Deliciosos morangos perfumados (morangos de jardim) são um dos primeiros a acompanhar o ritmo da sua casa de verão, e estamos ansiosos por isso. Mas para tentar obter uma boa colheita, você precisa de muito. Afinal, estas não são árvores ou arbustos, aqui você tem que dobrar as costas, rastejar pelo chão. Como obter uma boa colheita, mantendo sua saúde? Vamos pensar que o principal neste negócio é como comer frutas, mas não trabalhar demais.
Como cuidar de morangos
O morango é uma planta perene. Suas folhas são sistematicamente atualizadas. O sistema radicular está localizado nas camadas superiores do solo (até 25 cm). A baga é muito sensível à alta umidade do solo, o que nunca deve ser permitido.
Para cuidar menos dos morangos, é necessário plantá-los corretamente. Vários solos são adequados para isso: chernozem, areia argilosa e argilosa, temperada com fertilizantes orgânicos e minerais. A proteção das plantações dos ventos é muito importante, garantindo um inverno seguro e um bom desenvolvimento das plantas.
Áreas secas e muito úmidas não são adequadas para o plantio de morangos. A ocorrência de águas subterrâneas é permitida a não mais de um metro da superfície do solo.
O relevo deve ser plano. Em camas baixas, os morangos são severamente afetados pela geada. Possível aterrissagem em pequenas encostas. Em áreas com umidade natural insuficiente, as plantações devem ser colocadas em áreas irrigadas.
Os morangos gostam muito de estrume podre. O uso de adubo verde com a introdução de fertilizantes minerais completos em vez de adubo produz o mesmo efeito, é mais barato e não obstrui o solo com ervas daninhas. Como siderados usam ervilhaca, ervilha ou aveia.
Os melhores antecessores de morangos: rabanetes, alface, endro, ervilha, feijão, cebola, alho, cenoura. Vale a pena abster-se de plantar bagas em locais onde anteriormente eram cultivadas ervas perenes, trigo sarraceno, batatas, tomates, pimentas e berinjelas. As áreas onde as framboesas costumavam crescer são completamente e especialmente inadequadas.
A sobrevivência das plantas e os cuidados completos no primeiro ano após o plantio determinam a produtividade dos morangos por vários anos de antecedência.
Na maioria das regiões do sul, é melhor plantar morangos na primavera, na primeira década do início do trabalho de campo (de 5 a 10 de maio). O desembarque no final do verão também faz sentido. Além disso, nas regiões não chernozêmicas e do noroeste, os morangos são plantados no outono (25 de agosto a 10 de setembro), no sul da primeira quinzena de outubro, nas regiões do norte de 20 de julho a 15 de agosto (mas com maior frequência na primavera).
Jardineiros experientes seguem as seguintes regras para plantar morangos:
- Sob escavação, faça fertilizantes minerais - todos os elementos principais. Certifique-se de usar produtos orgânicos - húmus, composto.
- Antes do pouso, a irrigação é útil, mas imediatamente após o pouso não deve ser feita, pois os corações podem arrastar-se para o chão.
- Ao plantar mudas de morango, elas são desinfetadas pelo método térmico: por 10 a 15 minutos são imersas em água aquecida a + 40-48 ° C.
- Ao plantar arbustos, o coração deve estar no nível da superfície do solo. Com um pouso raso, as raízes são expostas. O solo é pressionado contra as raízes, tornando difícil retirá-lo do solo.
- Depois de alguns dias, as plantas são regadas novamente.
A princípio, o solo entre as fileiras é tratado com qualquer cultivador ou enxada. Entre os arbustos em fileiras até os arbustos crescerem, o solo é afrouxado e eliminado apenas com ervas daninhas à mão. A plantação deve ser mantida solta e sem ervas daninhas durante o verão. Em julho, é realizada a fertilização com nitrato de amônio, combinando-o com a rega. Na segunda metade do verão, os morangos são regados várias vezes. A condição dos arbustos no primeiro ano determina o rendimento dos plantios para todos os anos subseqüentes.
A irrigação é necessária em áreas com umidade insuficiente (norte do Cáucaso, regiões da Terra Negra Central, região do Médio e Alto Volga, Urais). A rega é particularmente eficaz durante a fase de amadurecimento da colheita. A umidade do solo neste momento não deve ser inferior a 80% da capacidade de umidade do campo. No outono e antes da floração, a umidade do solo pode cair para 60-65%.
Bagas em clima quente são colhidas em dias alternados, em clima frio - após 3-4. Para consumo direto, os morangos são colhidos em um estado de maturação total, para transporte - não muito maduros, com uma ponta rosa e branca e um barril. As bagas são colhidas, mantendo o copo e o caule de até 1 cm de comprimento e não as colhendo após orvalho ou chuva.
Colete morangos em caixas de 8 a 10 cm de altura, com capacidade de até 4 kg. Nos baldes que estamos familiarizados, as bagas vão amassar fortemente.
Vídeo: transplante de morango para um novo local
Spring Strawberry Care
Depois que as plantas saem de debaixo da neve, é necessário limpar as plantações de folhas secas e doentes, seguidas de queimadas. Obviamente, é necessário fazer isso manualmente, mas esse é um dos procedimentos obrigatórios. Nesse caso, patógenos de certas doenças, bem como um ácaro, são parcialmente destruídos. Com um alto número de carrapatos no início do crescimento de folhas jovens, clorofos ou outras drogas semelhantes são pulverizadas.
Partes danificadas das plantas são queimadas. Você também pode publicá-las. Mas esse composto deve ser armazenado por pelo menos 3 anos. Eles removem a cobertura morta dos canteiros e espalham-na pelo local, depois a escavam com solo e fertilizantes. Antes do início do crescimento das folhas, os morangos podem ser pulverizados profilaticamente com uma mistura de Bordeaux a 3% contra manchas. No entanto, isso não deve ser feito mais uma vez: o acúmulo de sais de cobre no solo não é bom.
Às vezes, quando a neve derrete, os arbustos de morango permanecem sob a crosta fina de gelo não derretida. Isso geralmente leva ao aquecimento, de modo que essa crosta deve ser destruída mecanicamente.
Quando as inflorescências são avançadas e os botões são separados, eles são pulverizados contra gorgulho de framboesa e morango, manchas, podridão cinzenta, oídio com uma mistura de clorofos e enxofre coloidal. Como você ainda comprará medicamentos em uma loja especializada, confie nas instruções de uso, que devem ser anexadas a eles. Mas primeiro pense: é tão necessário? Afinal, queremos os benefícios das bagas, não prejudicar!
Na fase de isolamento dos brotos, os morangos podem ser alimentados com fertilizantes minerais complexos. No período de floração, no caso de um forte desenvolvimento de podridão cinzenta e manchas brancas, pode ser utilizado cloreto de cobre. Para proteger as bagas de danos por podridão, coloque palha de palha.
Se forem esperadas geadas severas, as plantações podem ser cobertas com material não tecido, como fiapos.
Muitos usam agulhas caídas de coníferas para cobrir as camas. Antes da floração, cobrem todo o solo entre os arbustos com uma camada de 3-6 cm. As ervas daninhas não brotam através das agulhas, após as chuvas e a rega do solo não se condensa, a necessidade de rega e afrouxamento é significativamente reduzida.
É necessário coletar morangos nas camas de morangos manualmente. Em outros anos, esse é o procedimento mais desagradável e meticuloso, mas você não pode deixá-los: você ficará sem uma colheita saborosa!
Cuidar dos arbustos após a frutificação
No final da colheita, a palha é coletada e removida da plantação. Depois de colher bagas, você pode pulverizar a plantação com Tsineb ou Phthalan contra manchas e oídio. Quando a reprodução em massa de ácaros aracnóides e de morango, Keltan é adicionado à composição.
Com uma forte infecção por ácaros e morangos, recomenda-se cortar e remover folhas da plantação - isso também aumenta a eficácia dos tratamentos químicos subsequentes. Se você não é fã de química, não deixe de fazer isso, especialmente para plantas mais antigas. No caso de manchas e desenvolvimento de oídio um mês após a colheita, é realizada outra pulverização com enxofre coloidal.
Cortar arbustos de morango é realizado o mais tardar em julho, uma vez que leva cerca de 6 semanas para regenerar completamente a nova massa verde. As folhas são cortadas com uma tesoura, uma foice ou uma foice, pelo menos, 1-2 cm desde o início do crescimento dos chifres. Depois de fazer nitrato de amônio e regada 1-2 vezes.
Remoção de folhas após a colheita:
- melhora o crescimento do sistema radicular;
- interrompe o crescimento do bigode;
- cria condições favoráveis para aumentar a eficácia dos pesticidas no combate a doenças e pragas;
- é uma medida eficaz de controle de ervas daninhas;
- aumenta a colheita.
Importante! O atraso com o corte de folhas só traz danos e enfraquece as plantas.
Todos os bigodes devem ser removidos imediatamente quando aparecerem, deixando apenas nos arbustos uterinos. As folhas cortadas são cuidadosamente coletadas e depositadas em composto e, se estiverem infectadas com uma infecção específica, são enterradas a uma profundidade de pelo menos 30 a 40 cm.
Após a colheita, você pode pulverizar morangos, se houver uma alta incidência de plantas. Geralmente, neste momento, eles usam Fufanon, Topázio ou sulfato de cobre.
No final do verão, as ervas daninhas são plantadas nas plantações, o solo é afrouxado, o húmus é derramado nos canteiros.
Você não deve se atrasar com os trabalhos listados - o cuidado pós-colheita é muito importante para obter uma boa colheita no próximo ano.
No início de agosto, eles continuam o mesmo trabalho e preparam locais para novos desembarques. As mudas de morango são plantadas na primeira quinzena de agosto, para que os arbustos fiquem bem enraizados antes do início da geada.
Com o fraco desenvolvimento das plantas durante a estação, não é tarde demais para alimentá-las. Isso pode ser feito com uma solução fraca de verbasco ou excremento de frango. Os fertilizantes líquidos são aplicados nas ranhuras feitas a uma distância de 15 a 20 cm dos arbustos. Um balde de fluido nutritivo é consumido por 3-4 metros lineares (uma parte dos orgânicos por 10 a 12 partes de água).
Alimentação eficaz e foliar de morangos. Por exemplo, o tratamento com uma solução de uréia a 0,3% durante esse período promove a colocação de botões de flores. Em solos pobres, é possível pulverizar os arbustos com uma solução fraca de oligoelementos (permanganato de potássio a 0,2%, ácido bórico e molibdato de amônio cada).
Para uma nota. Se os morangos crescem em seu jardim há mais de 4-5 anos, não faz sentido mantê-lo neste local: a frutificação desaparece e os problemas se acumulam. É melhor destruir a antiga plantação e plantar uma nova. Portanto, devemos preparar os canteiros para novas plantações. Quanto mais cedo você puder plantar morangos, melhor. Vai enraizar-se de maneira mais confiável e rápida, desenvolverá novas folhas mais rapidamente e, portanto, a primeira colheita do novo ano já pode ser esperada bastante tangível. É aconselhável ter tempo para terminar o plantio pelo menos antes do início de setembro.
Os morangos plantados no final do verão têm tempo para se enraizar bem no final da temporada, e novas folhas começam a crescer nele. É verdade que para isso precisamos trabalhar duro:
- água regularmente;
- afrouxar o solo;
- destruir ervas daninhas.
Atividades de outono
No outono, uma plantação de chernozem é escavada a uma profundidade de 30 a 40 cm e em solos podzólicos menores: 20 a 30 cm.O solo sob os arbustos e nos corredores é coberto com turfa, húmus ou estrume semi-maduro com uma camada de cerca de 5 cm, para facilitar as condições de inverno das plantas. Ao mesmo tempo, os arbustos que cresceram durante o crescimento batem um pouco para cobrir as raízes nuas.
Você deve remover constantemente o bigode agora desnecessário. Um bigode esgota a planta. Quanto mais cedo você os remover, melhor.
As ervas daninhas que crescem entre setembro e outubro entre as fileiras não devem ser removidas de ervas daninhas: elas servirão de proteção e contribuirão para o acúmulo de neve.
No final do outono, pouco antes do início da geada constante, eles desenterram a terra nos corredores ou simplesmente a afrouxam profundamente. Em seguida, a plantação é coberta por húmus e, pouco antes do início do inverno, eles mantêm medidas de retenção de neve. Uma boa cobertura dos corredores ajudará a evitar o congelamento das raízes.
Se for outono seco, em outubro será realizada a rega no inverno.
Se você puder comprar tudo o que precisa para sua casa de campo de verão, poderá usar materiais não tecidos modernos - spunbond, lutrasil, agrospan ou agrotex. Eles protegem de forma confiável os morangos das geadas severas. É verdade que esses materiais devem necessariamente ser puxados sobre arcos (metal, plástico ou outros).
Os morangos precisam, é claro, e nutrição de outono. E para isso você pode usar, por exemplo, excrementos de pássaros ou verbasco, além de esterco. Qualquer um desses fertilizantes precisa encher o balde em cerca de um terço e derramar água até o topo. O conteúdo deve vagar por dois dias ao sol, após o que pode ser trazido para as camas.
As cinzas de madeira podem ser usadas tanto na forma seca quanto durante a irrigação, ou seja, previamente diluídas com água. Por 1 m2 Até 150 g deste fertilizante valioso podem ser usados: ele substitui perfeitamente os sais de potássio e fosfórico. A melhor cobertura é feita após uma boa rega ou chuva passada.
Preparando a plantação para o inverno
Deve-se lembrar que os morangos são as frutas menos resistentes ao inverno cultivadas em cabanas de verão. Baixar a temperatura do solo para -10 ° C leva a danos significativos nas raízes. A -15 ° C, as folhas são severamente danificadas e muitas vezes morrem completamente. Morangos de congelar bem economiza neve. Uma camada de 5 cm de altura protege as plantas a -15 ° C e 20 cm a -20 ° C.
Nos invernos sem neve, os morangos são protegidos adicionando cobertura morta aos arbustos (uma camada de pelo menos 10 cm), cobertos com pinheiro ou pinheiro, quando a temperatura cai para -5-7 ° C. Você não precisa cobrir a baga com geadas menos severas - isso pode derreter os arbustos.
É importante preparar as plantas no inverno com cuidado, principalmente na segunda metade do verão e nas condições de outono seco - realizando a rega no inverno (outubro). Para proteger as plantas do vento, se não houver cinturões ou asas da floresta, você pode organizar escudos. Eles são colocados antes que a neve caia. A cobertura de neve, mesmo em 10-15 cm, protege as plantas do gelo a -15-18 ° C. Para proteger as plantas de geadas severas (menos 30-35 ° C), a cobertura da neve deve ser de 30-40 cm.
Os escudos para retenção de neve são feitos de estacas de 100 a 120 cm de altura e vigas transversais de 150 cm de comprimento e, em seguida, o mato é trançado entre eles, de modo que as lacunas constituam cerca de 75% da área do escudo. Se não houver mato, podem ser usados materiais não tecidos.
Com cuidados adequados no inverno e abrigo confiável para o inverno, de acordo com o clima local, os morangos irão deliciar-se no próximo ano com uma colheita saborosa e grande.
Vídeo: abrigo de morango para o inverno
Características do cultivo de morangos ampel
Morangos Ampel - um tipo de morangos comuns, caracterizados por algumas propriedades. Se falamos do lado de fora, essas são, antes de tudo, flores decorativas de cor rosa incomum. A principal diferença é que os morangos de ampel dão frutos simultaneamente, tanto na planta principal quanto nas numerosas rosetas - bigodes que se estendem a partir delas.Além disso, é capaz de produzir colheitas virtualmente ao longo do ano, se você criar condições adequadas para isso.
Como os morangos comuns, as ampelas têm variedades e híbridos diferentes. Em média, todos eles são capazes de produzir bagas um pouco maiores e mais bonitas que a maioria das variedades comuns, mas apenas com muito cuidado. Às vezes é chamado de "cacheado", mas isso não está totalmente correto. O morango ampelous em si não é capaz de se comportar como uma videira, mas o fato é que é mais frequentemente cultivado na forma de uma cultura vertical, ou seja, um bigode com rosetas está ligado a qualquer suporte.
As variedades de morango Ampel não requerem muita luz, para que você possa cultivá-las em ambientes fechados - na varanda, terraço ou no apartamento. Muitas vezes, os morangos de ampel são criados em casa (bem, de que outra forma conseguir uma colheita no inverno?!), Onde há muito pouco espaço. Portanto, os arbustos são plantados em vários vasos ou vasos, assim como as flores da casa. Ao mesmo tempo, as rosetas laterais parecem cair da planta mãe, criando uma imagem de folhas, flores e frutos.
Para que a bucha se desenvolva bem, as dimensões do tanque devem ser de pelo menos 30 cm e uma fina camada de drenagem deve ser colocada no fundo. Pode ser pedras, tijolos quebrados, outros materiais inertes. O solo nutriente é colocado apenas em cima da drenagem. Plantar não é diferente de plantar morangos comuns, mas é imediatamente abundantemente regado.
Os benefícios de cultivar morangos verticalmente são óbvios. Primeiro de tudo, as condições para o cuidado das plantas são melhoradas. Pelo menos você não precisa se arrastar constantemente pelo jardim! Os danos às bagas são reduzidos pela podridão cinzenta, resultado da constante ventilação das plantas e da falta de contato com o solo. Bem, entre outras coisas, está linda!
O substrato para esses morangos é recomendado da seguinte forma: turfa, terra de relva na proporção de 2: 1 e um pouco de areia do rio.
O restante das medidas diferem pouco de cuidar das variedades usuais. Embora as características da conduta da cultura caseira, é claro, existem.
Mudas recém plantadas precisam de rega frequente. Isso é feito nas primeiras 2 vezes ao dia em pequenas porções. Após o enxerto confiável - cerca de 1 vez em 2-3 dias. Os primeiros pedúnculos que aparecem são podados para fortalecer os arbustos.
O bigode em cada cópia deixa até 5 peças. A cobertura é realizada principalmente com fertilizantes minerais.
A propagação de morangos ampelos não difere das variedades comuns. O plantio de bigodes é possível na primavera e durante o verão.
Em geral, pode-se dizer que os morangos ampel são uma variedade relativamente despretensiosa e qualquer morador de verão é capaz de cultivá-lo. No entanto, vale lembrar que reage muito mal ao calor e à luz solar direta, portanto, muitas vezes requer proteção adicional.
Importante! Se morangos ampélicos são cultivados em um apartamento, eles precisam ser polinizados de forma independente.
As especificidades do cuidado com o morango nas regiões
A diferença de condições climáticas em diferentes regiões do país, é claro, não permite dizer que o cuidado com o morango pode ser realizado de acordo com um único método. Afinal, existem áreas em que essa baga precisa ser cultivada em estufa! Mas as condições básicas para o sucesso são óbvias:
- calor;
- rega;
- fertilizantes.
Cuidados com o morango na Sibéria
Sibéria é uma região dura. As condições climáticas exigem levar a sério não apenas os cuidados com os morangos durante a estação de crescimento, mas, principalmente, a preparação adequada para o inverno e a proteção contra geadas. Nesse clima, apenas plantas fortes toleram um inverno gelado. Maior atenção deve ser dada a:
- seleção de variedades;
- escolhendo a localização dos cumes.
É aconselhável plantar mudas de morango de variedades locais. As variedades do sul não são capazes de existir bem em campo aberto; elas precisam ser cultivadas apenas em estufas, o que requer investimento adicional de recursos e esforço. É melhor não se limitar a uma opção, mas tomar várias variedades com diferentes datas de maturação. Muitas vezes, são plantadas espécies de plantio, das quais é possível coletar 2-3 culturas por temporada.
Escolha o lugar mais ensolarado para as camas: uma área plana ou a encosta sul. Recomenda-se aqui uma maneira de colocar uma linha estreita em banda estreita de morangos. Todos os bigodes com soquetes localizados a 10 cm da linha são mantidos para enraizamento, formando tiras com cerca de 20 cm de largura.
Na Sibéria, os morangos são plantados com mais frequência na primavera, para que os arbustos se desenvolvam bem no inverno.
Se houver ameaça de geada, elas cobrem as plantações com filme plástico, palitos de madeira ou galhos de pinheiro. Em áreas com neve no final de outubro, com o estabelecimento de geadas estáveis, os morangos são cobertos com palha, juncos, topos de batata com uma camada de 8 a 10 cm, devendo o material aquecedor estar seco e solto. No topo, jaziam os galhos das árvores que aparam o jardim, que retêm a neve e evitam o desprendimento do material isolante. Na primavera, depois de descongelar o solo, o abrigo é imediatamente removido.
Como cultivar morangos nos subúrbios
Muitos moradores de verão da região de Moscou não plantam morangos por causa da colheita ruim e da necessidade de investir muita energia para cuidar dele. De fato, muitos fatores afetam o rendimento dessa baga: as variedades certas e, o mais importante, a tecnologia correta de cultivo. Embora, é claro, o cuidado com o morango na região de Moscou seja praticamente diferente do da maioria das regiões do nosso país, e o clima em toda a faixa do meio seja bastante uniforme e bastante favorável. Todas as principais etapas já foram consideradas acima, a saber:
- corte obrigatório de bigode;
- capina;
- rega oportuna;
- cobertura superior.
Nos subúrbios, é melhor plantar morangos na segunda metade do verão. Antes do início do tempo frio, as mudas criam raízes bem e criam botões de flores. O prazo de chegada é meados de setembro.
Na Rússia central, durante o período de frutificação, os morangos são regados 2 a 3 vezes, no período pós-colheita 1 a 2 vezes e, em clima seco, são umedecidos antes da floração. Necessariamente, em clima árido, no final do outono, é realizada a rega no inverno (outubro).
Nos subúrbios, os morangos começam a amadurecer em meados de junho e em alguns anos até mais tarde. A colheita de variedades tardias nos primeiros dez dias de agosto termina. Todo o trabalho de outono na preparação da plantação para o inverno é concluído em meados de setembro.
Os subúrbios de Moscou nem sempre estão satisfeitos com a cobertura de neve necessária; portanto, as plantações são necessariamente polvilhadas com materiais de cobertura morta. No inverno, você precisa controlar a quantidade de neve e, às vezes, derramar de assentos vazios sobre os morangos.
Cuidado de morango no Kuban
Atualmente, a região de Kuban inclui os territórios Stavropol e Krasnodar, a região de Rostov, Adygea e Karachay-Cherkessia. O clima em todas essas áreas é relativamente uniforme, embora seja um pouco diferente do quão perto o mar está. Mas, em geral, não há barreiras para plantar morangos e obter bons rendimentos.
Eles plantam morangos no Kuban geralmente em março ou de meados de agosto até o final de setembro. As plantas retomam seu crescimento após o inverno já no início de março, porque a essa altura já está sendo estabelecido um clima bastante quente. Com o início desse clima, o rápido crescimento das folhas começa, em 2-4 semanas surgem os caules. Em maio, as primeiras bagas já são colhidas.
Após a colheita por um longo tempo, quase congelando, o crescimento de folhas e bigodes continua. No inverno, os morangos ficam relativamente dormentes.
Cultivo de morangos no território de Krasnodar
As condições naturais da zona do Mar Negro do território de Krasnodar são um pouco diferentes do resto do Kuban. Devido à quantidade suficiente de calor e umidade, quase não há problemas com o cultivo de morangos. A costa do Mar Negro é chamada de zona de subtrópicos úmidos.
Em um clima quente e úmido, os morangos crescem quase o ano todo. Como resultado disso, se depois de passar a primeira onda da colheita para garantir uma boa rega, os morangos voltam a florescer e, em agosto, dá outra colheita.
Na costa, você pode obter altos rendimentos de bagas quase sem rega adicional. Os morangos crescem aqui em qualquer solo, mas é melhor escolher os leves. Uma quantidade suficiente de chuva permite cultivar morangos nos corredores de árvores jovens. O cultivo agrícola é o mais comum.
Nas condições dos subtrópicos, o período para o plantio de bagas no outono é muito longo - em clima favorável, pode ser realizado até o início do inverno. A melhor taxa de sobrevivência é dada pelos arbustos de morango plantados em meados de outubro. Bons resultados e plantio de primavera.
Com base nas características climáticas, as variedades adaptadas às condições quentes devem ser selecionadas. Cultivar morangos no mesmo lote com diferentes datas de maturação ajuda a aumentar o período de colheita. Para se preparar para o inverno, nenhum trabalho adicional é necessário aqui - remoção e remoção de ervas daninhas comuns.
Os morangos são uma fruta deliciosa, amada por crianças e adultos. No entanto, requer cuidados constantes e, diferentemente dos arbustos, não é nada fácil. Não há muita sabedoria nesse assunto, mas muito trabalho precisa ser feito. Mas, se você superar a preguiça, poderá ter muito prazer depois de comer em junho as bagas perfumadas do seu próprio jardim!