O método vegetativo, no qual uma nova planta é cultivada a partir de parte de um antigo arbusto uterino, é considerado o melhor para a propagação de groselhas. Pelo corte, é obtido um grande número de mudas jovens, caracterizadas pela uniformidade genética e boa preservação das qualidades varietais.
Como cortar uma groselha
O processo de reprodução de passas de Corinto geralmente não apresenta dificuldades, se você seguir várias recomendações necessárias. O procedimento de cortes inclui quatro estágios principais:
- Escolhendo um arbusto adequado para enxertia.
- Colheita de estacas.
- Plantio de mudas.
- Cuidado de pouso.
Seleção da planta mãe e instrumento
Antes de prosseguir para a primeira etapa, é necessário realizar trabalhos preparatórios. Consiste na escolha correta da planta mãe para a obtenção de um grande número de mudas saudáveis. Você não deve retirar o material de plantio de um arbusto aleatório. Recomenda-se analisar o rendimento das plantas nos últimos 2-3 anos e examinar cuidadosamente as passas de Corinto.
Os arbustos são adequados para a coleta de material:
- forte, saudável;
- não danificado por pragas e doenças;
- abundantemente frutífero.
Como regra, plantas com idades entre 4-5 anos são mais adequadas para estacas.
É muito importante trabalhar com uma ferramenta afiada para que o corte seja plano e não rasgado. É melhor usar uma faca, porque as tesouras de podar podem morder galhos e o corte ficará ruim. Todas as superfícies de corte são pré-desinfetadas com líquidos que contêm álcool ou queimadas com água fervente.
Colheita de estacas
As estacas podem ser:
- lignificado
- verde
- combinado.
Estacas lignificadas
A fuga amadurecida do ano passado é considerada lignificada. A casca desse ramo é dura e lisa, tem uma cor marrom. Para enxertia, são realizadas sessões anuais formadas no ano passado. São galhos que crescem a partir da raiz ou brotos frescos em galhos de 2 a 3 anos de idade.
O fatiamento é realizado usando a seguinte tecnologia:
- Os brotos são cortados na base sem cânhamo, o diâmetro do galho é de pelo menos 7 a 10 cm.
- As estacas são cortadas do meio do galho. Cada comprimento tem cerca de 15 a 20 cm, 4-5 rins saudáveis devem ser localizados neles. Não faça as estacas mais longas, pois nesse caso o plantio é complicado e há risco de trauma nas raízes durante o transplante.
- Na extremidade inferior, o corte é feito em ângulo reto e a 1-1,5 cm abaixo do rim. O corte ao longo da borda superior é feito em ângulo de 45-60 ° e 1-1,5 cm acima do rim. A madeira no corte deve ter uma cor verde clara cor.
- Se não for planejado o plantio imediato do material de plantio, é recomendável lubrificar os pontos de corte com verniz ou cera de jardim.
A colheita de estacas lignificadas é realizada no outono e no início da primavera.
Estacas verdes
São utilizados brotos frescos do ano atual, que já começaram a madeira, mas ainda têm uma cor verde. Eles devem ser resilientes e não quebrar quando dobrados.
Recomenda-se cortar as estacas em um dia nublado, quando a temperatura varia em torno de +20 ° C.
- Ramos selecionados são cortados do mato.
- Para as estacas, a parte central é retirada (a parte inferior não enraíza bem e a parte superior provavelmente congela porque sua madeira não teve tempo de amadurecer).
- Cortam-se estacas com 3-4 folhas, com cerca de 15 cm de comprimento.
- A seção apical é feita 1 cm mais alta que o rim mais alto; a partir do fundo, o talo é cortado cerca de 1 cm abaixo do último rim.
- As folhas inferiores são removidas, as superiores são encurtadas pela metade para reduzir a perda de umidade.
Em seguida, as estacas são colocadas em água pura ou em uma solução de qualquer estimulante de crescimento. O plantio deve ser feito quase imediatamente, pois esse material de plantio não pode ser armazenado por um longo tempo.
As estacas verdes são cortadas em junho ou julho, durante o período de crescimento mais ativo das groselhas.
Estacas combinadas
As estacas combinadas são ramos de crescimento anual que fazem parte da madeira do ano passado. Normalmente, esse é o período de brotações laterais deste ano, que cresceu nas filiais do ano passado. O corte é cortado de maneira que o segmento de dois anos tenha 3-5 cm de comprimento (localizado em ângulo com a própria alça). O momento mais favorável para a colheita dessas mudas será o final de maio e o início de junho.
Estacas de primavera
Na primavera, as estacas são realizadas com estacas lignificadas, cuja colheita pode ser combinada com a poda da primavera. É aconselhável fazer isso o mais cedo possível, até que o fluxo de seiva comece e os rins não inchem. Para enraizar o material de plantio colhido, você pode:
- na água
- no solo.
Para o plantio da primavera, também são usadas estacas cortadas no outono.
Enraizamento na água
O método de enxertia na água é muito simples e rápido.
- As estacas cortadas são colocadas em recipientes com água (potes de vidro, copos, garrafas plásticas) de 3-4 peças. A água deve cobrir os dois rins inferiores.
- Em seguida, as estacas são expostas em um local claro, mas não sob o sol brilhante.
- Após cerca de uma semana, os rins incham e, após duas, as folhas se abrem.
- Se houver flores, elas serão removidas para que não roubem os sucos da planta.
- Os primeiros sinais da formação do sistema radicular (tubérculos) aparecem em 1-1,5 semanas. Quando o comprimento das raízes excede 5 cm e o lóbulo da raiz se desenvolve suficientemente, as estacas são distribuídas em recipientes separados. É necessário monitorar o nível de líquido nos óculos e trocá-lo regularmente.
- O material de plantio é plantado no solo após 2-3 semanas, quando raízes fortes são formadas.
- No outono, os arbustos cultivados são plantados.
Ele deve ser guiado pelas condições climáticas locais e não prosseguir com o pouso, enquanto a ameaça de geadas de retorno permanece.
Aterragem
As estacas fatiadas e lignificadas podem ser enraizadas diretamente no solo. O terreno para plantio precisa ser preparado com antecedência e fertilizado bem (a 1 m2 o solo toma 5-6 kg de turfa e húmus, 40-60 g de superfosfato e 15-20 g de sulfato de potássio). Depois disso, eles começam a pousar.
- Eles cavam uma vala com cerca de 20 a 30 cm de largura e a mesma profundidade. A vala é preenchida com a mistura de solo da folha, composto apodrecido, turfa e húmus, recolhidos em partes iguais. No solo saturado com água derretida, as estacas criam raízes rapidamente.
- Eles são plantados a não menos de 10-15 cm um do outro em um ângulo de 45 °. Acima do solo deve haver 1-2 rins. Entre as fileiras de estacas deixam cerca de 50 cm.
- O solo é completamente compactado (pisado) e depois bem regado. Para evitar a evaporação da umidade, a terra é coberta com uma camada de cobertura de húmus ou turfa (3-5 cm).
- Para acelerar o processo de enraizamento, as plantações são cobertas com um filme ou material de cobertura.
Por cerca de um mês, você precisará regar as plantações diariamente. Se um alto nível de umidade era constantemente mantido, no outono, até 90% das mudas criam raízes. Eles são plantados em um local permanente neste mesmo outono ou na próxima primavera.
Cortando groselhas no verão
Você pode propagar com sucesso as groselhas no verão, usando estacas verdes. Um período favorável para as estacas de verão é considerado o período entre meados de junho e início de julho. Neste momento, a planta cresce muito ativamente e há mais chances de um enraizamento seguro.
O procedimento não deve ser realizado em um dia quente de verão. Para plantar mudas, a temperatura ideal é de cerca de +20 ° C.
O desembarque é realizado de acordo com este esquema:
- Imediatamente após o corte, os galhos são embebidos em água por 10 a 12 horas com a adição de um estimulante de crescimento (Epin, Heteroauxin, etc.).
- O local de pouso é preparado em uma estufa ou estufa. A mistura do solo consiste em partes iguais de turfa, terra fértil, composto e areia de rio.
- As estacas se aprofundam em 2-3 cm e mantêm uma distância de cerca de 6-8 cm.
- Cada muda é coberta com uma jarra de vidro ou um copo transparente.
- A principal condição para o crescimento bem-sucedido de mudas verdes é manter um nível constantemente alto de umidade. Para fazer isso, eles são regados e pulverizados várias vezes ao dia. A terra em que as mudas crescem deve estar sempre úmida.
- As mudas são sombreadas pela exposição à luz solar direta, para que não haja queimaduras.
- Após 2-3 semanas, quando o enraizamento ocorre, a rega é reduzida para uma vez por dia.
- As plantas são alimentadas com fertilizantes nitrogenados (40 g de uréia por 10 litros de água) e abrem gradualmente, acostumando-se às condições do solo aberto.
- Na primavera do próximo ano, as estacas são plantadas na cutícula para o cultivo.
- As mudas jovens são transplantadas para um local permanente no outono, ou seja, um ano após as mudas.
Para o plantio de verão, também são usadas estacas verdes combinadas com uma parte de madeira lignificada.
Estacas de outono
O outono é considerado o momento ideal para cortar amoras. No final de setembro ou início de outubro (dependendo do clima local), quando as folhas já caem e o fluxo de seiva diminui, são cortadas estacas lignificadas.
Depois de cortar com material de plantio, eles agem de maneira diferente, dependendo dos objetivos do jardineiro:
- plantado diretamente em campo aberto;
- enraizada em recipientes com terra e mantida no apartamento até a primavera;
- armazenado em um estado de suspensão.
Plantando mudas no jardim
A área de pouso deve estar ensolarada e protegida dos ventos. A cama precisa ser preparada com antecedência - cerca de 2 semanas antes da data prevista.
- Os solos ácidos são desoxidados por canhão, cinzas ou giz, uma vez que as groselhas não toleram maior acidez.
- Em seguida, fertilizantes orgânicos (esterco, composto, turfa) são introduzidos no solo ou substituídos por fertilizantes minerais: 20 g de sulfato de potássio e 50 g de superfosfato duplo por 1 m2.
- O leito fertilizado é bem cavado a uma profundidade de pelo menos 30 cm.
Ao cavar fundo, os insetos e suas larvas, que foram ao solo durante o inverno, estarão na superfície e congelarão do frio.
Prepare os sulcos de pouso com 40 cm de largura e comece a pousar.
- As hastes cortadas são presas no chão a um ângulo de 45-60 ° e a uma distância de 15 a 20 cm uma da outra.
- A profundidade do encaixe é de cerca de 6 cm, para que 2-3 rins permaneçam acima da superfície do solo.
- Em seguida, a terra perto de cada galho é cuidadosamente compactada para evitar a formação de cavidades de ar e derramada abundantemente em água.
- As plantações são cobertas com uma camada de cobertura morta (5-10 cm) de turfa, palha ou folhas caídas.
Se estiver quente por um longo período no outono, as mudas de groselha plantadas precisam ser regadas regularmente.
Na primavera, as mudas quase imediatamente começam a crescer ativamente, e já no outono elas podem ser plantadas em um local permanente.
Desembarque no tanque
Você pode plantar estacas colhidas em recipientes separados com um substrato. Até a primavera, eles devem ser mantidos em condições ambiente.
- Os utensílios de plantio (vasos, copos de plástico, sacos de leite, etc.) são preenchidos com uma mistura de solo do jardim, húmus, turfa e areia grossa do rio, que são tomadas em proporções iguais. Um pouco de drenagem é derramado no fundo (argila expandida, pequenas pedras, cacos quebrados etc.) e um buraco é feito (na sua ausência).
- As estacas são plantadas em um substrato, deixando 2-3 brotos acima do nível do solo.
- Então o solo é bem triturado e abarrotado com os dedos, regado.
- Exponha a um local bem iluminado (peitoril da janela).
Os cuidados antes da primavera consistem em rega regular. Quando as temperaturas diurnas atingem + 13 ... + 15 ° C, as mudas enraizadas são transplantadas para campo aberto. Eles podem ser identificados imediatamente em um local permanente ou podem ser plantados no jardim até o outono para crescer.
Armazenamento de mudas até a primavera
Não é necessário plantar mudas lignificadas, o material de plantio pode ser armazenado até o calor sem enraizamento.
- Após o corte, as seções são mergulhadas cuidadosamente em parafina ou cera líquida, para que a umidade evapore menos e as mudas não sequem.
- Depois que as estacas são classificadas por tamanho, agrupadas em pacotes de 10 a 20 peças.
- Em seguida, embrulhe em papel alumínio ou coloque-o em uma garrafa de plástico cortada.
- Periodicamente, os feixes de estacas são abertos para ventilação e inspeção quanto à presença de lesões fúngicas.
Você pode guardar os pacotes na prateleira inferior da geladeira e, se cortar os pedaços de areia ou serragem, poderá mantê-los no porão ou na adega.
Jardineiros experientes recomendam enterrar estacas em nevascas profundas.
Com o início dos dias quentes, o material de plantio é plantado em campo aberto no local.
Cortando groselhas no inverno
Para os jardineiros e residentes de verão que moram permanentemente em seus locais, são adequados cortes de groselha nos meses de inverno.
- As filiais anuais lignificadas são cortadas do início de dezembro até o final de fevereiro.
- Os galhos fatiados são colocados em um recipiente com água açucarada (po colher de chá por 1 litro de água) e colocados no parapeito da janela.
- Quando as raízes aparecem (após 25 a 30 dias), as mudas são plantadas em recipientes separados no substrato.
- Em seguida, eles são regados e monitorados regularmente para que estejam constantemente quentes.
Para evitar que as estacas fiquem frias, pode-se colocar espuma sob o prato.
Os folhetos geralmente aparecem em fevereiro. Em maio, quando não há mais geadas, mudas enraizadas são transplantadas para o solo no local.
Cuidados com estacas
O cuidado subsequente das estacas plantadas não é particularmente difícil. É necessário eliminar regularmente as ervas daninhas e soltar o solo. É importante regar as plantações em tempo hábil, pois a secagem do solo afeta extremamente negativamente as mudas jovens. Sem poupar, todos os pincéis de flores devem ser removidos, porque retiram os nutrientes das mudas e retardam o seu desenvolvimento.
As plantas precisam ser alimentadas pelo menos duas vezes por mês. Para isso, são utilizados fertilizantes complexos minerais ou orgânicos (de acordo com as instruções). Não é recomendável exceder a dosagem de fertilizantes, pois isso afetará adversamente o crescimento das groselhas.
Os arbustos jovens respondem bem à aplicação de fertilizantes contendo nitrogênio (uréia, nitrofoska, nitrato de amônio) a uma taxa de 3-5 g por 1 m2. Durante a estação de crescimento, a cobertura é realizada três vezes:
- no início do crescimento (em maio);
- na fase de rápido crescimento (de junho a julho);
- mais perto do final de julho, se os arbustos estiverem mal desenvolvidos.
Recomenda-se combinar a cobertura com a rega. Você pode regar uma infusão fraca de esterco fresco adicionando um pouco de cinza de madeira picada à composição.
Mudas bem enraizadas e cultivadas são transplantadas para um local permanente.É melhor fazer isso por transbordo, tentando não danificar o pedaço de terra. Normalmente, uma estação é suficiente para a formação completa de uma muda. Mas se, por algum motivo, a planta não se desenvolver bem, ela poderá crescer no antigo local por mais um verão.
Vídeo: como cortar uma groselha
O corinto de corte pode ser realizado em qualquer época do ano. Essa cultura de bagas é extremamente fácil de tolerar esse procedimento e perdoa muitos erros. Mesmo um jardineiro iniciante pode lidar com isso. Dessa forma, você pode propagar sua variedade favorita, bem como obter uma nova planta jovem em vez de uma fruta velha e com baixa produção.