao solo.
Seleção e preparação de material de plantio
Sem boas mudas, o cultivo bem-sucedido de morango não é possível. No outono, a escolha certa de mudas é especialmente importante.
Escolha buchas com um diâmetro de raiz de pelo menos 6 mm. A parte aérea de uma muda de qualidade deve ter 3-5 folhas formadas, e o sistema radicular fibroso deve consistir em processos brancos suculentos com mais de 7 cm.
Se você comprou mudas no mercado ou pediu a seus vizinhos, tente plantá-las em um local permanente imediatamente. Em casos extremos, coloque as mudas em solo úmido e solto à sombra. Você também pode embrulhar as raízes com musgo umedecido e colocar temporariamente as mudas em um local fresco.
Se você mesmo cultivou arbustos a partir de sementes, deixe as mudas na sombra por vários dias. Antes de plantar, abaixe as raízes por 10 minutos em um purê de argila para protegê-las do ressecamento e aumentar a taxa de sobrevivência em uma nova área.
Plantio de mudas
Para não cometer erros ao plantar arbustos, siga estas recomendações:
- Plante mudas em solo bem úmido. É melhor escolher uma noite de dia nublado para este evento. Mantenha as mudas à sombra durante o plantio.
- Encurte as raízes com mais de 10 cm. O comprimento ideal é 7 cm. Você também precisa remover folhas secas ou danificadas.
- Antes de plantar, regue cuidadosamente as mudas ou deixe por uma hora no bioestimulador de crescimento. Recomenda-se manter os arbustos na infusão de alho, isso ajudará a aumentar a resistência dos morangos às pragas.
- Faça furos na cama a uma profundidade de 15 cm e um diâmetro de cerca de 20 cm. Observe uma distância de 30 a 50 cm entre eles.O espaçamento ideal entre fileiras é de cerca de 40 cm.
- No solo extraído dos buracos, adicione 2 xícaras de estrume podre e 1 balde de composto, misture bem. Polvilhe a composição resultante com montes dentro dos orifícios.
- Coloque 1 arbusto em cada monte para que o ponto de crescimento das mudas fique no nível da superfície do canteiro. Gentilmente espalhe as raízes.
- Encha o arbusto de morango com terra, apoiando-o suavemente em uma posição estritamente vertical, despeje-o com água assentada. Polvilhe a parte superior do buraco com terra, ou com um húmus ainda melhor - isso reduzirá a secagem do solo.
- Depois de plantar todos os arbustos, solte a terra no jardim. Assim, a água fluirá facilmente e sem obstáculos para o sistema radicular.
Vídeo: plantando morangos no outono
Como propagar um morango com bigode
Um método muito popular de propagação de morangos é o cultivo de mudas a partir do chamado bigode. É feito assim:
- Quando a planta dá frutos, observe os arbustos mais produtivos, cujas bagas são especialmente grandes e bonitas. É desejável que esses arbustos sejam anuais, com no máximo dois anos de idade.
- Selecione as maiores rosetas que crescem a partir desses arbustos. Plante-os no solo, adicionando um pouco de solo nutritivo e prenda-os. Remova os brotos de bigode que conectam as saídas à bucha-mãe. Também se livrar do bigode de segunda e terceira ordem.
- Em julho, 4-6 folhas crescidas serão desenvolvidas na saída plantada. Agora retire o bigode restante e plante os arbustos jovens em um local permanente, sem destruir o caroço nas raízes e despeje sobre a água assentada.
Vídeo: segredos da criação de morangos
Transplante de outono
Se é hora de transplantar os morangos para um novo local, não é necessário esperar a primavera. A planta tolera o transplante bem no outono; além disso, será mais fácil escolher um local adequado para o jardim após a colheita de outras culturas.
O transplante em si é muito útil para os morangos: rejuvenesce os arbustos e alivia a planta dos patógenos característicos da cultura de doenças que se acumularam no solo.
Os especialistas recomendam alterar o lote de morangos a partir do final de agosto e durante setembro. Nesse momento, a planta não dá mais frutos e termina sua estação de crescimento, a terra é bem aquecida pelo sol e úmida e o ar é fresco. Até que resfriados reais cheguem, os morangos criam raízes, crescem novas folhas e ficam mais fortes antes do inverno.
Não plante arbustos velhos em um novo local. Para isso, tire apenas arbustos e mudas anuais com no máximo dois anos de idade das camadas de bigode. Com brotos de dois anos, você obterá a colheita no próximo ano.
Coloque os arbustos em um sulco ou buraco, cheio de água, da mesma maneira que no plantio. Espalhe as raízes com cuidado, polvilhe com o solo e pressione levemente ao redor do arbusto. Cobrir a cama com uma camada de húmus ou turfa.
Características do cultivo em agrofibra
Agora, muitos jardineiros e jardineiros usam fibra de fibra no cultivo. Este material já se estabeleceu como um excelente assistente no jardim. Cada vez mais, o material de cobertura também é usado no cultivo de morangos, porque permite que você colha bagas mais cedo do que o habitual.
Agrofibre tem várias vantagens óbvias:
- a estrutura densa do material impede que as ervas daninhas germinem;
- os micro-orifícios entre as fibras passam perfeitamente o ar e a umidade nas quantidades certas;
- a temperatura do solo em um leito coberto é vários graus mais alta do que na área circundante;
- as bagas são protegidas do contato com o solo, permanecendo limpas, não apodrecem e praticamente não colocam em risco a doença.
Assim, os morangos cultivados com agrofibras requerem cuidados mínimos: você só precisa garantir a rega oportuna.
Assim que a neve derreter, cubra os arbustos com agrofibra. Portanto, você protege os brotos do despertar contra correntes de ar e geadas frequentes durante esse período. O material criará e manterá em si a temperatura ideal para o crescimento e desenvolvimento da planta. Assim que o tempo melhorar e as ameaças de geada passarem, remova a tela.
Ao cultivar morangos em túneis de agrofibra, você pode colher 2 semanas mais cedo do que geralmente amadurece. Só é necessário erguer uma estufa comum em arcos sobre um canteiro de morangos.
- Instale vários arcos de arame com cerca de 6 mm de espessura ao longo da cama, a uma distância de 1 m um do outro.
- Afine-os de 25 a 30 cm no chão, prenda a parte superior com tiras que não permitirão que a estrutura caia.
- Cubra com agrofibra e cave a tela de um lado da estufa com terra para consertá-la. O outro lado pode simplesmente ser pressionado com várias pedras para afastar convenientemente o material para ventilação.
- Com bom tempo, abra a fibra de fibra todos os dias por 15 a 30 minutos e, quando o calor estiver completamente estabelecido, remova o material completamente. Quando os morangos florescem, você pode cobrir a cama novamente e garantir que seja ventilada regularmente.
Observe que a largura padrão dos panos de microfibra é de 1,6 m ou 3,2 m. Você precisará fazer uma cama para morangos, considerando esses parâmetros. Em um caso extremo, você pode conectar várias faixas de tela, mas lembre-se de que não precisa fazer isso de ponta a ponta, mas se sobrepõe. Nesse caso, a abordagem deve ser de pelo menos 20 cm.
Leia mais sobre o método em nosso artigo: Plantando morangos em agrofibras e colocando irrigação por gotejamento.
O plantio de morangos no outono com agrofibra é o seguinte:
- Durante o plantio de morangos no outono com agrofibra, prepare a cama da maneira usual, apenas afrouxe o solo o mais fundo possível, porque você não precisa cavar este local por 3-4 anos. Os fertilizantes orgânicos e minerais devem ser feitos com antecedência, porque as raízes do morango não gostam de se vestir durante o plantio.
- Faça vários grampos de cabelo com o fio para fixar a fibra de fibra no solo. Coloque a tela em cima da cama do jardim, prenda-a com pregos ao redor do perímetro. Se várias tiras forem usadas, posicione os pernos ao longo da linha de conexão. Além disso, você pode fixar o material ao longo das bordas com algo pesado: tábuas, tijolos, barras de reforço e outros meios improvisados.
- Em agrofibra, faça marcas de giz nos locais onde os arbustos serão localizados. Observe a distância entre eles, como no padrão de aterrissagem usual. Nas marcas, faça cortes cruzados com uma faca, cruze os cantos resultantes para fora.
- Faça furos sob os cortes, plante morangos neles da maneira usual. Dobre os cantos da agrofibra nos orifícios, encha o chão até o topo dos orifícios. Regue cada arbusto.
Vídeo: plantando morangos no outono sob agrofibra
Cuidados com a morango
Quando o plantio de morango estiver concluído, você deverá prestar esse cuidado, graças ao qual o sistema radicular se desenvolverá e ficará forte o suficiente para nutrir os arbustos no inverno. Como os fertilizantes na quantidade necessária foram aplicados antes do plantio, o próximo adubo deverá ser feito apenas no terceiro ou quarto ano.
Como regar
Imediatamente após o plantio, uma planta em campo aberto precisa ser regada 2-3 vezes por semana. Depois de algumas semanas, os arbustos vão se enraizar, a rega pode ser reduzida controlando que o solo esteja constantemente úmido e bem solto. Regue os morangos pela manhã usando água fria e regular. Despeje para que não caia nas folhas; melhor levar um regador para isso.
Controle de Pragas e Doenças
Sob o abrigo de agrofibras ou outro material similar, os morangos não têm medo das adversidades, mas em campo aberto é outra questão. É muito importante se livrar das pragas durante o inverno no solo superficial. Eles podem danificar o sistema radicular durante o inverno ou se tornar ativo no início da primavera, quando os arbustos crescem.
- Em 10 l de água aquecida a 30 ° C, dissolva 3 colheres de sopa. eu karbofosa.
- Com este líquido, processe a cama com morangos, afrouxando previamente a terra ao redor dos arbustos com 6-8 cm de profundidade.
- Cubra a cama tratada com um filme e deixe por 3 horas.
Para evitar o desenvolvimento de doenças, borrife os canteiros de morango com 2% de líquido Bordeaux ou uma solução de 10 litros de água e 1 colher de sopa. eu oxicloreto de cobre.
No combate às pragas e infecções fúngicas dos morangos, a composição dos seguintes ingredientes mostrou-se muito bem:
- 10 litros de água morna;
- 2 colheres de sopa de cinza de madeira;
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal refratado;
- 2 colheres de sopa de vinagre;
- 2 xícaras de sabão líquido.
Misture bem todas as substâncias até obter uma consistência homogênea e processe completamente o jardim de morangos. Ao mesmo tempo, umedeça não apenas o solo ao redor dos arbustos e debaixo deles, mas também as folhas da planta.
Poda
Imediatamente após o plantio ou transplante, as mudas de morango não precisam de poda. Pelo contrário, quanto mais novas folhas crescerem na saída, melhor. Mas o bigode que aparece deve ser removido. Agora a planta deve gastar todos os nutrientes para construir o sistema radicular. Portanto, interrompa os processos na base deles assim que você os notar. O mesmo se aplica aos pedúnculos.
Preparações de inverno
Antes do início do tempo frio, você precisa cuidar da preparação para o fato de que o inverno pode ser pouca neve. Para começar, faça uma cobertura adicional do solo na cama. Jardineiros experientes recomendam tomar agulhas para isso, o que afugenta as pragas e protege contra doenças.
Então você precisa fornecer morangos com abrigo para segurar a neve e evitar o gelo. Tais materiais são adequados:
- palha
- folhagem seca
- lapnik,
- turfa
- caules de plantas grandes (milho, girassol),
- serragem.
A camada protetora deve ter mais de 5 cm de espessura. Com o início da primavera, você precisa remover a cobertura morta do jardim.
Vídeo: maneiras de mulch camas
O plantio de morangos no outono é um assunto simples e até útil. Se você abordar cuidadosamente esse evento e seguir rigorosamente as recomendações, poderá aumentar significativamente o rendimento dessa maravilhosa baga. Compartilhe nos comentários sua experiência de plantar morangos no outono ou faça perguntas sobre este tópico. Boa sorte e uma boa colheita!