Saw é uma ferramenta necessária para todos os residentes de verão e proprietários de uma casa particular. Mesmo para a preparação de lenha no churrasco, é necessária sua ajuda, sem mencionar a poda de árvores e a montagem de mandris, varandas etc. E se as ferramentas manuais e as serras usadas anteriormente, graças ao progresso, hoje existe a oportunidade de comprar a automação. A única questão é qual, porque é improvável que um modelo adequado para trabalho periódico resista a todo o processo de construção de uma casa de madeira ou de um banho de madeira. Considere como escolher uma serra elétrica, levando em consideração a intensidade de seu uso e a facilidade de manutenção.
Classificação de motosserras por campo de uso
Nível amador: para pequenos trabalhos no jardim e em casa
A classe menos poderosa é amadora. Apresenta modelos que podem suportar apenas o uso periódico não superior a 40-45 minutos por dia. Como regra, o poder das motosserras domésticas não excede 2 kW. Eles possuem circuitos de baixo perfil que reduzem a vibração durante a operação. É verdade que o desempenho de tais circuitos é fraco.
São leves, confortáveis, não sobrecarregam as mãos e são adequados para as necessidades do país: colheita de lenha, poda de árvores, pequenas obras de construção. Para uma casa ou chalé particular totalmente construído, onde os reparos são realizados apenas ocasionalmente, e também para manter a ordem no jardim dessa classe é suficiente.
Semi-profissional: suportar construção
Esta classe inclui modelos com capacidade suficiente e capazes de trabalhar tanto no corte como na construção. O único aspecto negativo é que eles não foram projetados para uso a longo prazo, ou seja, se você viu 10 horas seguidas diariamente, essa ferramenta não durará muito. A potência das unidades semiprofissionais varia de 2 a 3 kW, embora principalmente 2,5 kW. O diâmetro do tronco é de até 40 cm. Motosserras semelhantes pesam de 5 a 6 kg.
Uma opção ideal para uma pessoa que inicia a construção de sua própria casa, onde é necessária muita madeira: criar uma estrutura de telhado, piso etc. E mesmo após a conclusão da construção, eles serão assistentes indispensáveis no jardim e no local.
Motosserras de nível profissional: para derrubar
A classe mais "forte" são os modelos profissionais com alta potência (2,7-6 kW) e capazes de muitas horas de carga diária. É improvável que a escolha de um instrumento dessa classe seja justificada para necessidades pessoais, a menos que o proprietário planeje construir uma casa de madeira e, depois disso - a mesma casa de banhos, e até ele lenha a casa durante todo o inverno. Normalmente, os modelos profissionais são comprados por organizações envolvidas no corte, porque essas serras são muito duráveis, duram cerca de 2 mil horas e são projetadas para trabalhar com árvores espessas.
Em casa, sem habilidades profissionais, não é fácil lidar com esse animal: ele tem um alto nível de vibração (portanto, a produtividade é alta!) E um peso considerável - mais de 6 kg. Este é um fardo perceptível para as mãos, especialmente para aqueles que não têm experiência com essa ferramenta.
Seleção de motosserra por potência
A força é o principal fator que afeta a capacidade da ferramenta de conduzir uma árvore pesada, a velocidade de corte e a profundidade possível. Para entender suas necessidades, resolva as cargas esperadas na ferramenta em sua cabeça. Se você não planeja cortar toras grossas, opere a ferramenta diariamente e escolha um assistente para as necessidades de jardinagem, uma potência de até 2 kW será mais do que suficiente para você. Para construção pessoal, é adequada uma potência de 2 a 2,6 kW. Lembre-se: quanto mais energia a unidade tiver, mais pesada será. E gerenciar isso não será fácil.
Aprendendo um fone de ouvido
Agora considere as nuances da escolha de um agregado com base nos recursos do fone de ouvido.
Análise do comprimento e tipo de pneu
Existem três tipos de pneus:
- Apartamento estreito. São colocadas em motosserras domésticas que os não profissionais usarão. O pneu estreito está emparelhado com um circuito de baixo perfil e quase não tem uma desvantagem como um golpe para trás (falaremos sobre isso mais tarde). Isso é feito para minimizar o risco de ferimentos ao trabalhar com a ferramenta.
- Leve. Esses pneus são feitos de aço e são duas placas entre as quais a poliamida é embalada. Esse design foi criado especificamente para reduzir o peso total da unidade, o que afeta significativamente a qualidade de alguns trabalhos. Por exemplo, cortar em altura com essa ferramenta é muito mais fácil do que o normal.
- Com cabeças intercambiáveis. Este é um pneu de nível profissional, projetado para motosserras de alta potência que funcionam por muitas horas diariamente.
Além do tipo de pneu, preste atenção ao seu comprimento. Deve ser consistente com a potência do motor. Pneus longos são mais convenientes para trabalhar com uma árvore grossa, porque você pode fazer o corte mais profundo. Mas se estiver equipado com um mecanismo de baixa potência, sua força não será suficiente para serrar rapidamente, porque você terá que gastar energia e girar o eixo de manivela. Você cortará lentamente, a gasolina consumirá mais do que o normal e o motor se desgastará instantaneamente. As instruções devem indicar o parâmetro recomendado para o comprimento do pneu. Não pode ser excedido. Tamanho menor é permitido. A propósito, se houver uma escolha entre dois modelos com a mesma potência, então para árvores ou pranchas pequenas é melhor usar o pneu menor, porque ele tem uma velocidade de serra mais alta.
Características do circuito
O passo da corrente também afeta a velocidade de corte e a capacidade de lidar com madeira pesada. Para determinar qual é a melhor serra elétrica, você deve saber que existem três etapas da corrente: 0,325 polegadas, 3/8 polegadas e 0,404 polegadas. Este é um sistema de notação único para todos os fabricantes; portanto, analisaremos os recursos do circuito com cada um desses parâmetros.
Cadeias domésticas de perfil baixo com inclinação de 0,325 polegadas. Este é o tamanho ideal para serrar a curto prazo, porque é caracterizado por vibração fraca. Esse circuito não suporta cargas prolongadas e fica instantaneamente monótono.
Em unidades poderosas, existem cadeias em incrementos de 3/8 ou 0,404. Eles são capazes de trabalhar por um longo tempo e cortar árvores grossas. Mas mesmo eles não foram projetados para trabalhar com uma árvore congelada ou suja. Para tais fins, são produzidas cadeias com brasagem de metal duro.
Lembre-se de que, ao comprar uma serra, você se torna automaticamente um "fã" desta marca, porque os componentes do fone de ouvido de diferentes fabricantes não se encaixam. I.e. a roda dentada, a roda dentada, o pneu e a corrente devem ser liberados por uma fábrica e, se quebrar, é necessário procurar uma parte da mesma marca, caso contrário você simplesmente não os montará em um kit.
Proteção contra chute nas costas
No processo de trabalhar com um instrumento, o chamado fenômeno de "contra-ataque" é o mais perigoso, ou seja, uma recuperação da ferramenta para a pessoa que trabalha com ela. Uma propina pode ocorrer quando o final do pneu atinge a árvore. E ao escolher uma ferramenta, é melhor esclarecer se há proteção contra esse fenômeno no modelo em que você está interessado.
Existem dois tipos de proteção: usando um freio especial ou uma blindagem adicional. O freio é mais comum. Parece uma alavanca de aba que pode mudar para 2 posições. Quando a ferramenta é lançada, a alavanca fica na posição “mais perto da mão” e, quando ocorre o “contra-ataque”, a mão pressiona automaticamente a alavanca, e essa alavanca é colocada em uma posição que interrompe instantaneamente o movimento da corrente.
Um escudo adicional é criado para que as mãos do operador não entrem em contato com o mecanismo perigoso quando ele estiver trabalhando. Ele é colocado no final do fone de ouvido e é chamado de setor de proteção. Você não encontrará essa proteção nos modelos suecos, pois neste país os lenhadores usam a ponta do pneu ao serrar madeira. E é oficialmente autorizado.
Recursos de proteção antivibração
Ao selecionar uma ferramenta, peça ao vendedor que a ligue e segure em suas mãos. Modelos domésticos leves não vibram muito, mas se eles têm juntas de borracha, isso afeta positivamente a qualidade do trabalho. Essas juntas estão localizadas entre as alças e o corpo da unidade. Em modelos poderosos, o motor e o tanque de combustível devem ser separados um do outro para que a massa da unidade seja distribuída uniformemente por toda a estrutura.
Motosserras sem proteção são adequadas apenas para quem trabalha raramente e não por muito tempo. Quanto mais tempo o instrumento está nas mãos, mais forte a vibração afeta as mãos, o que acaba levando a doenças nas articulações.
Unidade para mãos femininas
Acontece que as mulheres precisam fazer algum trabalho no site. E se você analisar qual motosserra é a melhor para as mãos das mulheres, é claro que precisará escolher apenas o grupo de unidades amadoras de baixa potência, porque elas pesam um pouco e vibram fracamente. Para modelos poderosos, a força das mãos femininas não é suficiente.
Mas se não houver problemas com a eletricidade, vale a pena dar preferência a uma serra elétrica. É mais fácil gerenciar e manter: não é necessário trocar o óleo, adicionar gasolina, etc. Mesmo uma senhora magra pode lidar com essa montagem.