Berinjela nos Urais é muito difícil de cultivar. Este vegetal precisa de um verão longo e quente, mas um mês realmente de verão é, de fato, um - julho. Portanto, a berinjela é cultivada principalmente em estufas: aquecidas e comuns. Claro, você também pode plantar as primeiras variedades em campo aberto, mas aqui - que sorte. No entanto, se você tentar, poderá superar o mau tempo.
As melhores variedades para os Urais
Ligando os conceitos de "Ural" e "berinjela", é claro, não devemos falar sobre os Urais do Norte, mas sobre regiões de vida relativamente confortável, como as regiões de Kurgan, Orenburg ou Chelyabinsk. Sim, existe um clima continental rigoroso, mas o verão existe e é bastante adequado para cavar nas camas.
Como a berinjela tem uma estação de crescimento longa, apenas as variedades precoces ou super-precoces podem ser cultivadas nos Urais. Em uma boa estufa, você pode plantar no meio do início e até no meio do amadurecimento, mas elas exigirão um cuidado maior deixando mais perto da queda. Atualmente, existem muitas variedades e híbridos de berinjela, e várias delas são recomendadas pelo Registro Estadual da Federação Russa para cultivo em todas as zonas climáticas.
Berinjela para campo aberto
Agora, à venda, muitas vezes você pode encontrar não variedades de berinjela, mas híbridos (F1), e na zona de risco agrícola são muito mais confiáveis, mas algumas variedades bem merecidas crescem e dão frutos bem. Nos Urais, é difícil cultivar berinjela em campo aberto; para esses desembarques, é preciso escolher uma das variedades e híbridos precoces ou até super-precoces.
- A ágata F1 é um híbrido de alto rendimento. Devido à estação de crescimento muito curta, ele é talvez o único representante dos híbridos, cujas sementes preparadas no final da primavera podem ser semeadas diretamente em campo aberto, mas sob o filme. Mesmo nos Urais, antes de suas primeiras geadas, vários de seus frutos amadurecem com esse experimento. Frutos de ágata da cor usual para berinjela, pesando 200-250 g, alto rendimento. O híbrido é resistente a doenças.
- Esmeralda F1 - berinjela com um forte aroma e sabor de cogumelos, é altamente resistente a doenças e normalmente tolera o frio. Desde a semeadura até a colheita dos primeiros frutos, passam de 100 a 110 dias. São verdes, ovais, pesando até 300 G. É considerado um híbrido não muito caprichoso, produz frutos em qualquer condição climática.
- Rei do Norte F1 - capaz de produzir colheitas mesmo em temperaturas muito baixas; ao contrário da maioria das outras variedades, não gosta de calor intenso. Produtividade em estufas atinge 14 kg / m2, em terreno aberto devido a flutuações acentuadas nas condições climáticas, quase a metade. De mudas para a colheita leva cerca de três meses. Os frutos são grandes, muito longos e finos, o sabor é comum, sem frescuras.
- Vera é uma variedade para uso universal, amadurecimento precoce. O período entre a germinação completa e a colheita de 100 a 118 dias é uma das poucas variedades recomendadas especificamente para a região dos Urais. Arbustos compactos, frutos em forma de pêra, pesando 120-200 g, apresentam uma boa apresentação. A produtividade é estável, mas pequena.
- Anão precoce 921 - uma variedade de amadurecimento precoce, após a germinação, os frutos são colhidos após 100 dias. Os arbustos são muito compactos, os frutos são pequenos, pesando cerca de 120 g, de bom gosto. A produtividade é baixa.
- O quarteto é uma berinjela madura precoce, amadurecendo 107-122 dias após a emergência. Arbustos com altura não superior a 60 cm, frutos encurtados, sem brilho, com pouco mais de 100 g, resistentes à maioria das doenças e ao clima seco.
- Adamant é uma das novas variedades maduras precoces, o período de amadurecimento das frutas é inferior a 3 meses após a germinação. O peso médio da berinjela é 250-300 g, a forma é redonda, branca com listras roxas claras de cor de média densidade. A variedade é resistente a várias doenças, amadurecimento amigável da colheita.
- O Fabina F1 é um dos híbridos de amadurecimento precoce. Nas regiões sul, os frutos podem ser degustados já dois e alguns meses após o surgimento, nos Urais o período é adiado para 3-3,5 meses. Os arbustos são baixos, até 60 cm, frutos pesando cerca de 200 g, alongados, com até 23 cm de comprimento, e o sabor é excelente. A variedade quase não afeta o ácaro, e as doenças fúngicas não têm medo.
Berinjela para estufa
As variedades de amadurecimento tardio nos Urais não amadurecem nem mesmo em estufa; portanto, aqui também estamos falando de variedades distantes de um período de maturação tardia. Nas estufas, é necessário plantar as variedades que, por várias razões, não respondem bem a flutuações acentuadas do clima, mas são de alto rendimento e apresentam características de sabor elevadas.
- Giselle F1 é um híbrido que pode ser cultivado em estufas e em campo aberto. A planta mede 170 a 190 cm de altura e é ideal para o cultivo em estufa: arbustos altos economizam espaço. Em estufas, seu rendimento é de 11,6 a 17,6 kg / m2. Frutas de até 400 g, de forma cilíndrica, com excelente apresentação e bem armazenadas. A primeira colheita ocorre cerca de 107-117 dias após a germinação completa.
- Maria é uma variedade madura precoce de alto rendimento; nos Urais, só pode ser cultivada em estufas. Os arbustos são altos, semi-espalhados. A resistência a doenças e mudanças de temperatura é alta. As frutas são cilíndricas, quase sem brilho, de comprimento acinzentado, pesando cerca de 200 g. Prove bom, rendimento médio.
- O amadurecimento precoce 148 é uma variedade antiga e bem conhecida. É adequado para áreas abertas e estufas. Os arbustos são subdimensionados, compactos. As frutas estão prontas para a colheita 110 dias após a semeadura. O rendimento é pequeno, frutos pesando 100-200 g, em forma de pêra. Despretensioso para condições de crescimento.
- O diamante é uma variedade no meio da temporada, uma das mais famosas do país, cultivada desde 1983. O tempo desde o surgimento até a maturação técnica é de 109 a 149 dias, esse período depende muito das condições de cultivo. O mato mede 45 a 55 cm de altura, os frutos são cilíndricos, pesando 100-150 g, o sabor é excelente. Os frutos mais baixos tocam o chão. Relativamente resistente a doenças. Em regiões relativamente quentes, é cultivada em campo aberto; nos Urais, são plantadas em estufas devido ao longo período de maturação.
- O Nutcracker F1 é um híbrido de alto rendimento no meio do início, relativamente alto. Os frutos amadurecem de 98 a 105 dias após a germinação completa e são grandes, de forma oval, pesando 250-350 g, com excelente sabor. O amadurecimento dos frutos é gradual, o rendimento é muito alto: máximo -19,5 kg / m2.
- Valentine F1 - um híbrido maduro precoce, alto. Frutos de pêra alongada, pesando 200-250 g, excelente sabor. A produtividade é baixa, a resistência a doenças é boa.
- O vigário é uma variedade madura precoce, cresce em arbustos baixos e se estende até 15 frutas, pesando 80-150 g, sem brilho. O amadurecimento do fruto ocorre aos 114 dias após a germinação completa. Difere no retorno amigável de uma colheita e na resistência às diferenças de temperatura.
Condições de cultivo
Para os Urais, o cultivo de berinjela é um problema, porque esta cultura tem o principal requisito - um verão longo e quente. Obviamente, em estufas, especialmente as aquecidas, é possível criar a temperatura necessária, mas qualquer vegetal obtém seu verdadeiro sabor apenas ao sol. E o sol é extremamente necessário para a berinjela. Portanto, muitos jardineiros tentam plantar plantas azuis em campo aberto, mas nos Urais eles precisam ser cobertos com um filme durante a maior parte da estação de crescimento.
Basicamente, nos Urais, as berinjelas são plantadas em estufas, mas mesmo neste caso, as mudas não podem ser dispensadas: mesmo as primeiras variedades devem ser gastas cerca de dois meses em condições domésticas confortáveis, e as berinjelas brotam muito apertadas. Portanto, toda a história com o seu cultivo começa no inverno, quando em fevereiro eles começam a preparar tudo para a semeadura e, no final do mês, as sementes das mudas já são semeadas.
Nos Urais, os residentes comuns do verão abrem a estação do jardim para as férias de maio. Neste momento, às vezes também é impossível trabalhar com o solo, mas já é necessário começar a preparar as camas para a berinjela. Portanto, eles vêm fazendo isso desde o outono. Para essa cultura, os canteiros devem estar quentes e o solo neles altamente nutritivo; portanto, é preciso fazer muito fertilizante, especialmente orgânico. São adicionados pelo menos 1 balde e meio de húmus ou composto e um pote de 1 litro de cinza de madeira por 1 m², além de uma colher de sopa de superfosfato e sulfato de potássio.
Além do calor e da luminosidade, além dos altos requisitos para a composição do solo, as berinjelas precisam de muita umidade. Molhe-os frequentemente e muito. Linhas de berinjela devem ser colocadas de norte a sul para melhor iluminação e aquecimento pelo sol. Os melhores antecessores para berinjela são as culturas de repolho, cebola, abóbora e feijão. Não os plante após tomates, pimentões e batatas.
Cultivo de mudas
Cultivar mudas de berinjela não é a tarefa mais fácil, esse processo é mais complicado do que preparar mudas de tomate e até pimenta, embora não inclua momentos especiais.
Quando plantar berinjela para mudas
As sementes de berinjela, especialmente as secas, brotam por muito tempo e as sementes adequadamente preparadas brotam mais rápido, mas não simultaneamente. As primeiras mudas podem aparecer em 7-8 dias e, em seguida, outros 10 a 15 dias aparecerão a seguir. A preparação de sementes e solo para o cultivo de mudas começa no inverno.
A melhor época para plantar sementes para mudas na região do Ural é o final de fevereiro. Este período é quase independente de se a colheita será cultivada em solo aberto ou fechado. Nos Urais, em qualquer caso, as mudas deverão ser plantadas no início do verão e na estufa no meio ou no final de maio. E as melhores mudas para esses lugares já estão com botões. Obviamente, as mudas podem ser plantadas em uma estufa aquecida, mesmo em abril, mas é difícil cozinhá-lo mesmo no inverno, mesmo em casa: não há luz solar suficiente, é necessária iluminação artificial e é muito frio no parapeito de uma janela no inverno.
Preparação para sementeira
A berinjela é melhor semeada imediatamente em vasos grandes de turfa. No entanto, eles exigem imediatamente muito espaço no peitoril da janela. Portanto, a princípio elas são semeadas em uma pequena caixa comum e, após o cultivo de mudas, são mergulhadas em vasos. No entanto, as berinjelas respondem mal à colheita, interrompendo o crescimento por um longo tempo, muitos jardineiros plantam sementes em pequenos copos separados e, à medida que as mudas crescem, elas a transferem para vasos grandes, sem atrapalhar o sistema radicular.
Se houver turfa e areia, o solo para mudas pode ser produzido de forma independente, misturando o solo do jardim e a turfa ao meio e adicionando dez por cento da areia. Cerca de 50 g de qualquer fertilizante mineral complexo e um punhado de cinzas de madeira são imediatamente adicionados a um balde dessa mistura. O solo resultante deve ser desinfetado despejando-o com uma solução rosa de permanganato de potássio. No entanto, para o cultivo de uma pequena quantidade de mudas, é mais fácil comprar solo pronto em uma loja.
As sementes também são desinfetadas antes da semeadura, usando uma solução escura de permanganato de potássio. A desinfecção das sementes dura 20 a 30 minutos, após o que é obrigatório enxaguar com água limpa. É aconselhável endurecer as sementes na geladeira (em um tecido úmido por 3-4 dias).
Além disso, vale a pena tratar sementes de berinjela e um estimulador de crescimento, esse processo aumenta a germinação das sementes e fortalece as plantas futuras. Você pode usar Epin-Extra ou Zircon, estritamente de acordo com as instruções. Alguns jardineiros germinam sementes antes da semeadura, mas isso não é necessário: você pode semear imediatamente após a geladeira.
Semeando sementes para mudas
A mistura de solo preparada é derramada em pequenos copos (por exemplo, de creme de leite).
- Disponha em xícaras de 2-3 sementes.
- Adormecemos com uma camada de solo com cerca de 1,5 cm de altura.
- No topo, você pode simplesmente colocar uma camada de neve em alguns centímetros. Derretido, satura uniformemente o solo. Além disso, a água da neve ativa bem os processos de crescimento.
- Cobrimos os copos com vidro ou um filme transparente e colocamos em um local quente, a temperatura antes da emergência é necessária 25-28 ° C. Se o solo secar antes da emergência, deve ser cuidadosamente polvilhado com água.
Cuidados com Mudas
À medida que as mudas aparecem, os óculos devem ser rearranjados em um peitoril da janela bem iluminado, com uma temperatura de 16 a 18 ° C. Este modo é necessário por cerca de uma semana, depois a temperatura é aumentada gradualmente para 23-25 ° C e deixada como tal até o final do cultivo de mudas. As piores mudas são cuidadosamente removidas, deixando no copo a mais forte.
As mudas são regadas com água tratada a uma temperatura de 30 a 32 sobreDe 1 a 2 vezes por semana, mas com moderação: devido à desoxidação do solo, o risco de desenvolver uma muda de perna negra aumenta. 12-14 dias após a germinação, dê uma cobertura fraca: 1 colher de sopa de qualquer fertilizante nitrogenado em um balde de água.
As mudas crescem desigualmente, e o transbordo para vasos maiores deve ser realizado seletivamente. Nesse caso, você deve tentar extrair um arbusto do copo com todo o solo disponível. O volume ideal de recipientes para a vida subseqüente das mudas é de cerca de um litro, o solo é o mesmo dos copos. Plantas manuseadas sem aprofundamento, apenas espécimes fortemente alongados podem ser plantados um pouco mais fundo do que cresceram em xícaras.
Durante 2-3 semanas, dias antes do transplante de mudas para os canteiros, eles são temperados, levando-os para a varanda primeiro muito brevemente. Nesse caso, a temperatura não deve ser muito baixa: 12-14 sobreC para mudas já não é suficiente. Antes do plantio, as mudas são bem regadas. Pronto para o plantio de mudas deve ter uma altura de 20 a 25 cm e 5-8 folhas verdes grandes. Se os botões já surgiram - muito bom.
Transplantar mudas em canteiros
Ao cultivar berinjelas nos Urais em uma estufa, você pode plantá-las no início de maio, mas elas costumam fazer isso por volta de 20 de maio. Com a falta de calor, cubra adicionalmente com materiais não tecidos. Em campo aberto, o plantio de mudas aqui pode ser planejado não antes de meados de junho, quando o solo esquenta bem. E mesmo neste momento, os arcos devem ser instalados, cobertos com um filme, depois substituídos por um palmo, e até o final de junho eles removerão o abrigo apenas durante o dia.
Aterragem
É possível plantar mudas de berinjela no jardim somente quando o solo tiver esquentado pelo menos 15 sobreC. Isso significa que nos Urais não será possível sem a preparação preliminar e séria do leito. Para berinjelas, é necessário construir camas quentes. Para fazer isso, escolha um local bem iluminado, fechado contra ventos frios.
No verão passado, um poço foi preparado com uma profundidade de 20 a 25 cm ao longo do comprimento e largura das futuras camas. Vários resíduos orgânicos são colocados nele: serragem, folhagem, galhos de árvores, grama cortada, lixo doméstico, etc. Se houver turfa, polvilhe cuidadosamente a cama. Periodicamente, regue tudo com infusões de verbasco ou fezes de frango. O outono adormece o solo originalmente removido.
Os lados das camas altas resultantes são fechados com qualquer material plano. Na primavera, a cama é bem polvilhada com cinzas de madeira e derramada com água morna com a adição de verbasco.Após a rega, cubra com um filme para amadurecer o solo. No dia anterior ao transplante das mudas, o solo é afrouxado e, em seguida, são feitos furos do tamanho necessário. O esquema de plantio depende da variedade, mas entre os arbustos não deve ser inferior a 35 cm e entre fileiras - de 50 a 70 cm.
Ao plantar, as mudas não são enterradas, são plantadas diretamente, sem inclinação. Os vasos de turfa são plantados juntamente com as mudas; as mudas que não são de turfa são transbordadas com todo o conteúdo do vaso. Vale a pena fornecer pinos imediatamente, se os arbustos no futuro exigirem liga. As mudas no jardim são regadas com água morna e o solo é coberto com palha. Certifique-se de cobrir o jardim com um filme.
Plantio de Estufas
Berinjela nos Urais é muito mais cultivada em estufas. Em estufas, especialmente policarbonato, a temperatura necessária é atingida muito cedo. Mas muito antes de plantar, prepare cuidadosamente as camas. No outono, todos os detritos das plantas são removidos e o solo é preparado. Se houver doenças de plantas, é melhor substituir completamente todo o solo. No outono, eles cavam a terra com fertilizantes.
Na primavera, uma semana antes do transplante, o jardim é regado com uma solução fraca de sulfato de cobre e coberto com um filme. Após 1-2 dias, o filme é removido e o solo pode atingir um estado em que será possível trabalhar com ele. Está bem solta, nivelada com um ancinho e plantada mudas. Os padrões de plantio são os mesmos que fora da estufa. Para variedades altas, você pode aplicar um ajuste quadriculado.
Vídeo: plantando berinjela nas camas
Semeando no jardim
Mesmo no sul do nosso país, quando cultivam berinjelas, raramente ficam sem mudas. Nos Urais, isso não é realista, embora você possa tentar escolhendo híbridos iniciais extras para isso. Nesse caso, o uso de estufas não tem uma vantagem séria sobre o solo não protegido.
Para obter uma colheita das berinjelas mais precoces, as sementes devem ser semeadas no jardim no início de maio. Para fazer isso, o canteiro do jardim deve estar totalmente preparado no outono, incluindo a construção de um abrigo de filmes. No momento da semeadura, o solo a uma profundidade de 10 cm deve aquecer a pelo menos 15 ° C. Então, primeiro você tem que derramar a cama com água quente e depois cobri-la por vários dias com um filme.
As sementes são semeadas muito densamente: sua capacidade de germinação em condições tão difíceis será muito menor que o normal. Nas fileiras dispostas após 50-60 cm, as sementes são semeadas a cada 5-6 cm. Após a emergência, as mudas são afinadas várias vezes, removendo as amostras mais fracas. O filme é removido apenas no verão atual.
Cuidado de pouso
Berinjela após o transplante no início cresce muito lentamente, o crescimento é retomado somente após duas semanas. Nessas duas semanas, você só precisa garantir que o solo esteja levemente úmido e solto. Os cuidados subseqüentes incluem rega, cobertura, afrouxamento e formação de arbustos.
Berinjela em campo aberto
Por que você precisava de vasos grandes para mudas? Bem, se houvesse espaço suficiente para segurá-la em casa por cerca de três meses, até a hora de colocar os brotos. Então haverá mais chances de que em campo aberto a colheita seja normal. Acabou por filmar filmes de arcos nos Urais apenas em julho. A partir da segunda quinzena de junho, as berinjelas abrem durante o dia, mas devolvem o abrigo para a noite. E em agosto, o resfriamento pode voltar e as plantas precisarão ser encerradas novamente: não constante, mas com uma clara redução de temperatura.
É necessário regar constantemente: o solo na cama com berinjela deve estar sempre levemente úmido. Deve ser regada com água aquecida ao sol, debaixo da raiz. Até que os botões se abram, o jardim é regado uma vez por semana: de manhã ou à noite, gastando cerca de 1 m em um balde de água2. Após a floração, regue com mais frequência. Após cada rega ou chuva, o cultivo é realizado, acompanhado pela destruição de ervas daninhas.
Beringela hobbing nos Urais não é usada. Até que a fruta esteja endurecida, a cobertura não é realizada, mas são administradas duas vezes por mês. Inicialmente, são utilizadas infusões de verbasco ou excremento de aves e, durante o período de crescimento intensivo dos frutos, não é necessário fornecer nitrogênio; portanto, apenas superfosfato e sulfato de potássio são utilizados. Você pode substituir fertilizantes minerais por infusão de cinzas de madeira.
A formação de arbustos em campo aberto na região de Ural não está envolvida. No entanto, quando as plantas atingem 40 cm, elas beliscam o topo. Depois disso, apenas o número de ovários é normalizado, deixando no máximo 5-6 amostras maiores no mato. Depois de remover os ovários extras, todas as flores recém-formadas são cortadas. Quebre as folhas, cobrindo os frutos do sol.
Berinjela em estufa
Berinjelas nos Urais também exigem cuidados incansáveis na estufa: mesmo em terrenos abrigados, o sucesso de um evento depende do clima atual. Berinjela precisa de luz solar e calor real e estável. A iluminação pelo sol deve ser máxima e a temperatura dentro da estufa deve ser de cerca de 25 a 30 sobreC, quase na ausência de flutuações diurnas. E se, no caso de clima quente na estufa, você puder facilmente manter a temperatura, basta abrir a janela e as portas, e ainda assim feche-as à noite.
Assim, acontece que não será possível cultivar berinjela nos Urais, chegando à cabana apenas nos fins de semana.
A rega na estufa precisa de mais frequência do que fora dela. O regime de alimentação não difere daquele quando cultivado em campo aberto, mas a formação de arbustos é obrigatória. Quando a berinjela crescer até uma altura de 30 cm, aperte a parte superior da haste principal e, em seguida, os brotos laterais começarão a crescer. Eles podem deixar 4-5 peças. Certifique-se de remover todas as folhas amareladas e as que cobrem os frutos da luz.
Na estufa, também é desejável a polinização artificial adicional das flores, que é realizada transferindo o pólen de uma flor para outra com um pincel. Este procedimento é especialmente importante quando a umidade na estufa é muito alta.
Colheita e armazenamento
Frutos de berinjela nos Urais não estão prontos para a colheita até agosto. No clima ideal de verão, no campo aberto do mato você pode colher não mais que 5-7 frutas, e na estufa apenas algumas variedades produzirão uma quantidade maior. As beringelas são removidas na fase da maturidade técnica: devem crescer até o tamanho característico da variedade, adquirir a cor desejada e obter carne comestível carnuda. As sementes na fase de maturação técnica ainda são brancas, macias ao toque, completamente verdes. A colheita deve ser removida semanalmente, é melhor cortar os frutos com tesouras de podar, juntamente com o pedúnculo. Berinjelas maduras são adequadas apenas para sementes.
A berinjela é armazenada por um período muito curto: esse período raramente chega a um mês. Eles devem ser armazenados junto com os caules, a temperatura ideal ao mesmo tempo 1-2 sobreC, umidade relativa 85-90%. Como é difícil armazená-los, eles tentam processar os frutos nos primeiros dias após a remoção.
Vídeo: Colheita de berinjela
Nos Urais, o verão é muito curto, é completamente insuficiente para o cultivo de berinjela em campo aberto. No entanto, o cultivo em estufa geralmente leva ao sucesso garantido. Mas, mesmo em estufas, plantam principalmente variedades e híbridos maduros iniciais, e até o cultivo em estufa exige muito esforço e esforço.