Os tripes florais ocidentais ou californianos são uma praga muito perigosa que se espalha por um grande território da Rússia, da fronteira ocidental às regiões siberiana e caucasiana.
É perigoso não só porque é quase onívoro e destrói plantas ornamentais e de flores, árvores frutíferas, plantações de vegetais, mas também pode atuar como portador de muitas doenças perigosas.
Nesta fase, os tripes californianos são vistos em mais de 250 plantas.
Descrição da praga
A Califórnia tripes está na lista de pragas, que na maioria das vezes tem que lidar com os funcionários da Quarentena Vegetal e Departamento de Monitoramento Fitossanitário. Suas larvas são freqüentemente encontradas em cargas com alimentos e flores para venda.
Aparência
A terra nativa dos tripes das flores ocidentais é considerada América do Norte e Central, onde é amplamente distribuído em todo o continente do México e para o Alasca. Foi descoberto pela primeira vez na Califórnia, devido a que adquiriu o seu nome. No entanto, eles assumem que ele foi originalmente importado com produtos de flores de um dos países da América do Sul.
Um adulto tem um comprimento 1,4-2,0 mm. Corpo estreito, cor pode variar de amarelo claro, para marrom escuro. Cabeça amarela. As asas fulguravam, levemente escurecidas. As larvas são semelhantes na aparência aos adultos, no entanto, muito menores em tamanho e com uma cor mais clara.
Os tripes californianos de inverno conduzem o calor dentro da estufa - os adultos são cobertos por restos de plantas, larvas - no solo. Em áreas quentes, o inverno pode ocorrer em solo aberto. Na primavera, após o plantio mudas produzidas, insetos estão atacando-o.
As fêmeas foram colocados os ovos na parte superior do tronco e criou buracos nas folhas.Durante um mês, comendo uma planta, os tripes podem ser adiados até 300 ovos. Esta quantidade pode ser aumentada se o inseto se alimenta de pólen.
Chocando as larvas, dois estágios de desenvolvimento são transferidos para a planta, comendo-a e, em seguida, passa para o solo. No total, o desenvolvimento completo de uma colônia de tripes californianos leva de 15 a 21 dias. Em condições ideais, um ano pode aparecer de 12 a 15 gerações.
Foto dos tripes californianos ocidentais:
Quais plantas são alimentadas?
Western thrips flor - uma praga de um perfil amplo. Espanta algodão, arco, pepino, pimenta, tomate, morangos, pêssego, uvas e outros tipos de plantas de frutas e vegetais. Além disso, as flores também são atacadas: rosas, ciclâmen, crisântemos, gerbera e assim por diante.
O que é perigoso para uma praga de plantas
Nos primeiros estágios há uma formação de manchas amarelasrugosidade. Com o passar do tempo, essas manchas se juntam. Após a morte de brotos danificados eles caem.
Durante a infecção em massa com tripes californianos, as áreas destruídas são claramente visíveis, a curvatura das hastes de plantas infectadas é observada, o atraso e a deformação do crescimento de brotos jovens.
Nutrição flor rim leva a quebra e torção de flores. Os botões de tripes californianos danificados não abrem e murcham. Comer pólen não permite que a planta forme flores completas.
Nas culturas fruteiras, também são observadas lesões características. Por exemplo, na pimenta doce aparecem listras prateadas, morangos mudam de cor, forma de pepinos varia e legumes são deformados, na superfície dos tomates aparecem buracos.
Além de destruir brotos, a praga é um vetor de doenças virais, ao qual muitas espécies de plantas são suscetíveis. O mais comum tomates murchas manchados.
Os principais sintomas da infecção - o aparecimento de manchas amarelas brilhantes na folhagem, fragmentos do caule adquirem um tom escuro. Para transmitir infecção por tripes, você precisa comer a planta por 30 minutos.
Recursos de controle de pragas
A destruição com produtos químicos é difícil devido a vários fatores. Em primeiro lugar, este é um inseto muito pequeno e secreto, e via de regra se esconde em brotos, brotos, flores, sob várias escalas. Isso dificulta a exposição direta a produtos químicos.
Em segundo lugarNa América, de onde ele veio, os tripes californianos receberam imunidade a um grande número de inseticidas. Em estufas, onde esse inseto atua com mais frequência, os produtos químicos contra ele não são compatíveis com os meios contra outros insetos.
Agora a destruição dos tripes das flores pode ser realizada de várias maneiras:
- Mecânico - Plantas que podem testar a invasão da praga devem ser cobertas com uma grade fina com pequenas células. Também é bloqueado por aberturas de janelas e portas;
- Agrotécnico - controle visual e rápida eliminação de brotos infectados, remoção cuidadosa de ervas daninhas e restos de plantas. Armadilhas especiais para insetos estão penduradas nas estufas, o que pode impedir o assentamento de tripes, ou, analisando os insetos coletados, estabelecer o grau de infecção;
- Biológico - A luta com tripes californianos é realizada liberando na estufa infectada tipos especiais de ácaros e percevejos. Eles podem reduzir muito a escala da colônia, no entanto, é impossível destruir completamente a praga dessa maneira. Além disso, deve-se ter em mente que predadores de insetos atacam apenas larvas e não se alimentam de adultos;
- Químico - Diversos inseticidas foram desenvolvidos que podem efetivamente combater a praga. Basicamente, estes são agentes altamente tóxicos que precisam ser usados 3-5 dias de intervalo 2-3 vezes.
Thrips californiano (floral ocidental) - uma praga muito pequena que afeta uma ampla variedade de vegetais e árvores frutíferas, flores ornamentais. Além de destruir as plantas diretamente, esse inseto pode transmitir várias infecções virais perigosas. A luta com ele é complicada pelo fato de que os tripes geralmente se escondem em botões, flores, sob escamas.
Em conclusão, oferecemos-lhe um vídeo sobre a invasão dos tripes das flores californianas: