Plantar feijões encaracolados decorativos e cuidar dele não levará muito tempo, e a fragrância brilhante das flores por muito tempo. A planta sobe para qualquer suporte, eles podem decorar o mirante, a parede da casa, apenas esconder edifícios desagradáveis. Em muitas variedades, os frutos são comestíveis.
Descrição e características da planta
Na maioria das vezes, em nossos sites, você pode encontrar feijões decorativos com flores roxas e vermelhas brilhantes. Mas a variedade de suas cores é muito mais rica. Acredita-se que a cor púrpura das flores seja inerente a várias variedades de feijão, o vermelho ardente é uma variedade separada. Atualmente, acredita-se que isso não seja inteiramente verdade: a variedade de novas variedades cobre todas as variações concebíveis de cores.
O feijão cresce muito rapidamente, muitas variedades atingem uma altura de 5 m e, durante todo esse trecho, os brotos tentam agarrar alguma coisa. É uma cultura que adora calor, mas não requer condições especiais, cresce bem em qualquer área ensolarada. Na sombra, ele se sente um pouco pior, mas também agrada ao proprietário com flores muito bonitas. Os frutos de muitas variedades são comestíveis, no entanto, poucos jardineiros os comem, preferindo plantar variedades de grãos ou aspargos separadamente em uma cama pequena para isso.
Como qualquer outro feijão, o decorativo satura o solo ao seu redor com nitrogênio, absorvendo-o das profundezas do solo e do ar e traduzindo-o em compostos digeríveis que se acumulam nos nódulos radiculares. Nesse sentido, no final da temporada, as plantas não se soltam: elas são cortadas na superfície do solo, deixando as raízes no lugar.
As batatas plantadas nas proximidades aumentam significativamente sua produtividade devido à capacidade do feijão de melhorar a fertilidade do solo. E a massa verde de feijões decorativos removidos no outono é enviada para um poço de compostagem, onde enriquece a composição dos resíduos vegetais coletados com um grande número de nutrientes.
Solanaceae, crescendo próximo ao feijão, não é afetada pela praga tardia. Ela não gosta do aroma e do besouro de batata do Colorado.
A pátria dos feijões decorativos é a América Latina, cujo nome original se traduz em "veleiro", devido ao formato da flor. Frutos maduros são grãos grandes e ásperos. São eles que são coletados para repetir o plantio no próximo ano ou para construir um muro de flores em uma nova área.
Vídeo: Tudo sobre o feijão Feijão turco
Variedades de Feijão Decorativo
Atualmente, mais do que outros são conhecidos e encontram sua aplicação na decoração de variedades de parcelas:
- Mamute - feijão com flores brancas de vários tons e tamanhos. A maior variedade de flores.
- Dolichos roxo - feijão com flores roxas. Essa variedade é freqüentemente chamada de lilás encaracolado. Dolichos é um exemplo raro de feijão com um aroma agradável; portanto, seus galhos com flores grandes são frequentemente adicionados aos buquês. As inflorescências ficam bem em vasos com água por até 2 semanas.
- Duas cores - sob esse nome, eles unem um grupo de variedades que diferem de outras em uma combinação de duas cores: algumas das flores são de um branco puro, outras são pintadas de vermelho saturado.
- Feijão turco - uma variedade popular, tem flores vermelho-alaranjado, até ardentes e escarlates. Uma das variedades mais cultivadas para decorar o site. Com o plantio oportuno, as plantas florescem durante o verão.
- Alpinista - uma variedade de flores vermelhas brilhantes (muitas vezes até bordô). Nos últimos anos, é ele quem substitui o feijão turco.
Algumas variedades de feijão de aspargos, por exemplo, o néctar dourado, também costumam ser posicionadas como decorativas. Há um pouco de confusão sobre esse assunto, devido ao fato de muitas variedades encaracoladas de feijão vegetal poderem servir de decoração para o jardim, além de ser uma cultura cultivada para consumo como produto alimentício.
Plantando feijão decorativo
Na maioria dos casos, o feijão é cultivado semeando diretamente o campo aberto. Afinal, não há grande sentido em desperdiçar energia em mudas aqui, a beleza pode esperar dias quentes, e esses grãos não são especialmente cultivados para alimentação. No entanto, também existe uma opção de plantio, em regiões com clima severo e nos casos em que você deseja criar um belo muro no país o mais cedo possível. É verdade que as mudas terão que mexer, lembrando também o fato de que o feijão é extremamente doloroso para qualquer transplante.
Vídeo: arbustos de feijão Dolichos no site
Tempo de pouso
A semeadura em campo aberto não é muito cedo, o solo para semeadura deve esquentar: as sementes começam a germinar a uma temperatura de 8 a 10sobreC, e as mudas são muito sensíveis à geada e morrem a -1sobreC. A temperatura ideal para o seu crescimento é 20-25sobreC. Na região central, as datas de desembarque são meados de maio, e no norte, os primeiros dias de junho. No sul, todos os tipos de feijão são semeados em abril. Se as sementes são semeadas em solo frio, sua germinação é bastante reduzida e, às vezes, morrem completamente. Um marco aproximado é o momento em que os pepinos são semeados, os quais, como os feijões, têm medo de geada.
O feijão decorativo para mudas começa a crescer no final de março ou início de abril, nas regiões norte - mais perto do final de abril. Se acontecer que a semeadura foi feita muito cedo e as mudas cresceram mais, você terá que providenciar apoio para isso, ao qual os caules longos estão amarrados. Para esse efeito, você pode colar delicadamente, por exemplo, um lápis ao lado do broto.
Plantio de mudas
As mudas terão que ficar em casa por cerca de um mês, normalmente crescerão no solo de qualquer composição, exceto argila, mas é melhor misturar terra e areia na proporção de 2: 1 e adicionar um punhado de cinzas ao balde da mistura.
A semeadura de mudas deve ser feita em vasos individuais: o feijão não tolera o transplante com danos às raízes. Você também pode usar os descartáveis com fundo removível, mas os turfosos são a melhor opção - o pouso em campo aberto será completamente indolor. Você pode usar comprimidos grandes de turfa.
As sementes de feijão são grandes e, antes da semeadura, são fáceis de calibrar, descartando as menores e mais afetadas pelas pragas. Em seguida, é recomendável mergulhar as sementes em água até o inchaço (por 12 a 16 horas), sem esperar pela mordida.
Alguns jardineiros os preparam previamente em uma solução de permanganato de potássio e até os absorvem em estimulantes de crescimento. Tudo isso, é claro, pode ser feito, mas não é necessário se envolver em operações opcionais no caso de cultivar uma cultura decorativa.
Os grãos são semeados a uma profundidade de cerca de 2 cm. Geralmente surge bem; portanto, basta colocar um feijão em uma panela ou tablete, mas se houver muitos deles e houver dúvidas sobre a germinação, você pode colocar 2-3 pedaços e, em seguida, remover com cuidado os brotos extras.
A temperatura na qual as mudas devem ser cultivadas é de 18 a 22 ° C, mas após a emergência, ela deve ser reduzida em vários graus por 3-4 dias. O cultivo de mudas não requer cuidados especiais além da rega periódica. Os arbustos não precisam ser formados por beliscões ou podas. Não será necessário para este mês e cobertura.
Se o solo era muito magro e as mudas estão crescendo lentamente, você pode regá-lo com infusão de cinzas.
Você pode transplantar mudas no jardim antes que duas folhas reais se desenvolvam. Não deve ser mantido em casa por muito tempo, mas se o transplante for realizado junto com uma panela de turfa, não haverá risco. Apenas uma semana antes do plantio, você precisa preparar os arbustos, levando-os periodicamente à varanda e acostumando-se ao ar fresco.
Plantando mudas no jardim
Os feijões decorativos são menos exigentes em condições do que as variedades vegetais. Ainda assim, a cama deve ser preparada com antecedência, introduzindo a dose habitual de fertilizante. Pode ser húmus ou composto, mas não adubo fresco. Qualquer composição mineral com foco em fósforo e potássio também é adequada: não é necessário muito nitrogênio do feijão. Este item causa crescimento excessivo da massa vegetativa em detrimento da floração intensa.
Se houver argila na área, ao cavar é necessário adicionar areia, se o solo for muito ácido - giz.
O plano de plantio de feijões decorativos é esse, pois seu principal objetivo é decorar o local. Portanto, o próprio proprietário decide se será uma cama ou uma fileira ao longo da parede ou da cerca, mas a distância entre as plantas deve ser de pelo menos 20 cm e preferencialmente de 30 a 40 cm.Se houver várias fileiras, deixe entre 40 e 50 cm entre elas dependendo de como você pode construir os suportes.
A técnica de plantio de mudas é comum: nos locais selecionados, eles cavam buracos no tamanho do vaso e enterram as mudas neles quase sem aprofundar, após o que despejam bastante água morna e cobrem o solo.
Semeando no chão
Semear diretamente no jardim é a maneira mais comum de plantar feijão decorativo, na maioria das vezes o faz. No caso de solo leve e quente, o feijão é semeado em uma superfície plana.
Se a água subterrânea estiver próxima, construa um leito elevado.
O padrão de semeadura é o mesmo do plantio de mudas: entre os buracos, as distâncias variam entre 20 e 40 cm.Um plantio mais denso dá uma sólida parede em branco, mas as plantas se desenvolvem pior, florescem de maneira não tão elegante. Em cada poço, 2-3 grãos são semeados a uma profundidade de 1,5 a 2 cm; em seguida, um leito de um regador com um filtro é abundantemente regado e o solo é coberto com qualquer material solto. Se a ameaça de geada persistir, as plantações serão temporariamente cobertas com um pedaço de madeira. As mudas em excesso são cortadas cuidadosamente alguns dias após o aparecimento.
Cuidado
O cuidado com o feijão é simples e inclui o cultivo sistemático do espaçamento entre linhas, capina, cobertura e rega. O afrouxamento é realizado após cada rega e chuva, é combinado com a remoção de ervas daninhas. Com o crescimento dos arbustos, o afrouxamento será mais difícil, portanto, é aconselhável fazer a cobertura do solo. Quando os arbustos crescem entre 12 e 15 cm, eles são levemente cobertos de terra.
O feijão é uma planta que adora calor, portanto, se foi plantada muito cedo, na primeira vez é necessário monitorar o clima e, possivelmente, cobrir as plantações com materiais não tecidos. Como alternativa, você pode construir uma pequena estufa temporária. Plantas adultas suportam temperaturas próximas a 0sobreC.
Como regar feijões
Todos os tipos de feijão são regados, incluindo grãos decorativos, com pouca frequência e moderação, evitando a secagem excessiva do solo. Isso deve ser feito sob a raiz, à noite, a água se levantou e aqueceu ao sol durante o dia. No caso de tempo seco, a rega é necessária duas vezes por semana.
É aconselhável direcionar a água diretamente para as raízes, especialmente tomando cuidado para não embeber as flores e os brotos. Portanto, um filtro é frequentemente removido do regador para que a água caia entre as fileiras ou, com uma única plantação de fileiras, mais próxima da base dos arbustos.
Imediatamente antes do início da floração, o solo pode secar levemente por vários dias: isso causa o aparecimento de mais botões, mas a rega continua, como de costume. É melhor cobrir o solo ao redor dos grãos com qualquer material solto (turfa, húmus, serragem, palha picada) para que a umidade seja melhor preservada.
Top vestir
Os feijões decorativos são alimentados com qualquer fertilizante mineral ou natural, exceto o adubo fresco. Os fertilizantes que seus produtores são aconselhados apenas duas vezes:
- Quando duas folhas reais crescem (por 1 m2 adicione 1 g de uréia, 15 g de superfosfato e 10 g de qualquer sal de potássio).
- No momento do aparecimento dos botões (a mesma composição, excluindo a uréia).
Se acontecer que a floração não é tão exuberante quanto o esperado, o solo pode ter se esgotado e, nesse caso, o molho deve ser administrado mais agitando um punhado de cinzas de madeira e duas colheres de sopa de superfosfato em um balde de água, após o que se deve repousar por um dia, diluindo outro 2 -3 vezes com água e despeje sobre esta solução de plantio.
Liga
Após o crescimento intensivo do feijão, os brotos precisam ser direcionados apenas na direção desejada e eles mesmos trançam rapidamente o suporte existente. Dessa maneira, você pode criar qualquer composição conveniente construindo obstáculos artificiais. Pode ser uma parede, uma pirâmide, um cone, um cilindro e até uma bola.
Bean gosta de suportes de madeira, por algum motivo envolve muito mais o metal e o plástico, e às vezes ela precisa ajudar. Se os feijões se recusarem a embrulhar objetos de plástico, você só precisará amarrar seus brotos com barbante macio em 2 ou 3 lugares, e provavelmente irá para onde o jardineiro quiser.
Quando os grãos desbotam e formam vagens, eles podem ser agrupados - eles também parecem impressionantes. Após a secagem, são coletadas para descascar as sementes, que, após uma breve secagem, são despejadas em sacos de papel e armazenadas em local seco.
O haricot decorativo é uma das plantas mais fáceis de cultivar, o que permite transformar uma casa de veraneio com um gasto mínimo de trabalho e investimentos financeiros. Ele permite que você construa um canto sombreado no site, decorado com flores coloridas. Essa cultura é justamente popular e é encontrada na maioria das áreas suburbanas.