Fertilize a groselha corretamente e obtenha um alto rendimento

Pin
Send
Share
Send

A groselha é uma das plantas mais comuns em cabanas de verão. As amantes apreciam suas bagas por seu excelente sabor e abundância de substâncias úteis, e jardineiros - por sua despretensão em cuidar. Acredita-se que as groselhas tenham vida longa e possam se deliciar com seus frutos até 15 anos. Jardineiros experientes sabem que, sem os devidos cuidados, esse arbusto não deixará de dar frutos, mas aqui a qualidade e a quantidade da colheita diminuirão visivelmente, e para evitar a degeneração da planta, as groselhas precisam não apenas ser regadas e podadas, mas também receber nutrição adicional.

Por que você precisa fertilizar groselhas

Essa necessidade está associada principalmente ao fato de que as groselhas extraem sua força do solo, gradualmente retirando as substâncias e oligoelementos necessários e, assim, esgotando-a. É muito mais fácil fornecer nutrição adicional ao mato do que realizar seu transplante periódico para um novo local. A aplicação adequada de fertilizantes estimula o crescimento do mato, ajuda a aumentar o número e o tamanho das bagas, melhora o sabor.

Ao fertilizar, os seguintes fatores devem ser levados em consideração:

  • composição do solo;
  • horário da alimentação anterior;
  • estágio da vegetação da planta.

Groselhas fertilizadas dão frutos muito mais ativamente

A fertilização do arbusto deve ser regular, porque os nutrientes do solo são consumidos não apenas pelas groselhas, mas também são lavados pela água e desgastados pelo tempo.

Quando é melhor fertilizar groselhas

As groselhas respondem bem aos fertilizantes orgânicos e minerais, que podem ser aplicados sob a raiz ou de maneira foliar pulverizando o arbusto. Dê à planta nutrição adicional várias vezes durante o período primavera-outono. Cada estágio da alimentação tem suas próprias características.

Fertilizante no plantio

A fertilização de mudas jovens os ajudará a criar raízes mais facilmente e a ativar seu crescimento. Que tipo de cobertura para usar nesta fase depende da estação do plantio.

A fertilização adequada durante o plantio fornecerá à groselha todas as substâncias necessárias pelos próximos dois anos antes do estágio de frutificação.

Se a planta é plantada no solo na primavera, minerais orgânicos e complexos são introduzidos nos caroços para o plantio (profundidade 40 cm, largura 50-60 cm): um balde de húmus é misturado com o solo e vários punhados de fertilizantes minerais contendo potássio e fósforo são adicionados.

Ao plantar um arbusto, os fertilizantes serão introduzidos nos caroços, misturando-se completamente com o solo superficial

Durante o plantio do mato no outono, o solo superficial é misturado com turfa ou composto, superfosfato (150 g), sulfato de potássio (40-50 g), cinza de madeira, uréia (40 g).

Período de primavera

O abastecimento de groselha na primavera é da maior importância, pois é durante esse período que a planta desenvolve e extrai ativamente as substâncias necessárias do solo.

A primeira vez que os fertilizantes são aplicados no início da floração e brotação dos botões, o segundo - ao amarrar bagas. Em julho, é recomendável fazer a terceira cobertura - durante o período em que as bagas são derramadas.

Durante a floração, as groselhas precisam mais de nutrição adicional

Na primavera, recomenda-se o uso de fertilizantes minerais complexos contendo nitrogênio, fósforo, potássio e ferro. Substâncias orgânicas também podem ser usadas na primavera, mas como complemento de minerais.

O principal é que a composição dos fertilizantes com os dois primeiros curativos deve incluir nitrogênio, o que contribui para o crescimento da massa verde. Além disso, sua concentração é gradualmente reduzida.

Período de outono

Apesar de depois de frutificar a planta estar em um estágio passivo, o arbusto deve acumular todas as substâncias necessárias para sobreviver às geadas do inverno.

O curativo de outono tornará as groselhas mais fáceis de tolerar o inverno

No outono, recomenda-se alimentar as groselhas pelo menos uma vez, usando alimentos complementares de fertilizantes orgânicos: esterco, húmus ou composto. O nitrogênio nesta fase não é mais necessário para a planta, portanto, a alimentação de cinzas de madeira, que contém uma grande quantidade de fósforo e potássio, é considerada a mais útil.

Como alimentar groselhas

Existem muitos fertilizantes favoritos para groselhas. É importante saber quando e em que proporções usá-los. Abaixo, consideramos os recursos da aplicação dos tipos mais populares de cobertura para um arbusto.

Casca de batata

As cascas de batata são o fertilizante orgânico favorito da groselha, pois contêm um grande número de substâncias e oligoelementos úteis para o mato: amido, glicose, fósforo, ferro, potássio, magnésio, flúor, etc. O fósforo promove o desenvolvimento ativo do sistema radicular e estimula a floração. Amido, glicose e potássio tornam as frutas mais suculentas e doces.

Os jardineiros escolhem esse tipo de fertilizante por vários motivos:

  • falta de custos;
  • simplicidade de preparação e preparação de uma solução para alimentação;
  • respeito pelo meio ambiente e segurança para a saúde;
  • este fertilizante não estimula o crescimento da erva daninha.

Os resíduos de batata podem ser coletados durante todo o ano, mas é recomendável alimentar as groselhas no início da primavera, antes da fase de floração. Você pode fazer isso no verão, mas, neste caso, existe o risco de superaquecimento do solo, pois uma grande quantidade de calor é gerada como resultado da decomposição das limpezas.

As cascas de batata devem ser pré-cozidas e secas

As cascas de batata crua podem conter elementos da flora patogênica na superfície: fungos ou bactérias. Para evitar a infecção de plantas durante a alimentação, recomenda-se aquecer a casca da batata. Eles também fazem isso para não desenterrar batatas debaixo dos arbustos, pois existe o risco de que a casca não processada brote.

Para preparar adequadamente o fertilizante a partir das purificações, você deve:

  1. Enxágue bem os tubérculos de batata com uma escova antes de limpá-los.
  2. Prepare a limpeza: seque ou congele. A primeira opção é mais comum, porque o volume do freezer é limitado. Para economizar espaço, você pode triturar os resíduos ou triturá-los em um moedor de carne antes de secar. Existem várias maneiras de secar uma casca de batata:
    • em local seco e quente, colocando uma fina camada sobre papel ou pano;
    • na bateria;
    • no forno a uma temperatura de 200 ° C.
  3. Armazene até a primavera em sacos de papel ou pano.
  4. 7-10 dias antes de processar as passas, despeje a casca finamente picada em uma tigela funda e despeje água fervente sobre ela. A camada deve ser coberta com água de pelo menos 5 a 6 cm e, após uma semana, o fertilizante está pronto.

Apenas catadores espalhados sob o mato podem atrair pragas.

Os matagais podres são enterrados sob um arbusto, e a planta é regada com líquido. Você deve saber que as groselhas têm um sistema radicular superficial; portanto, a fertilização é necessária não sob o próprio arbusto, mas em um sulco previamente cavado (10 a 15 cm de profundidade), de acordo com a projeção da coroa do arbusto. Você pode regar a groselha uma vez por mês, incluindo o período de verão.

Vídeo: como preparar fertilizantes a partir de cascas de batata

Fertilizantes minerais

Os minerais são amplamente utilizados pelos jardineiros para fertilizar groselhas na primavera e no outono, para o desenvolvimento do solo e dos sistemas radiculares das plantas.

Dependendo das substâncias que compõem o fertilizante, existem:

  • Fertilizantes de fósforo e potássio;
  • fertilizantes nitrogenados minerais;
  • fertilizantes de micronutrientes.

Atualmente, é produzido um grande número de preparações minerais, produzidas de várias formas: na forma de comprimidos, pó ou líquido. Você pode adquiri-los em lojas especializadas e usá-los de acordo com as instruções na embalagem.

Ash

As cinzas da madeira provaram ser uma cobertura superior, pois são facilmente digeridas e contêm zinco, magnésio, ferro e cálcio, além de fósforo e potássio. Recomenda-se usá-lo durante o amadurecimento das bagas e no outono após a colheita.

Outra vantagem da cinza é que ela não contém cloro, o que as groselhas não podem tolerar. No entanto, deve-se ter em mente que a cinza não pode ser aplicada ao solo com uma reação alcalina.

Ash de madeira - um armazém de nutrientes para groselhas

Para fertilizar groselhas, a cinza fina e seca de árvores de folha caduca é mais adequada. Mas as cinzas das árvores coníferas - não.

Existem várias maneiras de alimentar groselhas com cinza de madeira:

  1. Sob o solo, faça 3 xícaras de cinza de madeira seca. Isso contribui para o desenvolvimento ativo do sistema raiz.
  2. A superfície do solo sob o arbusto é polvilhada com cinzas secas. Isso protege os troncos e folhas de pragas.
  3. Uma solução de trabalho é preparada: uma lata de cinzas de 3 litros é despejada em um balde de água e infundida por dois dias sob uma tampa. Depois, um litro de solução de trabalho é diluído com 10 litros de água morna. De 2 a 4 litros de fertilizante são derramados sob cada arbusto.
  4. Um caldo de cinzas é preparado: 300 g de cinzas são vertidos com água quente e fervidos por 25 a 30 minutos. O caldo resultante é filtrado e diluído com 10 litros de água. Você pode adicionar aqui 50 g de sabão. Este caldo é regado sob a raiz do mato.

Recomenda-se o uso de cinzas de madeira como fertilizante com extrema cautela, pois é um alcalino cáustico, que em pequenas doses elimina a acidez excessiva do solo, mas em altas concentrações pode destruir a microflora benéfica do solo. Além disso, é estritamente proibido introduzir cinzas juntamente com fertilizantes nitrogenados - neutralizará seu efeito na planta.

Excremento de frango

Os excrementos de frango são uma excelente fonte de nitrogênio para as passas de Corinto, por isso geralmente são usados ​​na primavera. No entanto, em sua forma pura, a maca é estritamente proibida, pois pode simplesmente "queimar" uma planta. Por esse motivo, várias soluções são preparadas a partir dele.

Para alimentar as groselhas, os excrementos de frango são diluídos em água e insistidos em um recipiente por vários dias

Tabela: Preparação de fertilizantes para estrume de galinha

Tipo de fertilizantePreparação e aplicação
Infusão de fezes de frango frescas1 balde de lixo fresco é adicionado ao barril e diluído com 20 baldes de água, bem misturado, deixe fermentar por 1-2 dias. A fertilização deve basear-se no cálculo de 0,5 baldes por 1 m2.
Solução-mãe de excrementos de frango frescosA capacidade de 1/3 é preenchida com fezes de frango frescas e adicionada ao topo com água. Mexa e deixe por 3-5 dias. Esta solução concentrada na forma não diluída pode ser aplicada nos sulcos com 2-3 m de comprimento, de dois a quatro lados ao longo da borda da coroa da bucha, 0,5 l sob cada bucha.
Solução secundária de fezes de frango frescas1 parte do licor-mãe fermentado é diluída em 10 partes de água e feita na proporção de 0,3-0,5 baldes por 1 m2 sob o arbusto frutífero. A cobertura pode ser realizada com rega moderada ou cobertura do solo com turfa ou grama seca.
Excrementos de frangoO lixo é espalhado sob árvores e arbustos, dando 2-3 dias para secar e depois regado. A concentração de nitrogênio nos excrementos de galinha é mínima, portanto pode ser usada como cobertura 3 a 4 vezes durante a estação de crescimento.

Uréia

A uréia (ureia) é um excelente fertilizante para as groselhas no início da primavera, porque, como fezes de frango, é uma fonte de nitrogênio. A carbamida é instilada ao redor da planta de acordo com a projeção da coroa do arbusto e deve ser regada. A dosagem da substância varia de acordo com a idade da planta:

  • arbustos jovens (3-4 anos) requerem mais nitrogênio - 40-50 g de uréia para cada arbusto;
  • adultos dando frutos - 20-40 g da substância, divididos em 2 abordagens.

A uréia também é freqüentemente usada na forma de cobertura líquida: 1 colher de sopa de uréia é diluída com 10 litros de água. A solução é regada com uma planta.

Levedura

Muitos jardineiros experientes consideram a cobertura do fermento um dos fertilizantes mais eficazes de origem natural. O mecanismo de sua ação é que os fungos que compõem a levedura ativam a atividade das bactérias no solo. Os microorganismos começam a processar orgânicos mais rapidamente, como resultado da liberação de nitrogênio e potássio, o que estimula o crescimento e a atividade da planta. Além disso, a composição da isca de levedura inclui um grande número de componentes minerais, além de proteínas.

Por esse motivo, o fermento pode ser usado como fertilizante para as groselhas na primavera e no outono, bem como no plantio de arbustos jovens.

Como você sabe, existem várias variedades de fermento: vinho, cervejaria e padaria. As duas primeiras espécies não são adequadas para groselhas.

Qualquer tipo de fermento pode ser usado para preparar a solução nutritiva.

O fermento convencional para assar pão, tanto na forma seca como na forma de culturas vivas, é adequado para fertilizar plantas. Existem várias maneiras de fazer a nutrição do fermento, mas as mais populares são:

  1. Do fermento seco: 10 g do produto são dissolvidos em 10 l de água morna, são adicionados 60 g de açúcar. Insista cerca de 2 horas em um local quente. A solução resultante é diluída com 50 l de água antes de processar as plantas.
  2. De levedura fresca: um produto vivo é diluído em água morna na proporção de 1: 5. Ele é mantido quente por várias horas e, em seguida, é adicionada água à solução resultante 1:10.

Fertilizante para Pão

Existe outra maneira de introduzir levedura debaixo do arbusto - isso é alimentar a groselha com fertilizante "pão". É preparado a partir dos restos de pão velho, que durante o inverno se acumulam bastante em qualquer hospedeiro. Juntamente com a lucratividade, o fertilizante "pão" tem outra vantagem - quando aplicado, alimenta as groselhas não apenas com fermento, mas também com amido, o que tornará as bagas mais doces.

As sobras não podem ser jogadas fora e torná-las um excelente fertilizante para as groselhas

A preparação deste fertilizante exigirá pelo menos duas semanas. Crostas de pão seco embebidas em água devem ter tempo para fermentar. É fácil preparar o fertilizante:

  1. 3/4 de baldes de pão de fermento velho são vertidos em um barril e derramados com água. Você pode adicionar aqui urtigas e sonhos.
  2. Uma tampa é feita de polietileno para um recipiente, isso acelerará a fermentação e eliminará o odor.
  3. Insista este mosto por 2-3 semanas a uma temperatura de 20 a 25 ° C.
  4. Antes de usar o fertilizante, a pasta resultante é diluída na água de irrigação 1: 2 ou 1: 3 (dependendo da consistência).
  5. A planta é regada com uma solução na taxa de 0,5-1 l para cada arbusto.

Comentários de residentes de verão

Na primavera, não fertilizo nada - sem sucesso. As flores em botão groselha colocam no outono. Portanto, durante todo o verão, segamos grama, ervas daninhas, folhas de tomate, depois dos restos, coloquei sob a groselha. Então eu coloquei as partes superiores das batatas lá depois de cavar as batatas. E depois que a folha caiu, espalhei o esterco sob os arbustos, sem poupar. E os rendimentos da groselha são nobres!

Merry hilda

//otvet.mail.ru/question/86556167

Eu processo no outono e na primavera uma mistura de Bordeaux de doenças ou topázio. Eu fertilizo no outono com nitrofósico, na primavera procuro e fertilizo com fezes de galinha ou vaca ou cavalo. Às vezes eu compro um gigante gigante. A baga gigante é um fertilizante de ação prolongada muito bom.

Flor escarlate

//otvet.mail.ru/question/86556167

Não tente alimentar fertilizantes nitrogenados no outono !!! nitrogênio é capaz de causar danos no tempo frio !!! é bom remover sulfato no outono, dissolve-se por um longo tempo ... e na primavera também é possível usar nitrogênio ... não reconheço todos os tipos de grama sob arbustos, por experiência própria, esse lixo é produzido nesse lixo !!! assim como os vermes criados, e eles atraem toupeiras !!! Você pode perder os arbustos !!! Molhar em abril é aproximadamente abundante. e durante todo o verão há uma jarra de cinco litros - a água é alimentada por gotejamento ... as groselhas adoram umidade, mas não inundam !!! pode ser tratado com líquido Bordeaux ... novembro Eu faço tudo no outono duas vezes ...

pro100 yanina

//otvet.mail.ru/question/86556167

Durante o verão, eu ponho a limpeza sob a groselha, uma vez que borrifo as cinzas. As bagas são grandes e saborosas.

Velina

//otvet.mail.ru/question/59688530

Ouvi, mas nem todas as mãos chegaram, sobre os benefícios das cascas de batata. E agora, por dois anos seguidos, fertilizo arbustos de groselha com cascas de batata. No primeiro ano, nenhum resultado especial foi visível, e no segundo ano os arbustos agradaram.Limpo bem a casca de batata e a moo em pedaços pequenos. Armazenar em um saco em local seco. No início da primavera, despeje a mistura seca sob os arbustos e desenterre-a. Não há dificuldades, mas o resultado é bom.

Andrey Vovchenko

//www.ogorod.ru/forum/topic/556-udobrenie-smorodinyi/

No meu enredo, existem groselhas pretas e vermelhas. Das variedades negras existem: Exotica, Mosqueteiro, Selechenskaya 2, Tesouro; do vermelho: Jonker e Detwan. Ao plantar groselhas, cavo buracos no tamanho de 40 por 40 cm e com a mesma profundidade, faço a camada subjacente de composto e despejo um copo de cinza e rego bem. A groselha começa a dar frutos no segundo ano, vermelha no terceiro.

kotko07

h // www.agroxxi.ru / forum / topic / 7540-% D0% BA% D0% B0% D0% BA-% D0% B2% D1% 8B% D1% 80% D0% B0% D1% 81% D1 % 82% D0% B8% D1% 82% D1% 8C-% D0% BA% D1% 80% D1% 83% D0% BF% D0% BD% D1% 83% D1% 8E-% D1% 81% D0 % BC% D0% BE% D1% 80% D0% BE% D0% B4% D0% B8% D0% BD% D1% 83 /

A qualidade e a quantidade da colheita da groselha dependem diretamente do tipo de nutrição que o arbusto receberá durante o período primavera-outono. Existem muitas variedades de nutrição. A escolha é sempre sua: usar "química" cara, mas pronta, ou gastar um pouco do seu tempo e preparar fertilizantes seguros com suas próprias mãos.

Pin
Send
Share
Send