Como alimentar framboesas na primavera: nitrogênio, nutrição mineral e orgânica

Pin
Send
Share
Send

Todos os seres vivos da natureza crescem e se desenvolvem se encontrarem nutrição suficiente para isso. Nas framboesas, como em qualquer planta, as raízes têm crescimento limitado. Eles trançam um torrão de terra com uma profundidade de 30 a 50 cm e um diâmetro de 1-2 m. O arbusto de framboesa retira todos os nutrientes desse volume nos primeiros 2 anos após o plantio. Então, ano após ano, sem fertilizar, começa a enfraquecer e a produtividade diminui. Freqüentemente, as framboesas dão brotos longe do arbusto-mãe para poder crescer em uma área mais fértil. O primeiro curativo de mola é especialmente importante quando os brotos ganham força e se preparam para a frutificação.

Sobre a necessidade de alimentar framboesas na primavera

A primavera para as plantas é o período do início da estação de crescimento. Os botões se abrem, folhas e galhos jovens aparecem deles. Da terra crescem brotos de substituição. Muitas pessoas os tratam com desdém, eles chamam de brotos, mas é nelas que as bagas crescerão no próximo ano, e no caso das framboesas remont, neste verão e outono. Na natureza, tudo está interconectado: o rendimento dos arbustos depende diretamente da qualidade dos rebentos. Quanto mais fortes eles são, melhor resistem a doenças e pragas, mais botões de flores se formarão sobre eles, muitos frutos serão amarrados e amadurecerão.

Sem uma boa nutrição, um arbusto de framboesa nunca produzirá tantas frutas.

Onde as framboesas podem ter força para desenvolver brotos fortes e saudáveis? Durante 2-3 anos após o plantio, ela gastou todos os fertilizantes que você colocou no buraco ou no poço de aterrissagem. Agora os arbustos bombeiam apenas água e migalhas miseráveis ​​de comida da terra, que acidentalmente caíram nas raízes. Pode ser folhas velhas e podres, limpas e podres, ervas daninhas, etc. Mas isso não é suficiente!

As framboesas devem ser alimentadas na primavera. Fertilizantes de nitrogênio e cobertura são especialmente importantes neste momento. É o nitrogênio que contribui para o cumprimento da tarefa principal no início de cada nova estação - um bom aumento na massa verde. Obviamente, também são necessários outros macro e microelementos, mas até agora em quantidades menores. Prevalecerão no vestir do verão, durante a brotação e a floração, bem como no outono, em preparação para o inverno.

Para fazer os brotos de framboesa cobertos com verduras exuberantes, você precisa adicionar um molho de nitrogênio

Quando aplicar o curativo de nitrogênio

O nitrogênio é um elemento muito necessário, mas também insidioso: pode acumular-se nas plantas e em seus frutos, levando à faturação de brotações. Se as framboesas forem superalimentadas, os brotos crescerão espessos, cobertos com folhas grandes e suculentas, mas podem não florescer ou dar um pouco de baga. Portanto, o curativo com nitrogênio deve ser administrado apenas uma vez, sem exceder a dose. O período de sua aplicação é prolongado: desde o momento em que a neve derrete e até as folhas completamente abertas. Na faixa do meio - estamos em abril e em maio.

Vídeo: cuidados com a framboesa no início da primavera

Em solo argiloso e arenoso, as plantas se desenvolvem pior, de modo que você pode fazer duas fertilizações nitrogenadas com um intervalo de 2 semanas. Concentre-se no estado de framboesas. Se, após a primeira alimentação, as folhas ficarem verdes e suculentas, os brotos fortes, então você não precisará alimentar mais.

Existem recomendações: espalhe fertilizantes minerais na neve derretida. Eles naturalmente se dissolvem e vão para as raízes. É melhor fazer isso quando há poças sob as framboesas, e a neve permanece como pequenas ilhas. Se a terra inteira ainda estiver coberta de neve e você espalhar adubo por cima, os grânulos se dissolverão na camada superior do degelo, mas os alimentos não passarão pelas raízes através da neve e do gelo. A umidade evapora, o nitrogênio liberado pelos grânulos evapora. Seus trabalhos serão em vão, as framboesas ficarão sem comida.

O primeiro curativo pode ser feito com neve derretida, mas nem todo jardineiro poderá chegar ao local no momento

É mais seguro alimentar-se, quando o solo derrete, as framboesas acordam e começam a produzir folhas. As raízes nesse momento já absorvem ativamente a umidade e podem absorver fertilizantes. Se você tem framboesas remontantes e cortou todos os brotos no outono, fertilize quando o solo esquentar e secar. Você pode fertilizar mais tarde - antes que os botões apareçam, mas quanto mais cedo você alimentar, mais framboesas terão tempo para responder a elas com o crescimento ativo dos arbustos.

Adubo de primavera para framboesas

Existem muitos fertilizantes contendo nitrogênio, mas eles podem ser combinados em três grupos: mineral, orgânico e organomineral. Você deve escolher uma coisa que seja acessível e aceitável para você, e não derramar e derramar sob framboesas tudo o que encontrar ou aconselhar. Lembre-se da regra principal: é melhor subalimentar do que superalimentar. Devido ao excesso de fertilizantes, uma alta concentração de sais se acumulará na terra, eles podem queimar as raízes, as folhas começarão a secar e se desfazer. E esta framboesa é completamente inútil.

Alimentando framboesas com fertilizantes minerais

Os fertilizantes mais comuns que contêm nitrogênio são uréia (uréia) e nitrato de amônio. Existe também o nitroammofosk, que contém três macronutrientes em proporções iguais ao mesmo tempo: nitrogênio, fósforo e potássio. Se você conseguir, a dose de fósforo e potássio no verão e no outono terá que ser reduzida.

Uréia ou uréia - o fertilizante nitrogenado mais comum com um nome bem lembrado

Normas para aplicação de fertilizantes minerais nitrogenados por 1 m²:

  • ureia (ureia) - 15-20 g;
  • nitrato de amônio - 10-15 g;
  • nitroammofosk - 20-30 g.

Uma colher de sopa sem topo contém aproximadamente 10 g de fertilizante granular. Você precisa escolher apenas um desses três fertilizantes.

Na Internet, você pode encontrar diversos artigos sobre fertilizantes minerais com instruções. As taxas de aplicação em cada uma são diferentes: de 7 a 70 g / m². Eu não sei como isso é explicado. Aqui estão as doses indicadas nas embalagens de fertilizantes que comprei. Talvez os fabricantes estejam mudando as formulações e a uréia, produzida, por exemplo, em Moscou, seja diferente daquela fabricada e vendida em Krasnoyarsk. Portanto, certifique-se de seguir as instruções na embalagem e não na Internet. No caso de cobertura de nitrogênio, isso é muito importante.

Adubar de acordo com as instruções

Adubo mineral em solo úmido. Polvilhe uniformemente e afrouxe a uma profundidade de 5 cm para que os grânulos se misturem com o solo. Se a terra secou, ​​após a cobertura, não se esqueça de despejar framboesas. Grânulos secos não devem entrar em contato com as raízes. A opção ideal é aplicar fertilizante imediatamente antes da chuva ou fazer cobertura líquida:

  • Dissolver grânulos dos fertilizantes já mencionados na mesma proporção em 10 l de água;
  • espalhe a solução em 1 m²;
  • despeje água limpa por cima para que o nitrogênio chegue às raízes e não evapore da superfície.

Vídeo: aconselhamento profissional sobre os benefícios e usos dos fertilizantes minerais

Alimentos orgânicos para framboesas (sem química)

Se você não gosta de química, fertilize com produtos orgânicos. Este tipo de fertilizante inclui: composto, estrume podre, infusões de verbasco, estrume de cavalo, fezes de pássaros, somente ervas daninhas ou urtigas, além de adubo verde. A vantagem dos orgânicos em origem natural, permite cultivar framboesas sem química. Existem desvantagens. Em particular, não é possível determinar a dosagem exata. Mesmo o mesmo fertilizante, por exemplo, composto em diferentes hospedeiros difere em um conjunto de nutrientes e em sua concentração. Os orgânicos enriquecem a terra com potássio, fósforo e microelementos em diferentes proporções, mas acima de tudo, há nitrogênio nela. Com esses fertilizantes, além de fertilizantes minerais, as framboesas podem ser superalimentadas, causar engorda e queimar as raízes.

Uma concentração muito alta de fertilizantes nitrogenados pode causar queimaduras nas raízes, os arbustos secam

Ela mesma queimou todos os tomates com excrementos de pássaros. Eles mantinham galinhas, coletavam lixo, espalhavam como eu gostava e despejavam. Pensei: bem, que mal poderia causar com meus próprios produtos orgânicos. Ela viu o mal em algumas horas. As folhas dos tomates ficaram amarelas e depois secaram junto com os caules. Desde então, eu nem acredito nas instruções da embalagem. Primeiro, eu tento a infusão em ervas daninhas ou em uma planta. Se não houver queimaduras, eu alimento.

Existem normas testadas pelo tempo que os jardineiros criam com framboesas e obtêm um bom efeito. Novamente, você precisa escolher um fertilizante:

  • Húmus - esterco deitado no local por um ano ou mais. Polvilhe 1 balde por 1 m² e misture com o solo. O estrume fresco não é categoricamente adequado para esses fins. Na estação quente, apodrece, enquanto libera uma grande quantidade de calor, pode queimar raízes, além disso, atrai pragas que vivem no chão, por exemplo, um urso, rabo de cavalo etc.
  • Infusão de verbasco ou estrume de cavalo. Encha o balde 1/3 com produtos orgânicos, adicione água ao topo, cubra e leve à fermentação em local quente. Abra e mexa diariamente. Após 5-7 dias, espalhe a pasta com água 1:10 e despeje framboesas - 1 balde por 1 m².
  • A infusão de excrementos de aves é feita, como a anterior, mas dilui a massa fermentada 1:20. A taxa de rega é a mesma.
  • Infusão de plantas daninhas ou urtigas. Pegue apenas as partes suculentas das plantas, pique, encha o tanque com matérias-primas e encha com água. Coloque na fermentação, mexa ocasionalmente. Após 7 a 10 dias, dilua a massa com água 1: 5 e despeje framboesas com base em: um balde por metro quadrado.
  • Siderata geralmente pode libertá-lo da nutrição. Semear legumes nos corredores da primavera: tremoço, trevo, ervilha. Essas plantas são capazes de atrair nitrogênio para as camadas superiores do solo, e a introdução de sua massa verde no solo é equiparada a fertilizantes por húmus ou estrume. Quando os botões aparecerem na siderata, corte-os e coloque-os nos corredores. Eles começarão a decair e enriquecer a terra com fertilizantes de macro e micronutrientes.

Lembre-se de mais uma regra: depois de aplicar qualquer cobertura líquida, molhe o chão com água limpa. Enxágüe e deixe se a solução estiver sobre eles.

Receitas de infusões de verbasco, esterco de cavalo e maca são adequadas apenas para produtos orgânicos frescos que você mesmo coletou de aves ou gado. Armazene fertilizantes (húmus de cavalo, fezes secas de pássaros, etc.), conforme indicado na embalagem.

Vídeo: receita de fertilizante "verde" (infusão de ervas)

Framboesas de alimentação organomineral

Estes incluem duas categorias de fertilizantes:

  1. Misturas prontas compradas para culturas de bagas: Gumi-Omi, Fertika, Lençóis limpos e outros. Estude cuidadosamente a composição. Não se esqueça que na primavera o nitrogênio deve ser o elemento predominante, ou seja, deve estar contido em uma concentração mais alta que os outros elementos. É aconselhável comprar fertilizantes especiais marcados na embalagem "Primavera" ou "Primavera". Normalmente, as misturas de lojas consistem em húmus (húmus, composto) misturados com fertilizantes minerais, contêm: nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre, boro, cobre e outras substâncias úteis para as framboesas.
  2. Suas próprias receitas, ou seja, você pode adicionar fertilizantes orgânicos e minerais ao mesmo tempo, mas é necessário reduzir pela metade a dosagem, por exemplo: 10 g de uréia e meio balde de húmus por 1 m² ou diluir a infusão de verbasco não 10, mas 20 vezes e adicionar a uma solução de 5-7 g de nitrato de amônio. Essas combinações são necessárias quando há pouca matéria orgânica, mas você também deseja reduzir ao mínimo a química.

Muitas vezes, os fabricantes indicam na embalagem com fertilizante em que estação se destina.

Molho de folhas de framboesa

O molho foliar é uma ambulância para framboesas. Os nutrientes são absorvidos imediatamente pelas folhas, não há necessidade de esperar que sejam retirados do solo e enviados com sucos para todas as partes do mato. Mas é impossível limitar-se apenas ao acabamento foliar, porque eles agem localmente. A base da planta são suas raízes e caules, e não haverá nutrição suficiente nas folhas.
Situações em que é necessário cobrir as folhas:

  • Você está atrasado com a fertilização na raiz, os arbustos parecem deprimidos, crescem mal, você precisa apoiar urgentemente a planta.
  • A terra é inundada, para adicionar também cobertura líquida, o que significa apenas para agravar a situação.
  • As framboesas têm raízes danificadas (doenças, pragas, afrouxamento profundo, remoção imprecisa de crescimento excessivo, etc.).
  • A terra da argila é muito densa; nenhuma solução nutritiva flui através dela para as raízes ou parcialmente.
  • O solo é ácido, macro e microelementos formam compostos que as framboesas não conseguem absorver.

O molho foliar é uma ambulância para framboesas, a comida é servida imediatamente às folhas

Para a alimentação foliar, você pode usar a infusão de grama já mencionada, diluída em água 1: 5. Antes do uso, ele deve ser filtrado para que o pulverizador ou o filtro do regador não entupam. Você também pode pulverizar com uma solução de fertilizante mineral, mas em uma concentração mais baixa do que no tratamento de raízes. Pegue um balde de água:

  • 1 colher de sopa. eu uréia ou nitrato de amônio;
  • 1-1.5 art. eu nitraamofoski.

A taxa de fluxo da solução também será menor, umedeça todas as folhas o suficiente. Ao comprar fertilizantes, procure informações nas instruções: é possível usá-lo também para cobertura foliar. A maioria das misturas complexas modernas tem um objetivo universal.

Vídeo: para que servem os pensos foliares, como fazê-los

Além disso, os fabricantes criam conjuntos especiais de oligoelementos, chamados "vitaminas" para plantas, medicamentos anti-estresse ou estimulantes do crescimento (Epin, Novosil, Energen, etc.). No entanto, eles não contêm nitrogênio e não podem nutrir framboesas. Os estimulantes do crescimento só são capazes de apoiar plantas em situações extremas (geada, seca, diferença de temperatura), fortalecem sua imunidade, ajudam a se recuperar de doenças, aceleram a floração e o amadurecimento, mas sem alimentação básica, seu efeito será escasso.

Alimentando framboesas com cinzas

A cinza contém quase todos os elementos da tabela periódica, mas não contém nitrogênio, o que significa que não pode se tornar o principal curativo de mola, mas serve apenas como um adicional, mas muito útil. Cinzas de madeira:

  • combate doenças fúngicas no solo;
  • assusta e até destrói muitas pragas;
  • melhora a estrutura do solo, solta-o;
  • muda a acidez do solo para alcalina, confortável para as framboesas.

Use somente cinzas novas ou que tenham sido armazenadas em local seco e coberto por uma cobertura desde o ano passado. Se ela visitou na chuva ou foi armazenada por vários anos em condições de alta umidade, então já existem poucos nutrientes e não há reação alcalina.

Colete cinzas da fogueira assim que esfriar e guarde-as em um recipiente fechado

Um barril de plástico cheio de cinzas estava em pé em nosso galpão; não estava fechado por uma tampa. Ele foi armazenado por cerca de 5 anos, com certeza. Na primavera passada, lembrei-me dessas ações e decidi colocá-las em ação. Juntei-me em uma peneira e espanei o rabanete habitado pela pulga crucífera. Sem resultado, os insetos continuaram destruindo minhas plantações. Obviamente, era possível decidir que não era possível matar pragas modernas, e as cinzas não agiam mais sobre elas. Mas eu amo chegar ao fundo dessas razões. Decidi verificar as cinzas com um teste decisivo. Diluiu-o com água em lama e baixou o tornassol. Sua cor não mudou, ou seja, minhas cinzas não representaram nada de valor, não tiveram uma reação alcalina. Ela não podia ferir pulgas nem reduzir a acidez do solo.

Para comparação, testei cinzas frescas de uma sauna. Céu e Terra: o teste decisivo ficou instantaneamente azul. Portanto, não dê ouvidos àqueles que dizem que as cinzas não os ajudam. Eles simplesmente não sabem como armazená-lo e usá-lo.

A receita para a cobertura de cinzas é muito simples: despeje um copo de cinzas em um balde de água, misture e, até a suspensão estabilizar, despeje em framboesas - 10 litros por 1 m². Outra opção: polvilhe um copo de cinza uniformemente sobre a mesma área e misture com o solo superficial. Faça este curativo antes de molhar ou chover.

Vídeo: sobre os benefícios das cinzas das plantas

Não adicione cinzas imediatamente após a fertilização com nitrogênio ou com ela e não adicione infusões orgânicas. O nitrogênio e os álcalis formam um composto volátil - a amônia. Parte do nitrogênio simplesmente desaparece sem entrar nas framboesas, e as cinzas perdem sua capacidade de desoxidar o solo. Dê às framboesas uma cobertura cinza 1-2 semanas após o nitrogênio.

Framboesas de alimentação de primavera é um evento muito responsável e necessário. É suficiente no início da primavera aplicar um curativo principal com fertilizante nitrogenado (mineral ou orgânico) e depois adicional - micronutrientes (estimulantes de crescimento, cinzas). Em casos de emergência, a cobertura foliar ajudará. Certifique-se de seguir as instruções, use receitas comprovadas. Qualquer iniciativa pode levar a resultados desastrosos.

Pin
Send
Share
Send