O extremo norte é a variedade de tomate mais resistente ao frio

Pin
Send
Share
Send

É difícil encontrar uma boa variedade de tomate para os residentes de verão das regiões norte da Rússia. Isso se deve ao clima imprevisível no verão: em algumas áreas é quente e seco, em outras é frio. Durante o dia, o ar se aquece para +30 ° C e, à noite, devido a geadas inesperadas que ocorrem em meados de junho, a temperatura cai para 0 ° C. Em tais condições, cultivar tomates em campo aberto é uma ocupação aventureira: eles congelam ou os frutos não têm tempo para se formar.

Histórico de Variedades

Em 2007, o Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento Genético incluiu uma nova variedade de tomate com um nome "falante" - o Extremo Norte. Sua adição foi iniciada pela liderança da empresa agrícola de São Petersburgo "Biotechnika" e pelo criador imediato de Kozak Vladimir Ivanovich. No registro, o tomate se enquadrava na categoria de variedades adequadas para cultivo em campo aberto e sob abrigos de filmes em parcelas subsidiárias pessoais em todas as regiões da Rússia.

Tomate Far North é adequado para cultivo em todas as regiões da Rússia

A variedade é popular no Distrito Federal do Noroeste (Arkhangelsk, Vologda, Leningrado, Kaliningrado, Novgorod, Pskov, Murmansk), nas repúblicas de Komi, Carélia e Yakutia.

Se no sul é cultivada por moradores de verão na maior parte ocupados - adeptos de comida ecológica, que não têm tempo para liga, enteado, rega abundante / frequente e cobertura, então nas regiões norte da Federação Russa - tudo está em ordem, porque os tomates têm tempo para amadurecer em um curto verão.

Descrição e característica

O Extremo Norte não é apenas uma variedade resistente ao frio. É considerada uma variedade com maturidade precoce. Na região de Moscou e em várias outras regiões com clima semelhante, as mudas são plantadas em campo aberto no final de abril, cobrindo cada arbusto com uma jarra de vidro. A colheita de arbustos fortes e extensos é colhida até o tempo frio - nos últimos dias de agosto, ou seja, após 80-90 dias a partir do aparecimento das primeiras mudas.

Colhida em meados de agosto

Os arbustos formam folhas suculentas alongadas, de tamanho médio, verde ou verde escuro. Após o aparecimento da segunda ou terceira folha, a primeira inflorescência cresce e se desenvolve. Como outras variedades determinantes, a planta para de crescer assim que é esticada para 45-55 cm de altura e seis inflorescências são formadas.

Em média, são coletados até 1,2 kg de um arbusto e de 1 m2 plantações - cerca de 2 kg de frutas. Com a ajuda de cuidadosos cuidados e a implementação de medidas recomendadas por residentes experientes no verão, você pode aumentar a produtividade para 3 kg por arbusto. Portanto, os tomates são classificados como altamente produtivos e abundantes.

Aparência

Os frutos da variedade Extremo Norte têm uma forma arredondada e ligeiramente alongada. Eles são suaves com densidade média. Tomates maduros têm uma casca vermelha escura. As frutas têm carne suculenta e têm um sabor mais doce. Dentro deles, de quatro a seis câmaras. O peso médio de uma fruta é de 50 a 80 g.

Os tomates são arredondados e pesam 50-80 g

Ao contrário dos tomates de outra variedade resistente ao frio, o Tsar Bell, que são consumidos exclusivamente frescos e não usados ​​para enlatar e processar, os tomates Far North se destacam por sua versatilidade de uso:

  • coma um pouco de açúcar;
  • decorar pratos cozidos na mesa;
  • enlatados e transformados em suco.

    Tomates do Extremo Norte são usados ​​na colheita e transformados em suco

Eles são ricos em açúcares, fibras, proteínas, pectinas, ácidos orgânicos e minerais. Ao incluí-los em sua dieta, os membros da família dos residentes de verão reabastecem as reservas de magnésio, cálcio, iodo, ferro, fósforo; ácidos fólico e nicotínico; vitaminas B, C, K, licopeno e caroteno.

Vantagens e desvantagens da variedade do extremo norte

A principal vantagem é a despretensão. Mesmo que as condições climáticas adversas prevaleçam na região e não haja calor, uma boa colheita é colhida no final do verão. Junto com esse recurso distintivo, existem outros:

  • amadurecimento rápido;
  • não suscetibilidade à praga tardia, apical e podridão radicular;

    Tomates do extremo norte não são suscetíveis à praga

  • falta de necessidade de amarrar um arbusto;
  • não há necessidade de remover enteados;
  • apresentação impecável em trânsito;
  • universalidade em uso.

Os recursos listados acima distinguem a variedade de outras que são boas apenas de uma maneira. Por exemplo, Beta ou Cardinal não são suscetíveis à praga tardia; frutas vermelhas saturadas com uma casca fina da variedade Dom-fafe têm 2 vezes mais peso - 130-150 g - e não são azedas, mas doces.

Entre os residentes de verão, as disputas sobre o rendimento e o sabor dos tomates do Extremo Norte não param. Portanto, eles não aparecem na lista de vantagens e estão relacionados às desvantagens.

Vídeo: variedade Far North

Características do cultivo e plantio

Dependendo das preferências e do clima da região, os residentes de verão cultivam variedades de tomate em mudas ou semeiam em campo aberto.

Método de mudas

No início ou meados de abril, as sementes são plantadas em caixas preparadas com outono do solo. Não os cubra com vidro ou filme para criar um efeito estufa e acelerar o surgimento de mudas - elas germinarão se você as regar em tempo hábil.

Camas para tomates são preparadas no outono:

  1. Antes de cavar, fertilize a terra com fertilizantes com fósforo ou potássio.
  2. Se o solo for ácido, produza calagem.

    Para reduzir a acidez do solo, produza calagem

  3. Eles produzem aditivos orgânicos, nitrogênio e fezes de pássaros.
  4. Então eles cavam as camas, contribuindo para a saturação do solo com oxigênio e poupando-o de possíveis pragas.
  5. Se houver uma pilha podre de esterco no local, o superfosfato é adicionado a ele para melhorar a ação dos nutrientes e saturar o sistema radicular de futuros tomates com os elementos necessários. O húmus está espalhado pela terra desenterrada.

As mudas são transplantadas para o solo preparado no outono:

  1. No dia anterior ao plantio, o fermento é preparado com 10 g de fermento e 10 l de água.
  2. Cavar pequenos orifícios.
  3. 220 g de fertilizante de levedura são adicionados a cada um.
  4. Pulverizando o solo com uma solução fraca de permanganato de potássio, as mudas são plantadas, aprofundando em 2 cm.

    As mudas são plantadas em poços rasos após a fertilização

Aterragem ao ar livre

Se o cultivo de mudas não fizer parte dos planos do jardineiro, você poderá plantá-las em campo aberto. Nesse caso, o solo para plantio é preparado da mesma maneira que no método de plantio das mudas. No sul, as sementes são semeadas quando a geada para e o solo esquenta. Nas regiões do norte da Federação Russa, eles são cobertos com filme Agrotex para protegê-los do sol e de possíveis quedas de temperatura.

O filme protegerá as plantações de baixar a temperatura

Residentes experientes no verão não cultivam tomates na estufa: ali perdem o sabor acentuado e ficam excessivamente macios.

Cuidado

A variedade de tomate Extremo Norte é considerada despretensiosa. O tomate ficará sem fertilizantes, ligas, beliscar, beliscar, mas, ao abandonar essas atividades, você não deve contar com uma colheita rica no final da temporada. No entanto, a falta de cuidados completos não afetará o sabor e a qualidade dos tomates. Se o principal morador do verão é a colheita e ele está pronto para gastar todos os minutos gratuitos em sua partida, eles a organizarão, seguindo as seguintes regras:

  1. Os arbustos são amarrados para não quebrarem sob o peso da fruta.
  2. A planta é adotada para obter um amadurecimento anterior dos tomates.
  3. A cultura é alimentada e fertilizada três vezes durante o crescimento:
    • os fertilizantes são aplicados pela primeira vez 14 dias após a semeadura ou o plantio de mudas em terreno aberto;
    • o segundo - antes da floração;
    • o terceiro - até que a fruta amadureça - para fertilizar, comprar fertilizantes prontos em uma loja especializada ou tornar-se orgânico a partir de verbasco e excrementos de pássaros.
  4. Os tomates são regados uma vez por semana. Para fazer isso, use água morna e sanitária e borrife as camas com ela em um dia frio, no início da manhã ou no final da noite.

    Os tomates são regados uma vez por semana, de manhã ou à noite.

  5. Aperte a planta para evitar crescimento excessivo e regular o número de frutos amadurecidos.

Prevenção de doenças

Os tomates do extremo norte não são suscetíveis a doenças como a praga tardia, apical e podridão radicular. Apesar disso, eles ainda podem adoecer - as doenças se desenvolvem devido a cuidados inadequados.

Folhas e caules afetam manchas brancas / pretas, oídio, mofo cinza e cladosporiose. Se a planta parecer deprimida, suas folhas secarem e os frutos apodrecerem, ela será tratada com preparações com Strobi, Quadris, Pseudobacterina-2. Depois de comprar um dos fundos acima, eles pulverizam a planta duas vezes, observando o intervalo especificado nas instruções. Para evitar o aparecimento de placa branca e mofo cinza, no início da estação de crescimento, os arbustos são tratados com preparações contendo cobre.

O tomate não pode ser salvo se as seguintes doenças se desenvolverem: ataque viral, câncer bacteriano, mosaico do tomate, verticilose.

Galeria de fotos: Doenças do tomate

Controle de pragas

Às vezes, um ácaro, conchas, mosca branca, urso e pulgão causam danos aos tomates. Na luta contra eles, use:

  • remédios populares (solução de alho ou cebola preparada a partir de 200 g de cebola e casca de alho e infundida por 24 horas em um litro de água fervida);
  • inseticidas (Fastak, Kinmix, Marshall, Angio, Lightning).

Para proteger contra ataques de lesmas, o solo ao redor dos arbustos é polvilhado com cinzas, cal, pó de tabaco ou pimenta moída.

Comentários de jardineiros sobre a variedade do Extremo Norte

Eu simplesmente amo tomates. Este é um vegetal indispensável na minha área. Todo ano eu cultivo tomates do extremo norte a partir de sementes Agronika. Estes tomates são muito saborosos, suculentos e doces. Eles contêm muitos açúcares, fibras e minerais saudáveis. Eu gostei dessa variedade por seu alto rendimento e rápida fixação de frutas. Os tomates amadurecem muito rapidamente. Isto é especialmente verdade para as regiões do norte do nosso país. Em nossa região de Volgogrado, esta planta cresce lindamente e me faz feliz com frutas grandes e saborosas durante toda a temporada. As primeiras frutas que colho do mato após 3 meses a partir do momento do plantio no solo. Tomates desta variedade toleram bem o resfriamento. Portanto, algumas das plantas que planto em campo aberto em meados de agosto. Por segurança, eu os cubro com uma camada dupla de fiapo grosso. Essa variedade forma seus frutos rapidamente. Portanto, é menos afetado por doenças virais. E isso contribui para um aumento no rendimento. Os tomates do extremo norte são bons frescos. Faço saladas, adiciono-as na preparação do primeiro e do segundo prato. Os frutos têm uma pele densa. Eles são bem armazenados e transportados por longas distâncias.

tutsa

//otzovik.com/review_4621748.html

Posso recomendar a variedade comprovada do Extremo Norte. Foi o nome que primeiro chamou minha atenção e, só então, depois de conhecer as características da variedade, decidiu-se experimentá-la no país. Eu cultivo este tomate em campo aberto. Dos primeiros brotos aos frutos, cerca de três meses, ou seja, amadurece no final de julho e, em agosto, a safra cai. Eu gostaria de falar um pouco sobre esse tomate. Esta é uma classe padrão, altura - cerca de 40 cm, despretensiosa e oferece uma boa colheita. A fruta em si é plana e redonda, vermelha. Pasynkovka não é necessário, mas para obter uma colheita precoce é realizada. No atendimento da série "Extremo Norte", tudo é simples. Esta é uma planta padrão, está se formando. Durante a formação, você precisa realizar uma liga, eu costumo definir as apostas ao lado do estande. Como eu já disse, enteado não é necessário, embora não seja negado. Eu rego uma vez por semana, bem, debaixo da raiz. O principal é que a água não cai nas folhas e caules. Fertilizantes - por si só. A propósito, devido à propriedade de amadurecimento precoce, ela não é afetada pela praga tardia.

bigsev

//www.agroxxi.ru/forum/topic/6225-%D0%BE%D0%B1%D1%81%D1%83%D0%B4%D0%B8%D0%BC-%D0%BD%D0% B0-% D1% 84% D0% BE% D1% 80% D1% 83% D0% BC% D0% B5-% D1% 82% D0% BE% D0% BC% D0% B0% D1% 82% D0% BE% D0% B2% D0% BE% D0% B4% D0% BE% D0% B2-% D0% BB% D1% 8E% D0% B1% D0% B8% D1% 82% D0% B5% D0% BB % D0% B5% D0% B9-% D1% 81% D0% BE% D1% 80% D1% 82% D0% B0 /

Naquele ano, o Extremo Norte plantou (uma cama grande no og) - gostei muuuito! E despretensioso e produtivo. Mas aqui ele é muito espesso, então não feche os arbustos um para o outro!

mamaboysekb

//www.u-mama.ru/forum/family/dacha/573560/

Eu também gosto do tomate do Extremo Norte. Em nossas condições, o Extremo Norte pode ser cultivado em campo aberto. Muito resistente a baixas temperaturas, precoce (porque o FF não está doente) - comecei a amadurecer no final de julho. Carimbo (você pode plantar mais denso), em torno de 45 cm eu cresci, não há necessidade de enteado. Frutas 80 gramas, vermelho, gosto amargo, mas eu amo esse gosto.

tania 711

//dacha.wcb.ru/lofiversion/index.php?t54252.html

Foram cultivados 4 híbridos: - Junior F1 (NK), Buyan F1 (NK), Ultra-precoce F1 (Elite Garden, Novosib), Extremo Norte F1 (Elite Garden, Novosib). Todos são bons para enlatar, todos têm uma pele densa, não polpa carnuda, tamanho médio. Buyan mais apreciado (as paredes são finas, agridoces) e o extremo norte (aroma e sabor pronunciados de "tomate", os frutos são redondos, pequenos, verde-escuros com amarelecimento na coroa). Por crescer despretensioso em todo o extremo norte, é claro. As mudas muito fortes crescem em arbustos limpos e compactos, com até 40 cm de altura.Na verdade, não fiz nada com eles, às vezes apenas enfeitando e regando. Os frutos são pequenos e muitos. Em geral, lembra uma pequena árvore com frutas.

Alencha

//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=6831&start=45

Não apenas os residentes experientes no verão, mas também os jardineiros iniciantes não terão problemas com o cultivo de tomates da variedade Extremo Norte: basta preparar adequadamente as sementes, regar regularmente, soltar e remover ervas daninhas da planta. Se os jardineiros não buscam altos rendimentos, eles não amarram e beliscam os arbustos: isso não afeta o sabor e a qualidade dos tomates.

Pin
Send
Share
Send