Berinjela refere-se a vegetais, cujo cultivo nem todo jardineiro toma. É muito termofílico e tem uma longa estação de crescimento. Em campo aberto, ela não é plantada em todos os lugares: na faixa do meio, a semeadura de berinjela pode não trazer o sucesso esperado. No entanto, sua tecnologia agrícola não exige nada de especial: leva tempo, calor, umidade e solo muito fértil.
Escolhendo um local para plantar, preparar solo e canteiros
Berinjela é muito exigente nas condições, não vai crescer onde necessário. Como os "pequenos azuis" são muito termofílicos, eles escolhem um lugar para uma cama bem iluminada pelo sol, protegida dos ventos frios. Portanto, nas proximidades deve haver a parede da casa, uma cerca em branco ou uma fileira de arbustos. É inaceitável plantar berinjela em planícies onde a água da chuva se acumula ou onde a água subterrânea passa perto: a colheita necessita muito de umidade, mas não pode tolerar o encharcamento.
Os melhores solos são leves, mas são intensos em água, com uma reação neutra do meio ambiente. Mesmo uma pequena quantidade de areia é adicionada aos solos argilosos e a argila não é adequada para a berinjela: esses solos precisam ser corrigidos por mais de um ano. A cama pode ter qualquer tamanho conveniente, mas eles começam a prepará-la no outono, cavando cuidadosamente a área com a adição de grandes doses de fertilizantes orgânicos e, ao mesmo tempo, removendo ervas daninhas perenes. Tudo, exceto estrume fresco, servirá.
Ao cavar por 1 m2 leve um balde de serragem e estrume apodrecido, além de até dois baldes de turfa. Se não houver turfa, a quantidade de húmus (ou bom composto) deve ser dobrada. Além de produtos orgânicos, adicione um pote de litro de cinza de madeira e uma pequena quantidade de fertilizantes minerais (por exemplo, 2-3 colheres de sopa de nitrofosfato). No entanto, se houver uma quantidade suficiente de turfa e húmus de alta qualidade, os fertilizantes minerais podem ser dispensados.
Como as berinjelas gostam muito de calor, para elas, especialmente nas regiões não muito ao sul, costumam preparar camas quentes. Para isso, cavar um buraco de até 20 cm de profundidade. Coloque galhos, galhos de árvores, folhas caídas, serragem, lixo doméstico, resíduos alimentares etc. A pilha resultante é generosamente regada com infusão de esterco ou fezes de pássaros e, em seguida, é derramada uma camada de solo fértil. para que você tenha uma cama de até 30 cm de altura.
Os lados das camas, se necessário, são fechados com qualquer material plano, por exemplo, tábuas largas antigas. No inverno, a camada superior é novamente desenterrada e aguardando a primavera. Na primavera, pouco antes do transplante, a cama é afrouxada novamente e, no dia anterior ao plantio, é bem derramada com água morna. É aconselhável adicionar um punhado de verbasco ou fezes de aves muito pequenas a um balde de água.
Preparando o material de plantio
Berinjela tem uma estação de crescimento muito longa. Portanto, as mudas não podem ser cultivadas em quase nenhuma zona climática sem o cultivo de mudas, e as mudas começam a ser preparadas a partir do final do inverno. Semear no jardim é possível apenas no sul do nosso país, e mesmo lá eles não podem ficar sem mudas para obter as primeiras colheitas. No momento do plantio no canteiro, as mudas devem estar em vasos por mais de dois meses, de modo que a berinjela em casa é uma das primeiras a ser semeada.
Como testar sementes para germinação
De todas as variedades de berinjela disponíveis, você precisa escolher entre zonas. Deve-se ter em mente que na região central em campo aberto, somente as variedades precoces ou mesmo super-precoces podem ser cultivadas. Vale a pena olhar para o que a variedade é recomendada: para estufas ou áreas abertas. Se as sementes não forem muito frescas, ainda no inverno, não poupe tempo e verifique se há germinação, pois mesmo essa verificação pode levar até duas semanas.
Portanto, no inverno, você precisa obter algumas sementes da bolsa (não é uma pena, mas não menos que 6 peças) e deixe de molho por um dia na água, depois espalhe sobre um pano úmido e coloque em um local quente (cerca de 30 ° C). De manhã e à noite é necessário realizar uma auditoria e, se necessário, umedecer o tecido. Se em 7 a 10 dias nesse calor pelo menos metade das sementes morder, você não poderá comprar novas.
Quantas berinjelas brotam
Sementes de berinjela "espertinho", germinam lentamente. É difícil dizer exatamente quanto tempo eles precisam para isso: quando semear com sementes secas, os primeiros brotos podem aparecer em sete dias e, em seguida, novos ciclos podem ser esperados diariamente. Esse processo pode durar até três semanas, o que, é claro, é inaceitável. Portanto, as sementes de berinjela devem ser preparadas para a semeadura. Além de verificar as sementes quanto à germinação, este processo inclui:
- Sua desinfecção em uma solução de permanganato de potássio.
- Endurecimento de sementes na geladeira.
- Tratamento estimulante do crescimento.
É possível plantar sementes frescas de uma saqueta imediatamente, secas? Claro que você pode. Em condições criadas adequadamente, elas certamente aumentarão. Basta fazê-lo, eles serão esticados, o que é muito inconveniente para o jardineiro: afinal, os brotos devem ser urgentemente colocados em um local fresco e, para a aparência do próximo, você precisa de calor. O dilema ...
Imersão e tratamento de sementes
As sementes caras e de marca não podem ser desinfetadas, as grandes organizações comerciais tentam vender apenas as saudáveis. Mas será mais confiável tratá-los por 30 minutos com uma solução escura de permanganato de potássio, após o que é bom lavar com água pura. Nesse caso, parte das sementes, as mais frágeis, aparecerão. Não pense que eles são completamente inúteis, são simplesmente mais fracos que outros. Portanto, se houver muitas sementes, o pop-up poderá ser jogado fora. Se você precisar economizar, vale a pena plantar as sementes separadamente: leves e pesadas se desenvolverão em velocidades diferentes.
Como no nosso caso, planeja-se cultivar berinjela em campo aberto, é necessário endurecê-las. Para fazer isso, as sementes são primeiro embebidas (embora, é claro, elas já estejam molhadas com a gente!). Mas você precisa mantê-los por mais algumas horas em água morna (trinta graus) até que inchem qualitativamente, coloque-os em um pano úmido e mantenha-os alternadamente no calor e na geladeira por 4-6 dias, com uma frequência de 10 a 12 horas.
Como acelerar a germinação de sementes
Mesmo as sementes de berinjela encharcadas e endurecidas brotam por um longo tempo e se esticam, para que ainda possam ser ajudadas. A berinjela é um desses exemplos de vegetais, cujo cultivo não deve ser negligenciado antes do tratamento das sementes com estimulantes de crescimento. Os estimulantes de tratamento precisam de sementes inchadas, mas ainda não chocadas.
Para isso, você pode usar, por exemplo, Epin-Extra ou Zircon estritamente de acordo com as instruções no rótulo. Eles contribuem para o aumento da germinação, bem como o desenvolvimento de mudas. Você pode manter as sementes nessas preparações por um longo período, até um dia, mas o tempo padrão é de 8 a 10 horas. Existem muitos medicamentos semelhantes, por exemplo, ácido succínico bastante barato (0,2 g / l), mas em casa, por exemplo, o suco de agave diluído em água 5 a 10 vezes funciona da mesma forma.
Além desses medicamentos, a infusão de cinzas de madeira contribui para a aceleração da germinação das sementes. 4-5 colheres de sopa insistem por dia em 1 litro de água, depois as sementes são mantidas por 6-8 horas. Mesmo embebendo as sementes em água com neve acelera um pouco a germinação. Qualquer um desses efeitos acelera o surgimento de mudas em 2-3 dias, mas, o mais importante, reduz o tempo de germinação das sementes de berinjela.
Germinação de sementes
Após todos os procedimentos descritos, parte das sementes certamente morderá, e sua germinação adicional não é necessária. As sementes preparadas dessa maneira estão prontas para a semeadura. Mas alguns jardineiros tentam esperar que quase todas as sementes eclodam e as plantam já com caudas. Não há grande sentido nisso, apenas a semeadura será difícil: devemos tentar não quebrar essas caudas.
Mas os amantes de mexer ainda brotam. A maneira mais fácil de fazer isso é colocar as sementes preparadas novamente em um pano úmido, criar condições de efeito estufa para elas (por exemplo, envolvê-las em um saco plástico e, se for o caso, colocá-las em uma placa de Petri) e colocá-las em um local quente com uma temperatura de cerca de 28 sobreC. A auditoria é realizada duas vezes por dia: as caudas precisam crescer mais de 6-8 mm, não devem ser fornecidas.
Semeando sementes para mudas
As mudas de berinjela devem ser plantadas em casa: a opção de estufa é adequada apenas no sul do país. Embora, na presença de uma estufa aquecida, isso possa ser feito em qualquer lugar.
Quando plantar berinjela para mudas
No sul do nosso país, as mudas já estão sendo cultivadas no início de fevereiro, ou mesmo antes, e mesmo na faixa do meio, isso é feito no inverno. As sementes de berinjela eclodem firmemente, e as mudas crescem lentamente; portanto, em meados de fevereiro, é necessário preparar recipientes, mistura de solo e sementes para o plantio, a fim de plantá-las o mais tardar no início de março. Se você não tiver tempo de terminar a semeadura antes de meados de março, não poderá iniciá-la; será mais confiável comprar mudas prontas no mercado no final da primavera.
Técnica de semeadura
É melhor semear imediatamente as sementes em vasos de tamanho médio ou até grande, mas mais frequentemente as sementes são semeadas primeiro em uma pequena caixa comum e depois plantadas em vasos. Para o cultivo de um pequeno número de arbustos, é mais fácil comprar solo em uma loja. Se a mistura do solo for preparada de forma independente, uma das melhores receitas é a turfa com um bom solo de jardim (1: 1) e a adição de 10% de areia pura. Um punhado de cinzas de madeira e vinte gramas de uréia são adicionados a um balde dessa mistura.
É necessário desinfetar o solo: derrame-o com uma solução leve e quente de permanganato de potássio. Este trabalho deve ser concluído aproximadamente 5 a 7 dias antes da semeadura. Semear é simples. Eles são bastante grandes, podem ser facilmente tomados com uma pinça, uma de cada vez, e dispostos em uma caixa com o solo. A maneira mais fácil é espalhar as sementes de acordo com o padrão de 5 x 5 cm e preenchê-las com uma pequena camada da mistura do solo. Imediatamente após a semeadura, as culturas devem ser derramadas cuidadosamente com água limpa e cobertas com um filme.
Até que as primeiras fotos apareçam, você precisa manter uma temperatura de 25 a 28 ° C, isto é, uma semana ou meia. Além disso, a caixa deve ser colocada em um peitoril da janela bem iluminado. Dentro de 5-6 dias, não deixe a temperatura subir acima de 16-18 sobreC, caso contrário, em vez de desenvolver as raízes, as mudas rapidamente se esticarão e as mudas serão impróprias. Então a temperatura deve ser aumentada gradualmente para 23-25 ° C, à noite - um pouco mais baixa. Tal calor e luz brilhante serão exigidos pelas mudas até o plantio no jardim.
Cuidados com Mudas
Os cuidados com as mudas incluem o monitoramento da temperatura e das condições de luz, rega moderada periódica, algumas adubações e, se a semeadura foi realizada em uma caixa, colheita oportuna. É necessário regar apenas com água morna, sem excesso: no solo sem sementes, as mudas rapidamente adoecem com uma perna preta. A secagem do solo não deve ser permitida, pois isso leva a uma lignificação prematura do caule e a uma queda acentuada na quantidade da colheita futura.
A primeira vez que as mudas são alimentadas uma semana e meia após o aparecimento dos primeiros brotos, a segunda - duas semanas após a colheita. A maneira mais fácil é usar curativos prontos para mudas; você pode usar qualquer fertilizante mineral completo de acordo com as instruções.
Se as sementes foram semeadas em uma caixa comum, em breve as mudas precisarão ser repicadas em vasos de turfa separados com a mesma composição do solo. As mudas de berinjela crescem desigualmente, e a colheita deve ser feita seletivamente, pois as mudas adquirem duas folhas verdadeiras. Os mais fracos são melhores para jogar imediatamente. E pronto para mergulhar após uma boa rega, tente cavar fora da caixa junto com um pedaço de terra, sem quebrar as raízes.
Comprimir as raízes durante um mergulho é indesejável. Eles só podem ser ligeiramente encurtados se os galhos forem tão grandes que não cabem em uma panela de turfa. As mudas transplantadas são bem regadas e limpas por vários dias no crepúsculo, após o que são devolvidas às condições normais.
Endurecimento de mudas antes do plantio
10 a 15 dias antes do plantio de mudas de berinjela em campo aberto, elas começam a endurecê-la, acostumando-se gradualmente às condições naturais. Para fazer isso, primeiro reduza a intensidade da irrigação e depois, aos poucos, retire as mudas na varanda. É verdade que a primeira vez que você não deve fazer isso em temperaturas abaixo de 16 sobreC e tolerar mais de 1-2 horas. Aumente gradualmente o tempo.
É igualmente importante ensinar as mudas ao sol escaldante, o que também deve ser feito gradualmente. Primeiro, o "banho de sol" é organizado por 15 a 20 minutos, depois mais.
Plantio de mudas de berinjela em campo aberto
Ao plantar mudas no jardim, deve ter pelo menos 5 a 8 folhas grandes e brilhantes, um caule curto e grosso e uma altura de 22 a 25 cm.
Quando transplantar mudas para o solo
O tempo específico para o plantio de mudas de berinjela é determinado não apenas pelo clima da região, mas também pela natureza do clima atual. A temperatura ideal do ar neste momento deve ser de pelo menos 20 sobreC. Na maioria dos lugares, não é realista esperar, e você precisa plantar berinjela em abrigos temporários. Mas, em qualquer caso, o solo a uma profundidade de 10 a 12 cm deve ser aquecido a um mínimo de 15 sobreC.
Tempo estimado de plantio de mudas de berinjela em várias regiões:
- no sul da Rússia - 25 de abril a 5 de maio;
- na faixa do meio e na Bielorrússia - 25 de maio a 5 de junho;
- na região de Ural, no noroeste e na Sibéria - 10 a 15 de junho.
As mudas são plantadas à noite, quando o sol não está mais fervendo, e ainda melhor se o tempo nublado for previsto nos próximos dias.
Que fertilizantes colocar no buraco ao plantar
Se a cama estiver bem fertilizada no outono, na primavera, quando as camas forem afrouxadas, você poderá espalhar apenas um pouco de cinza de madeira na superfície. Porém, ao plantar mudas, muitos jardineiros também produzem fertilizantes locais em cada buraco. Eles não devem ser muitos, pois os buracos são pequenos, do tamanho da panela. Basta adicionar um punhado de cinzas ou uma colher de chá de azofoska e misturar cuidadosamente os fertilizantes com o solo.
Jardineiros experientes colocam casca de cebola no buraco, que é coletado durante todo o inverno. Pode ser chamado de fertilizante com um estiramento, mas a casca ajuda bem contra várias pragas. A essa altura, a casca está seca, eles a pegam, o quanto cabe na mão, esfregam levemente e jogam no buraco de aterrissagem.
Métodos e esquemas de plantio de berinjela, a distância entre plantios
A opção tradicional de cultivar mudas é em vasos de turfa; portanto, ao plantá-lo, eles não são removidos do vaso, eles são enterrados no buraco completamente. Os vasos são produzidos com diferentes espessuras de parede, é desejável usar os médios para berinjelas, mas as paredes espessas são normalmente embebidas em solo bem regado, as raízes das berinjelas conseguem penetrá-las.
Se as mudas são cultivadas em vasos reutilizáveis com fundo retrátil, antes do plantio, elas devem ser regadas com mais cuidado, mas no máximo 5-6 horas antes de serem removidas da panela, para que, empurrando o fundo, você possa obter um cubo de solo com mudas nas mãos, em vez de desmoronar . Todas as raízes devem ser mantidas o máximo possível.
O mais difícil é extrair as mudas de uma caixa comum, se ela viveu até o verão. Isso requer precisão, já que na caixa as plantas vizinhas estão entrelaçadas com raízes. Portanto, categoricamente não é recomendado que a berinjela seja cultivada em recipientes comuns.
Não importa como e onde as mudas foram cultivadas, todas as distâncias entre os arbustos em campo aberto serão as mesmas. O padrão de plantio é determinado pelas preferências do proprietário e pela variedade de berinjela e, portanto, pelo tamanho do futuro arbusto adulto. As berinjelas são geralmente plantadas em canteiros de largura padrão, de modo que são obtidas duas fileiras com uma distância entre elas de 50 a 70 cm. Nas fileiras entre arbustos, restam 35 a 45 cm, reduzindo esses valores apenas para as variedades de menor crescimento.
Além desse esquema, um quadrado aninhado é frequentemente usado. Nesse caso, os furos são cavados em um padrão quadriculado, a distâncias de 60 cm, tanto nas fileiras quanto entre elas. Se houver muitas mudas, mas não houver espaço suficiente, você poderá atualizar esta opção aumentando a distância para 70 cm e plantando dois arbustos em cada ninho, a menos que, é claro, essa seja uma variedade muito alta.
Profundidade de aterrissagem
Tudo é simples com profundidade. Se as mudas são de alta qualidade, não alongadas, são plantadas com profundidade mínima: 2-3 cm a mais do que ela cresceu em casa. A inclinação, como no caso dos tomates, eles não precisam. Se as mudas não forem muito boas, você pode tentar aprofundar e até inclinar um pouco. Mas essa técnica não ajuda muito a berinjela: se o plantio em profundidade de tomates causa o crescimento de raízes adicionais, elas dificilmente aparecem na berinjela.
Recursos e regras para pouso
Plantar mudas de berinjela não é mais difícil do que pimentões ou tomates, mas deve ser manuseado com mais cuidado. Nos tomates, você pode até quebrar o caule: com o tempo, novos brotos e folhas crescerão, embora a frutificação seja atrasada. Para a berinjela, a perda de até uma das 5-6 folhas disponíveis enfraquecerá bastante as mudas. Se for assumido que os arbustos crescerão altos e precisarão ser amarrados, é melhor prender os pinos ao lado dos buracos com antecedência, para não ferir as raízes em crescimento. Mudas de liga imediatamente após o plantio, provavelmente, não serão necessárias.
Os poços cheios de fertilizantes locais são pré-regados com água morna, dependendo das condições do solo, podem ser necessários até três litros. É mais conveniente plantar berinjela "na lama", mas após o plantio e o preenchimento dos vazios com o solo, a rega deve ser repetida. O solo ao redor dos arbustos deve ser coberto com palha. Mesmo no sul à noite, a cama deve ser coberta primeiro com materiais não tecidos. Alguns jardineiros não os retiram das camas durante todo o verão, colocando-os em suportes especialmente construídos, e apenas ocasionalmente erguem seu abrigo para arejar os arbustos.
Nos primeiros 10 a 15 dias após o plantio, a berinjela quase não cresce. Nesse momento, você pode periodicamente soltar o chão ao redor dos arbustos. À medida que o crescimento recomeça, eles devem ser bem regados com água morna, evitando o alagamento do solo. Depois que os arbustos atingem uma altura de 30 cm, eles beliscam os topos, causando o crescimento de brotos laterais.
Vídeo: plantio de mudas em campo aberto
Plantar berinjela de maneira não-plântula
É possível ficar sem mudas ao cultivar berinjela? Afinal, seria ótimo plantar as sementes no jardim imediatamente! Infelizmente, isso é possível apenas no sul e, mesmo assim, você terá que esquecer os primeiros produtos. Será possível plantar sementes em covas sem abrigo antes de maio, o que significa que apenas as primeiras variedades devem ser selecionadas. Sob abrigos temporários, a semeadura no sul é possível no início de abril, se o solo tiver esquentado pelo menos 14 sobreC.
Com essa semeadura, são feitos pequenos orifícios no canteiro preparado desde o outono, nos quais são colocadas 3-4 sementes a uma profundidade de cerca de 2 cm. Em qualquer caso, inicialmente as culturas devem ser cobertas com um filme e, quando podem ser removidas, depende do clima específico.
O que pode e não pode ser plantado berinjela ao lado de
Não é difícil encontrar tabelas que indiquem os melhores e piores vizinhos para um jardim ou cultura de jardim em particular. Basicamente, a proximidade das plantas é explicada logicamente. Portanto, berinjela não é aconselhável plantar ao lado de tomates ou batatas. Eles não interferem no crescimento um do outro, mas têm um inimigo comum - o besouro da batata do Colorado. Tendo escolhido batatas, também danificará as berinjelas.
Muitas vezes, a berinjela é plantada com pimentão, quase alternando entre as plantações. Como eles têm quase as mesmas condições de crescimento, isso é bastante lógico. Só é necessário observar a altura das plantas adultas, para que variedades altas de berinjela não ocultem os arbustos de pimenta, que também exigem luz solar.
Ervilhas e feijões são considerados bons vizinhos para os pequenos azuis, mas aqui também é preciso prestar atenção à altura das plantas em termos de possível sombreamento. Berinjela convive bem com qualquer tipo de repolho. E flores populares como malmequeres e chagas afastam muitas pragas da berinjela.
Predecessores de berinjela quando plantados
Com predecessores indesejáveis de berinjela, tudo é simples: eles não podem ser plantados após nenhuma colheita solanácea (batata, tomate). Quanto ao resto, eles não são exigentes com seus antecessores, é importante apenas que os habitantes anteriores no jardim não comam todos os nutrientes limpos e não entupam o solo com suas sementes e possíveis pragas.
Acredita-se que a berinjela cresça melhor depois de ervilhas, pepinos, salsa, cenoura e qualquer salada.
Possíveis problemas de pouso
Não é muito fácil cultivar mudas de berinjela, mas as plantas adultas, depois de se enraizarem no jardim, não causam grandes problemas ao jardineiro. E as mudas podem causar dificuldades apenas nos primeiros estágios.
Berinjela não brota
As razões pelas quais as sementes semeadas não germinam são variadas, mas você não deve se preocupar até menos de meio mês depois de semear as sementes corretamente preparadas. Alguns dos motivos são os seguintes.
- Sementes ruins com prazo de validade vencido, portanto, é aconselhável verificar com antecedência a germinação.
- O uso de sementes que foram processadas antes da venda: algumas técnicas modernas aumentam a produtividade, mas atrasam o surgimento de mudas; você precisa esperar um pouco mais.
- A semeadura é muito profunda: quando semeadas a mais de 3 cm, as sementes preparadas podem apodrecer.
- A semente está fria: a temperaturas abaixo de 20 sobreCom eles podem subir por muito tempo, ou mesmo um precipício.
- Umidade do solo criada de maneira inadequada: em solo seco, as sementes podem secar e, em solos podres, podem apodrecer.
Mudas esticadas
Desenhar mudas é um problema comum, mas as razões são claras. Isso ocorre inicialmente após a germinação, quando a temperatura precisa ser reduzida e a luz adicionada. Mas se as sementes são semeadas em uma caixa comum, é difícil para um jardineiro fazer uma escolha: as primeiras mudas apareceram e a próxima pode ser esperada por um longo tempo. E nos primeiros dias de calor, os espécimes mais brincalhões são puxados para um barbante.
Se semeado imediatamente em vasos separados - é mais fácil, apenas eles precisam ser transferidos para esfriar. Mas a caixa geral ... Terá que ser ajustada em condições de baixa temperatura quando as primeiras mudas já estiverem "no limite"; caso contrário, em temperaturas mais baixas, as próximas não poderão subir. Se as mudas ainda se esticarem, para começar, você pode polvilhar um pouco de terra. Em um caso extremo, transplante as amostras alongadas para uma nova casa antes do tempo, aprofundando-as bastante.
Mudas de berinjela caem
Brotos jovens podem cair (desaparecer) por vários motivos, mas todos se resumem a cuidados ou infecções inadequados. É improvável que as pragas visitem as mudas, mas se assim for, é bom: livrar-se de insetos em casa é fácil, basta pulverizar as mudas restantes com qualquer inseticida.
Mais frequentemente, infelizmente, as mudas caem devido a doenças. Se tudo estivesse em ordem com o solo, o proprietário o exageraria na rega. Existem duas opções principais: podridão da raiz ou perna preta. No primeiro caso, as mudas restantes podem ser salvas. É necessário remover os caídos, regar o solo com uma solução rosa de permanganato de potássio, expor a uma luz forte e levemente seca. No caso de uma perna preta, você pode tentar fazer o mesmo e até adicionar areia gelada e calcinada ao solo. Mas a probabilidade de isso ajudar não é mais muito alta.
Para o cultivo de berinjela em campo aberto, de fato, existe apenas um obstáculo sério: é necessário um longo período de calor no verão. Caso contrário, toda a tecnologia agrícola é semelhante à da maioria das plantas que amam o calor. O jardineiro tem as maiores, mas superáveis dificuldades, nos estágios iniciais do cultivo de mudas e pela primeira vez após o plantio no jardim.