Cinza de montanha comum: plantio e cuidados

Pin
Send
Share
Send

Rowan atrai os olhos em qualquer época do ano, destacando-se por suas folhas excepcionalmente bonitas, flores perfumadas e cachos brilhantes de bagas. É fácil cultivar uma árvore em sua trama. Além do prazer estético, as cinzas das montanhas trarão benefícios medicinais para todas as famílias.

Tipos e variedades de cinza de montanha

A cinza das montanhas é uma planta baixa e lenhosa da família Pink. As folhas são grandes, pinadas, com folhetos oblongos (seu número varia de 10 a 23). As flores são brancas, numerosas, coletadas em inflorescências densas, têm um odor forte. Os frutos são brilhantes (escarlate, laranja, vermelho), pequenos, com um amargor característico.

As cinzas das montanhas, conhecidas desde a infância, crescem quase em toda a Rússia

Além das cinzas das montanhas de frutos vermelhos (Sorbus), também existe a aronia (Aronia) - uma planta pertencente a outro gênero. São parentes muito distantes. O nome surgiu devido à semelhança dos frutos.

Existem muitos tipos de cinza de montanha, o mais famoso deles é o cinza de montanha. Pode ser encontrada na natureza no clima temperado da Eurásia. As frutas são alaranjadas ou escarlate, as folhas não são pareadas. É dividido em dois tipos: Moravian e Nevezhinsky. Quase todas as variedades modernas se originaram delas.

Burka

A capa é caracterizada pela compacidade da coroa e baixa estatura. A altura máxima da árvore é de 3 m. A planta começa a dar frutos rapidamente, os jardineiros já podem coletar a primeira colheita de frutas já no 2-3 ano. Uma árvore pode trazer de 35 a 40 kg de frutas. Geralmente bagas médias, raramente grandes, com tonalidade marrom-avermelhada, têm uma polpa densa com sabor agridoce. Bagas duram até 4 meses.

Cinza de montanha Burka começa a dar frutos no 2-3º ano

Sobremesa Michurinskaya

Uma característica distintiva das cinzas das montanhas de sobremesa Michurinsky é o amadurecimento precoce (na última década de julho - a primeira década de agosto), que ocorre duas semanas antes do normal. A árvore dá frutos anualmente, a colheita é abundante. As bagas grandes, do vermelho escuro ao marrom, são semelhantes ao nêspera. O sabor agridoce é caracterizado pela acidez picante das cinzas das montanhas. O teor de açúcar é considerável - até 11%. Essa cinza de montanha com frutos doces precisa de limpeza rápida, mesmo com um pouco de maturação excessiva, as frutas perdem sua atratividade e apresentação. O melhor método de armazenamento é a secagem. Bagas tornam-se como passas doces. As cinzas das montanhas de sobremesa Michurinskaya não são suscetíveis a pragas e lidam bem com doenças.

As bagas das cinzas das montanhas da sobremesa Michurinskaya amadurecem na última década de julho - a primeira década de agosto

Granada

As cinzas de romã são o resultado do cruzamento de cinzas com espinheiro. A árvore atinge uma altura de 4 m, distingue-se por uma coroa a céu aberto. A frutificação geralmente começa no terceiro ano. De uma planta, você pode coletar até 50 kg de deliciosas frutas. Bagas de tamanho médio têm uma forma facetada peculiar. Quando amadurecem, as frutas vermelhas escuras são cobertas com um revestimento azulado. Açúcar em bagas não é suficiente, apenas 5-8%, então o sabor é doce e azedo, cinza de montanha. Essa variedade é boa para fazer geléia e fazer vinho. Muitos preferem frutos maduros a congelar. A variedade é resistente a muitas doenças e pragas.

Cinzas de romã - resultado de cruzar as cinzas com espinheiro

Licor

Um híbrido de cinza de montanha com chokeberry deu origem a um licor de cinza de montanha. Uma característica da variedade é sua resistência ao gelo. Uma árvore de tamanho médio (até 5 m) dá a primeira colheita para o 3-4º ano. Bagas amadurecem na cor quase preta. Seu teor de açúcar é bastante alto, cerca de 9,6%. As bagas têm um sabor agridoce, são mais frequentemente utilizadas frescas, embora também sejam adequadas para o processamento.

Os frutos do licor das cinzas da montanha podem ser consumidos frescos

Escarlate grande

As cinzas escarlate das grandes montanhas foram nomeadas pela cor da fruta e seu tamanho (mais de 2 g). A árvore atinge uma altura de 6 m. A coroa de cinzas da montanha está se espalhando, com uma ampla forma piramidal. As folhas são grandes, complexas, pinadas. No verão, eles são brilhantes, de cor verde escuro. O híbrido é resistente ao gelo, tolera invernos com temperaturas de até -50 sem perdassobreC.

Rowan Alaya grande tolera geadas severas

Caxemira

A árvore desta variedade resistente ao inverno cresce até 4 m de altura. Sua terra natal é o Himalaia, a variedade se estabeleceu na região de Leningrado. Bagas brancas combinadas em grandes aglomerados pesados. O diâmetro de uma baga atinge 10-12 mm. Folhas verdes e pinadas no outono tornam-se amarelo-alaranjadas.

Caxemira cinza da montanha dá bagas brancas incomuns

Titanium

Variedade Titan é criado a partir de cinzas da montanha em combinação com uma maçã e uma pêra de folhas vermelhas. Este híbrido se estabeleceu entre os jardineiros russos, pois demonstrou alta resistência a condições ambientais adversas. A frutificação já ocorre na segunda estação após o plantio. As bagas são bastante grandes, atingindo 2 g e, quando maduras, as frutas de cor cereja escura são cobertas com um revestimento azulado. A polpa das bagas é amarela brilhante com um sabor agridoce. Após a secagem, as bagas tornam-se semelhantes às passas usuais.

As cinzas das montanhas da variedade Titan são resistentes a condições ambientais adversas

Beleza

Variedade de beleza foi o resultado do cruzamento de peras com cinzas da montanha. A árvore é de tamanho médio (até 5 m), com uma coroa delgada piramidal. No Beauty, grandes bagas amarelas amadurecem (mais de 10 mm de diâmetro). As frutas têm um sabor agridoce agradável, portanto, são adequadas para consumo fresco e para armazenamento. O híbrido é resistente ao gelo e pouco exigente para o solo.

Bagas de Rowan Beleza - bastante grande, amarela

As cinzas das montanhas são cruzadas com plantas de outras espécies. Como resultado, foram obtidos híbridos de Sorbania (freixo e chokeberry), Sorbapirus (freixo e pêra), Amelosorbus (freixo e freixo), Krategosorbuz (freixo e espinheiro), Malosorbus (freixo e macieira).

Rowan planting

Muitas variedades de cinzas das montanhas toleram o transplante e rapidamente se enraízam em um novo local. Para obter esse resultado, você precisa seguir algumas regras simples.

  1. Setembro é ideal para plantar e transplantar mudas de cinza de montanha.
  2. Uma árvore precisa de um poço de tamanho não inferior a 60x60 cm.
  3. Para encher o poço usando uma mistura de estrume apodrecido com composto de turfa e solo superficial. Você pode adicionar 100-200 g de cinza e superfosfato.
  4. Antes de plantar, é melhor mergulhar as raízes em um purê de argila, depois colocar em um monte feito no meio do poço e endireitá-las. O pescoço da raiz da planta deve estar localizado ao nível do solo.
  5. A planta deve ser regada com cuidado (2-3 baldes por furo). É necessário regar cada camada do solo, para que não se formem vazios sob as raízes das mudas.
  6. A árvore plantada deve ser amarrada a uma estaca e, idealmente - a três gravetos conectados, inclinados para a árvore. Isso criará uma moldura de proteção para as mudas.

É errado pisar o solo com os pés após o plantio. Isso leva a uma forte compactação do solo e prejudica o funcionamento dos microrganismos.

A cinza das montanhas é uma árvore alta, portanto vale a pena considerar que não obscurece outras plantações. Para obter um maior rendimento de bagas, várias variedades de cinzas das montanhas devem ser plantadas no local. As árvores estão localizadas 5-6 m uma da outra.

Transplante de cinzas da montanha para um novo local

É possível transplantar uma cinza de montanha de acordo com o esquema de sua aterrissagem. A única coisa a considerar é uma escavação profunda do sistema radicular. Se você tem a capacidade de plantar plantas, é possível cavar uma cinza selvagem da montanha na floresta e transferi-la para o jardim. Após o enraizamento completo (geralmente no próximo ano), várias estacas de diferentes variedades devem ser enxertadas na natureza.

Propagação de Rowan

Para o cultivo de cinzas de montanha, é costume usar dois métodos: vegetativo e semente. As espécies de cinzas das montanhas são geralmente propagadas por sementes. A preparação de sementes para semeadura ocorre no outono.

  1. Os frutos maduros são selecionados, as sementes são secas, cuidadosamente lavadas da polpa e secas.

    As sementes de Rowan precisam ser descascadas e secas

  2. Em seguida, as sementes são semeadas no solo a uma profundidade de 10 cm e cobertas com folhas caídas. Você pode plantar sementes na primavera. É importante não esquecer de começar a prepará-los para a semeadura com antecedência.
  3. O procedimento de preparação é o seguinte: as sementes de rowan são misturadas com areia grossa na proporção de 1: 3.
  4. A mistura resultante foi incubada durante 6-8 semanas à temperatura ambiente.
  5. Nos próximos 2-4 meses, as sementes com areia são armazenadas na geladeira, colocadas em uma caixa de legumes.
  6. A semeadura é realizada após a neve derreter. Você pode plantar sementes em uma estufa ou em caixas especiais. Até o outono, as mudas permanecem em um só lugar, são regadas, perdem ervas daninhas periodicamente, soltam o solo. No outono, as mudas são transplantadas para um mini-jardim (a chamada escola).
  7. As mudas obtidas a partir das sementes começam a produzir no 4-5º ano.

Variedades valiosas de cinzas das montanhas são geralmente propagadas vegetativamente. Para isso, são utilizadas vacinas, brotos ou estratificações, estacas verdes ou lignificadas. Os porta-enxertos tradicionais para enxertia podem se tornar uma árvore de cinzas comuns da montanha. A coroação (vacinação) é realizada em abril, quando o fluxo de seiva começa. Se os prazos da primavera não forem cumpridos, você poderá passar a primavera no final de julho - início de agosto. O curativo é removido do local da vacinação após 20 a 25 dias.

Rowan crescendo

Para o cultivo de cinzas de montanha no jardim, é necessário realizar operações usuais ao cuidar de árvores frutíferas.

Rega

A rega das cinzas das montanhas é necessária imediatamente após o plantio em local permanente, bem como no início da estação de crescimento ou durante um período de ausência prolongada de chuva. Umedecimento adicional é desejável 10-15 dias antes da colheita, bem como 10-15 dias após a colheita. Cada árvore requer até 3 baldes de água.

Você precisa regar os sulcos ao redor do círculo do tronco, e não diretamente sob a raiz.

Afrouxamento

O afrouxamento do solo ao redor das cinzas das montanhas é realizado várias vezes durante a primavera-verão. A primeira vez que você precisa soltar o solo no início da primavera. No verão, o afrouxamento é realizado 2-3 vezes. É melhor fazer no segundo dia após a chuva ou a rega. Depois que o solo ao redor do tronco é coberto com matéria orgânica.

Aplicação de fertilizantes

No terceiro ano de vida, uma árvore rowan precisa do primeiro curativo, realizado no início da primavera. São necessários 5-7 kg de húmus ou composto e 50 g de nitrato de amônio (por árvore). A melhor hora para a próxima alimentação é o início de junho. Rowan é regado com solução de verbasco (na proporção de 1: 5), você pode usar excrementos de pássaros (na proporção de 1:10). 10 l de solução por árvore serão suficientes. Em vez de orgânicos, você pode usar o fertilizante Agrolife. Em agosto e início de setembro, o último curativo é realizado. Isso exigirá 2 colheres de sopa. cinzas de madeira e 0,5 colheres de sopa. superfosfato.

Poda de Rowan

No segundo ano de vida, a árvore precisa passar pela primeira poda para evitar o espessamento da coroa e criar um esqueleto forte. Ao formar uma coroa piramidal, é importante considerar que os brotos que crescem em ângulo reto com o tronco principal são removidos inicialmente. Próximo - galhos crescendo em ângulo agudo, pois são desprovidos de força. Portanto, o jardineiro deve tentar preservar aqueles que crescem em um ângulo obtuso com ramos esqueléticos.

Também se envolver na poda não vale a pena, pode fazer mal, não beneficiar. Se a casca do tronco e os principais ramos esqueléticos forem cortados com muita frequência, eles podem ficar tão vazios que há risco de queimaduras solares.

A poda de árvores é dividida em três tipos:

  • poda sanitária (conforme necessário, quando você precisar remover galhos quebrados, secos ou doentes);
  • A poda antienvelhecimento é necessária para restaurar a força da árvore. A necessidade disso aparece se o crescimento da planta não exceder 10-12 cm por ano, mas o rendimento ainda for alto. É realizado em duas etapas: no primeiro ano, 50% das agências são cortadas e o mesmo valor permanecerá no próximo ano. É necessária uma forte poda antienvelhecimento quando não há crescimento ou não excede 5 cm por ano, e o rendimento também é reduzido. Consiste em rejuvenescer ramos esqueléticos (semi-esqueléticos) na madeira a cada 6-7 anos. Ao mesmo tempo, é necessário um adubo mineral da árvore;
  • poda para limitar o crescimento é necessária para coordenar a altura da árvore. É realizado no 8-10º ano de vida das cinzas das montanhas, sendo especialmente relevante para as variedades da chamada seleção "folclórica". Como resultado da poda, o broto central é removido, substituindo-o por um ramo da camada superior.

Árvore Rowan precisa de poda anual

Rowan poda na primavera

É melhor aparar a árvore rowan até que os botões estejam inchados, ou seja, no início da primavera. Cada ferida com mais de 3 cm de diâmetro deve ser tratada com var. O curativo protege as cinzas das montanhas de serem infectadas por doenças, evita o ressecamento e acelera a formação de calos.

A poda no início da primavera de uma árvore adulta consiste em afinar o meio da copa da árvore, bem como a direção do condutor central para o galho lateral. Além disso, galhos secos e danificados devem ser removidos.

Uma árvore jovem não deve ser podada pesadamente, porque isso leva ao desenvolvimento de brotos e, consequentemente, a uma diminuição no rendimento.

Vídeo: Rowan poda

Doenças e Pragas de Rowan

Apesar de as cinzas das montanhas serem suscetíveis a quase todas as doenças e pragas das árvores frutíferas, elas demonstram uma estabilidade invejável. Eles podem prejudicar enormemente a colheita amadurecida de cinzas das montanhas.

Jardineiros experientes argumentam que em uma muda saudável com os devidos cuidados, nenhuma ferida aparecerá. As doenças aparecem apenas em plantas enfraquecidas.

Existem alguns tipos de doenças que não podem ser curadas: qualquer tipo de necrose, alguns tipos de mosaicos. É melhor evitá-los com medidas preventivas. A prevenção de doenças fatais das cinzas das montanhas consiste em um exame minucioso das mudas, no plantio adequado da árvore e nos cuidados adequados. Ocasionalmente, portadores de vírus de insetos devem ser cruelmente destruídos.

Tabela: medicamentos para controle de pragas de rowan

Rowan pragasA droga para sua destruição
WeevilKarbafos
Besouros de cascaActar, Confidor, Lepidocida
TraçasClorofos, Cyanix, Karbafos
Ácaros da Gall RowanEnxofre coloidal
Traça de cinza de montanhaClorofos
Maçã verde pulgãoActellik, Decis
Escudo30 mais

É utilizado tratamento preventivo contra pragas. No início da primavera, é bom trazer Nitrafen para o solo sob as cinzas da montanha, além de tratar a própria árvore. Você pode pulverizar a rowan tree com uma solução de sulfato de cobre (100 g por 10 l de água) antes que o fluxo de seiva comece.

Maneira comprovada de proteger as folhas da infusão de cinzas da montanha de mostarda branca. Para fazer isso, 10 g de mostarda em pó devem ser derramados em 1 litro de água e insistidos por 24 horas. Para a solução final, você precisa diluir a mistura resultante com água na proporção de 1: 5.

Comentários

Cultivamos as montanhas Alai e Delicatessen. Escarlate tem um bom sabor agridoce, sem amargura, as bagas são suculentas, de cor bonita. Eu realmente gosto desta árvore. O delicado tem uma cor escura, um pouco mais clara que a de um chokeberry, e o sabor, ao que me parece, é inferior ao Scarlet.

Naka

//www.websad.ru/archdis.php?code=637860

Não quero convencer, mas ... IMHO: as cinzas das montanhas de frutos doces foram cultivadas como uma planta cultivada para as regiões frias do norte, onde outras frutas simplesmente não crescem e seu sabor não é de todo surpreendente. O mesmo pode ser dito sobre as chokeberries: bagas adstringentes secas de sabor azedo muito medíocre. Novamente IMHO: na pista do meio, você encontra árvores, arbustos e trepadeiras (lindas e saudáveis!) Com frutas muito mais saborosas do que qualquer cinza de montanha.

Conservador

//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=16374

A verdadeira romã é deliciosa, o sabor de suas bagas praticamente não possui notas de "cinzas da montanha" e as bagas estão muito longe das vermelhas comuns. Eles são maiores e violeta-arroxeados. Eu tentei - e resolvi o mesmo no meu jardim, embora não seja fã de cinzas da montanha. Meu jovem até agora, apenas bagas serão.

Olga

//www.websad.ru/archdis.php?code=637860

Minha mãe adora cinzas da montanha vermelha e eu amo preto. Criamos geléia a partir de cinzas vermelhas da montanha - o sabor é simplesmente inesquecível! É verdade que isso é para quem gosta de geléia azeda, com um leve amargo picante.E moa preto com açúcar e guarda na adega, em pequenos potes. Este é, primeiramente, um depósito de vitaminas e, além disso, tenho problemas com os vasos, então a cinza negra da montanha apenas ajuda a fortalecer as paredes dos vasos, sem mencionar o fato de reduzir a pressão. A árvore em si é pequena, a produtividade às vezes não é necessária, mas muitas delas não são necessárias. E o vermelho perto de nossa casa está crescendo - no outono - apenas uma visão para os olhos doloridos! A propósito, existem variedades especiais, o mesmo licor. Mas ela, ao que me parece, também não parece cinza de montanha.

Elen fionko

//www.agroxxi.ru/forum/topic/197- rowan /

As cinzas das montanhas não apenas decoram seu jardim, mas também servem como fonte de vitaminas para o inverno. Esta árvore é resistente a doenças e pragas, despretensiosa nos cuidados. Criadores criaram variedades cujos frutos são doces e desprovidos das cinzas comuns da montanha.

Pin
Send
Share
Send