Verlioka - uma variedade universal de tomates para estufas

Pin
Send
Share
Send

Hoje em dia, na abundância de variedades e híbridos de tomate, é fácil ficar confuso. Mas o jardineiro geralmente sabe exatamente o que ele quer. É verdade que ele quer comer deliciosos tomates frescos, o mais cedo possível, e girar uma dúzia ou duas jarras para o inverno. Uma variedade pode atender a todas as necessidades? Talvez existam tomates universais. E um deles é um híbrido Verliok F1.

Descrição da variedade Verlioca, suas características, região de cultivo

O tomate Verlioka foi incluído no Registro Estadual da Federação Russa em 1990, destinado ao cultivo em estufa em todo o país. É verdade que a descrição do híbrido no documento está ausente por algum motivo. Mas há outra entrada, datada de 2006, e se refere a um híbrido chamado Verlioka plus. Algumas curiosidades começam aqui. Este híbrido é recomendado para cultivo nas regiões norte e sul. É difícil dar uma explicação: afinal, se estamos falando de uma estufa, por que não plantar um tomate para a região de Leningrado na região de Moscou e por que plantar um tomate em uma estufa na região do norte do Cáucaso? Embora ... Provavelmente, para apreciar os frutos na primavera, porque o híbrido pertence ao amadurecimento precoce.

Em vários artigos, pode-se entender que as duas versões do Verlioka são bastante semelhantes entre si e têm excelentes características, exceto que o híbrido atualizado apresenta frutos um pouco maiores. O Verlioca é classificado como tomate semi-determinante: a altura dos arbustos depende da tecnologia agrícola, geralmente é mantida na faixa de 1,5 a 2 m. As folhas estão abaixo da média, os arbustos frondosos são médios.

Os frutos amadurecem cedo: a primeira colheita está pronta para a colheita cerca de 3,5 meses após a semeadura, os tomates são coletados em pincéis de 5 a 10 peças. Ao mesmo tempo, uma qualidade positiva do híbrido é que quase todas as frutas têm o mesmo tamanho: elas não são grandes, pesando de 70 a 100 g, arredondadas. A cor vermelha brilhante característica dos tomates maduros, eles adquirem uniformemente, a colheita amadurece em uníssono.

Frutos do tomate Verliok - como cópias um do outro: tamanho uniforme, formato regular

As frutas têm uma pele densa, praticamente não racha durante o amadurecimento. O sabor é adocicado, rico, de acordo com as avaliações de provadores e muitos amantes - bons ou até excelentes. A produtividade é muito boa: com os devidos cuidados de um arbusto, você pode coletar até 7 kg de tomate, o que significa pelo menos 20 kg por metro quadrado. Se necessário, os tomates podem ser colhidos verdes, eles "alcançam" perfeitamente durante o armazenamento, inclusive durante o transporte, o que é fácil de transportar. Esse fato torna o híbrido comercialmente atraente.

O objetivo das frutas é universal: elas são saborosas em várias saladas e na variante "comida ao lado do jardim" e em inúmeras variedades de preparações. Os tomates são maravilhosos, localizados em frascos de vidro, quando cheios de soluções conservantes eles não racham. Se um excesso de colheita é obtido, ele pode ser usado para fazer suco, pasta de tomate e vários molhos.

Infelizmente, o híbrido não se sente bem em campo aberto, só pode ser plantado fora das estufas nas regiões mais quentes. No entanto, tolera facilmente a seca forçada e até produz frutos bem à sombra parcial. A formação do mato e sua liga em suportes fortes são obrigatórias, mas em geral esse tomate é classificado como despretensioso.

Aparência

As frutas Verlioki tiradas separadamente parecem brinquedos: elas têm a forma correta, até a cor, e se você colocar várias cópias uma ao lado da outra, parece que elas são copiadas uma da outra.

Em forma e cor, Verlioc é um tomate completamente tradicional

Os tomates nos arbustos amadurecem em cachos, e isso leva ao fato de que durante o período de frutificação em massa de folhas nas plantas, quase não é visível, pois há muitas frutas.

Há tantos tomates no mato que não está claro por que ele os segura e como os alimenta.

Vantagens e desvantagens, características, diferenças de outras variedades

O tomate Verlioca é muito popular entre os moradores comuns de verão e os agricultores que cultivam tomates para venda. Isto é devido às suas vantagens, cuja lista é bastante:

  • amadurecimento precoce;
  • muito alto, especialmente para tomates maduros, produtividade;
  • universalidade do uso de frutas;
  • amadurecimento uniforme da colheita;
  • excelente apresentação;
  • a possibilidade de colher frutas verdes com o amadurecimento subsequente durante o transporte;
  • alta tolerância à dor;
  • tolerância à falta de iluminação e flutuações de temperatura e umidade.

As desvantagens incluem, por exemplo, o fato de que, com uma excelente aparência, os frutos estão soltos, não são armazenados por muito tempo. Além disso, com toda a despretensão das condições de cultivo, o híbrido requer formação obrigatória de arbustos especializados, sem a qual o rendimento diminui acentuadamente.

Provavelmente, a uniformidade dos frutos deve ser considerada a principal característica do híbrido: eles têm quase o mesmo tamanho no mato e amadurecem quase simultaneamente. Alguns jardineiros consideram isso uma desvantagem, desejando aumentar a frutificação. No entanto, existem muitas outras variedades que dão frutos desde o início de julho e até a geada, mas também precisamos daquelas cujas colheitas podem ser colhidas quase simultaneamente. Essa é, por exemplo, a bem conhecida variedade de decapagem Novichok, devido ao amadurecimento amigável dos frutos dos quais a colheita mecânica é possível. Você não confia no carro de Verlioca: as frutas são bastante delicadas, elas devem ser removidas apenas com as mãos.

Existem muitas variedades de tomates precoces, cujos frutos são semelhantes aos de Verlioki. Sim, até a velha variedade de recheio branco dá frutos com tomates vermelhos arredondados! Mas é errado compará-los entre si: a produtividade, as condições de cultivo e o tamanho do arbusto diferem bastante. Talvez o mais próximo de Verliok seja o híbrido Blagovest F1: a tecnologia agrícola e os sinais externos são semelhantes. Bem, se você tem uma escolha, é sempre bom!

Apresenta plantio e cultivo de tomate Verlioka

Verlioca é um tomate típico de amadurecimento precoce de uma estação de amadurecimento precoce, projetado para condições de estufa. Portanto, sua tecnologia agrícola é baseada nesses sinais, não implica nada de extraordinário. Como o híbrido é cultivado em solo protegido, o momento da semeadura das mudas depende não apenas do clima da região, mas também da qualidade da estufa. Os tomates podem ser transplantados para uma estufa comum de filme na faixa do meio no início ou no meio de maio, para que a semeadura em casa seja possível no início de março. Se o clima for mais severo, as datas mudarão, mas o mais extremo é o início de abril.

Aterragem

Como Verlioka é um híbrido da primeira geração, não faz sentido colher sementes de sua colheita, elas devem ser compradas em uma loja. E aí você pode comprar sementes, incluindo aquelas completamente prontas para o plantio. Pelo menos, se isso não for uma falsificação óbvia (as sementes devem ser retiradas de empresas conhecidas), mesmo a desinfecção preventiva não é necessária. Não adianta endurecer: afinal, as mudas serão plantadas na estufa. Você não pode embeber as sementes: afinal, esse processo apenas acelera o surgimento de mudas por 1-2 dias. Portanto, a preparação de sementes é cancelada.

Muitos jardineiros também compram terra em uma loja, e geralmente não há nada a ver com isso. Mas se o solo é preparado de forma independente, deve ser úmido e respirável. Isto é conseguido misturando quantidades iguais de turfa, terra de grama e húmus. É melhor desinfetar o solo derramando-o com uma solução fraca de permanganato de potássio.

O uso do solo adquirido para mudas permite excluir a operação de sua desinfecção

Se o residente de verão não forçar o porão com dezenas de latas, basta um pequeno número de arbustos Verlioki para ele, então você pode plantar as sementes imediatamente em vasos de turfa separados. Mas eles ainda estão tentando cultivar mudas de tomate com uma palheta, a partir disso, fica mais forte. Portanto, é melhor plantar as sementes em uma caixa pequena, a uma profundidade de cerca de 1,5 cm. As sessões aparecerão no máximo em uma semana, após o que a caixa deve ser imediatamente colocada em um peitoril da janela iluminada.

Após cinco dias, a temperatura volta à temperatura ambiente normal e, após mais uma semana, as mudas são plantadas em xícaras separadas (de preferência vasos de turfa) com um volume de pelo menos um copo comum. Durante todo o período de cultivo de mudas, às vezes é regada, mas com moderação. Se o solo é bom, é melhor fazer sem fertilizar. Somente quando o crescimento é interrompido, as mudas podem ser regadas com infusão de cinzas ou uma solução fraca de azofoska.

É importante no cultivo de mudas fornecer iluminação suficiente

Apesar de as mudas não serem transplantadas para o campo aberto em maio, é melhor "dar um tapinha nos nervos" uma semana antes: periodicamente, leve-as para a varanda, seque o solo, etc. A têmpera será benéfica. Os tomates são plantados na estufa quando o solo aquece e a temperatura do ar noturno deixa de cair abaixo de 10 sobreC.

O plantio não deve ser mais espesso: a distância mínima entre os arbustos é de 40 cm, de maneira ideal, não mais que três arbustos por metro quadrado. A técnica de plantio é comum, mesmo em uma estufa é melhor plantar tomates à noite ou pelo menos em tempo nublado.

  1. Eles cavam um buraco nos locais designados com buracos maiores que o tamanho dos copos com mudas, e fertilizantes locais são adicionados a cada um. Pode ser meio copo de cinza de madeira ou uma colher de sopa de azofoska. Os fertilizantes são misturados com o solo e o poço é bem regado.

    Alguns jardineiros adicionam buracos e cascas de cebola e cascas de ovos

  2. Remova cuidadosamente as mudas das xícaras com um pedaço de terra e coloque-as nos buracos preparados, aprofundando-se nas folhas do cotilédone. Se as mudas cresceram, elas devem ser plantadas obliquamente.

    Ao extrair mudas, é importante não perturbar o sistema radicular

  3. Regue os arbustos com uma temperatura de 25 a 30 sobreC e mulch o solo ligeiramente com húmus ou turfa.

    Ao regar as mudas plantadas, é aconselhável não molhar as folhas

É aconselhável imediatamente após o plantio, até que os arbustos cresçam fortemente, para impulsionar estacas fortes ou construir uma treliça comum para amarrar. Arbustos de empate serão necessários em breve, assim que retomarem o crescimento em um novo local.

Cuidado de arbustos na estufa

Absolutamente todas as operações durante o cultivo do tomate Verliok são bem conhecidas pelos jardineiros: isso é regar, afrouxar o solo, remover ervas daninhas de ervas daninhas, bem como vários curativos, a formação obrigatória e oportuna de um arbusto, vinculando-se a estacas ou treliças fortes. Eles tentam molhar os tomates à noite, esperando que a água tenha tempo para se aquecer em recipientes ao sol. Os tomates não devem receber excesso de água, mas também é impossível permitir que o solo seque explicitamente. Em estufas, a umidade relativa muito alta é muito perigosa, portanto, especialmente quando forçado a produzir uma grande quantidade de água, não se deve negligenciar a ventilação da estufa. Em geral, por um dia a estufa deve ser deixada aberta, exceto nos casos de resfriamento óbvio.

Os tomates precisam especialmente de água durante a floração e o carregamento de frutas e, à medida que amadurecem, regam com menos frequência e menos.

Até que os arbustos cresçam, após a irrigação é necessário afrouxar o solo, enquanto luta contra as ervas daninhas. Os tomates são alimentados necessariamente: isso deve ser feito independentemente de quão bem a cama foi preparada no outono. A primeira alimentação é realizada 12 a 15 dias após o plantio de mudas de tomate e, em seguida, é realizada várias vezes durante a estação. Qualquer composição pode ser usada para a alimentação, mas com o início da vermelhidão da fruta, o nitrogênio não deve ser adicionado: eles são limitados ao superfosfato e às cinzas da madeira.

Eles formam arbustos Verlioki em um ou (mais frequentemente) dois caules. A segunda haste é um enteado forte, escolhido a uma altura conveniente. Os enteados restantes estão sujeitos a uma ruptura incondicional quando atingem um tamanho de vários centímetros. Uma característica da tecnologia agrícola deste híbrido é que o caule central é comprimido após a formação da quarta (e às vezes terceira) escova de frutas. Nesse caso, a severidade da colheita será otimamente distribuída entre o caule principal e o enteado deixado.

Quebrando enteados, você precisa deixar o cânhamo pequeno para que não cresçam novamente

Este tomate é amarrado várias vezes durante o verão: primeiro estamos falando de amarrar caules e depois pincelar com frutas. Isso deve ser feito com cuidado, usando qualquer fio ou malha macia cortada de lençóis velhos. Com o tempo, ficará claro quais folhas interferem no amadurecimento das frutas: elas são removidas. À medida que os arbustos crescem, todas as folhas inferiores são removidas, até a primeira escova de frutas.

Se a estufa for ao ar a tempo, a incidência de Verlioki é praticamente excluída. Pelo menos a maioria dos jardineiros nem realiza a pulverização preventiva. Mas se de repente algumas pragas subissem na estufa, deveríamos usar remédios populares: infusões de alho, cascas de cebola, cinzas de madeira, etc. Isso nos permitirá não levar a questão a usar inseticidas químicos.

Vídeo: Tomate Verlioc na estufa

Comentários

Existem 2 Verlioki. Apenas Verlioka e Verlioka + (forma melhorada) - alguém gosta mais do antigo, alguém basicamente não se importa. Pareceu-me que o novo emborrachado, ou algo assim. Mais perto do mercado de tomates. Na tecnologia agrícola, tudo está como sempre. Nós nos alimentamos, pegamos ... ela é muito sensível aos cuidados.

Nyusha

//www.forumhouse.ru/threads/175183/page-87

Fiquei decepcionado com o tomate Verlioca melhorado - uma pele completamente à prova de balas. Ela não corta, não morde, não mastiga ...

Light

//www.e1.ru/talk/forum/read.php?f=122&i=109659&t=109659&

No ano passado, a Verlioka + foi minha líder em produtividade (balde de 10 litros da bucha) e sabor.

"Kitty"

//www.e1.ru/talk/forum/read.php?f=122&i=109659&t=109659&

Gostei muito da variedade. Em 2017, eles foram cultivados em estufa, pois o verão era chuvoso. A colheita foi excelente. Em 2018, comprei novamente.

Marianna

//otzovik.com/review_6047692.html

O tomate Verlioca é um representante vívido dos híbridos maduros de uso universal. É cultivada em estufas, onde produz rendimentos muito altos de frutas pequenas e alinhadas, que se distinguem pelo bom gosto e pela capacidade de usar de qualquer forma. A tecnologia agrícola do híbrido é descomplicada, portanto, por quase três décadas, é popularmente merecida.

Pin
Send
Share
Send