Macieira Lobo: uma variedade antiga com grandes frutas bonitas

Pin
Send
Share
Send

Macieira Lobo - uma variedade antiga. Claro, agora não pode mais ser chamado de um dos melhores, mas ainda assim muitos jardineiros mantêm Lobo em seus lotes. Ela ganhou popularidade por seu serviço leal por muitos anos, dotando seus anfitriões com deliciosas e lindas maçãs.

Descrição da maçã Lobo

A macieira da variedade Lobo é conhecida há mais de um século: em 1906, a variedade foi obtida no Canadá a partir da macieira Macintosh, polinizando uma mistura de pólen de macieiras de outras variedades. Em nosso país, a variedade está em testes estaduais desde 1971 e, em 1972, foi registrada no Registro Estadual da Federação Russa e recomendada para uso na região da Terra Negra Central, em particular nas regiões Kursk e Voronezh. A beleza das maçãs, seu sabor e tamanho grande se apaixonaram por jardineiros domésticos, e Lobo é plantado não apenas na região da Terra Negra, mas também em outras áreas e territórios com clima semelhante. A variedade Lobo é popular em jardins privados e industriais e estados vizinhos.

Macieira Lobo é registrada como uma variedade de inverno, mas há um pequeno problema: agora consideramos as árvores de inverno como macieiras, cujos frutos são armazenados pelo menos até a primavera. Infelizmente, isso não se aplica a Lobo: três a quatro meses após a colheita, realizada no final de setembro ou início de outubro, as maçãs se tornam "algodão", perdem o sabor e desaparecem. Portanto, é geralmente aceito que o Lobo é uma variedade de outono-inverno.

A macieira Lobo é alta, a coroa não é espessa, larga e redonda. A princípio, a árvore cresce muito rapidamente, atingindo grandes tamanhos em poucos anos, e então seu crescimento é gravemente mais lento. Em conexão com o rápido crescimento da copa das árvores jovens, ela pode primeiro ter uma forma oval e, posteriormente, ser arredondada. Os rebentos são uniformes, de espessura média, as folhas são verde esmeralda, grandes. As maçãs são encontradas tanto na luva quanto nas hastes de frutas. A floração ocorre em maio.

Lobo tem brotos fortes, mas pode ser difícil para ele manter grandes rendimentos sem remanso

A resistência do inverno está acima da média, mas periodicamente em invernos rigorosos (quando as geadas atingem -30 sobreC) a macieira pode congelar. No entanto, uma árvore corretamente podada é rapidamente restaurada e continua a crescer e dar frutos. Sofre seca normalmente, mas não gosta de calor extremo. Frequentemente afetada pelo oídio, a resistência a outras doenças, em particular à crosta, é média. A crosta é mais afetada pelas folhas, é transmitida aos frutos em menor grau.

A macieira está madura, as primeiras maçãs podem ser degustadas pelo quarto ano. O rendimento do Lobo é estável e muito alto: mais de 300 kg de maçãs são colhidas anualmente de uma árvore adulta. As maçãs de mesa são muito grandes: em média, pesam 120-150 g, as amostras individuais crescem até 200 G. A forma é de arredondada a cônica, com um funil grande, com costelas quase imperceptíveis. A cor principal da pele é verde-amarela; o revestimento tegumentar que está presente na maior parte do feto é vermelho framboesa. Existem inúmeros pontos acinzentados e um revestimento de cera azulada. Os pontos subcutâneos são claramente visíveis em toda a superfície.

As frutas de Lobo são grandes, bonitas, suaves

A polpa é de grão fino, suculenta, sua cor é praticamente ausente. O sabor das maçãs é agridoce, caracterizado como muito bom, o aroma é uma maçã comum, há um sabor de caramelo. Os provadores avaliam o sabor das frutas frescas em 4,5-4,8 pontos. Maçãs amadurecem quase ao mesmo tempo, e é difícil comer uma família fresca para toda a família por sua vida útil. Felizmente, é adequado para todos os tipos de processamento. Maçãs suportam perfeitamente o transporte e, portanto, são cultivadas em escala industrial.

Assim, a macieira Lobo tem muitas vantagens que são evidentes na descrição da variedade, mas existem várias desvantagens sérias, em particular, resistência à doença relativamente baixa e um prazo de validade pequeno para a variedade de inverno. Além disso, devido à produtividade muito alta, a árvore requer necessariamente suporte durante o período de frutificação, sem o qual os galhos freqüentemente quebram.

Plantando uma macieira Lobo

Como o Lobo cresce como uma árvore grande, a distância das árvores, arbustos ou casas mais próximas deve ser mantida pelo menos quatro metros. O desembarque pode ser planejado para a primavera e o outono. Na primavera, eles tentam plantar crianças de um e dois anos; é melhor plantar uma criança de três anos no outono. Para o plantio de outono da macieira, um buraco é cavado 1-2 meses antes, para a primavera - no outono.

O plantio de mudas dessa variedade é realizado da maneira tradicional. Áreas com solo leve e solto, sem estagnação da água e local próximo (menos de um metro) da água subterrânea são selecionadas, protegidas dos ventos penetrantes frios. O solo ideal é o barro leve ou o arenoso, portanto, se o solo for argiloso, eles o desenterram antecipadamente com a introdução da areia do rio. No caso de solo arenoso, pelo contrário, um pouco de argila deve ser adicionado. É aconselhável cavar um terreno de pelo menos 3 x 3 metros: é exatamente quanto espaço em poucos anos as raízes da macieira dominam.

Solos ácidos necessariamente cal. Além disso, ao cavar, vale a pena adicionar imediatamente 1-2 baldes de húmus para cada metro quadrado, um litro de cinza e 100-120 g de nitrofoska. Ao cavar, os rizomas de ervas daninhas perenes são cuidadosamente selecionados e destruídos. A melhor maneira de preparar o local, se houver tempo, é semear adubo verde (mostarda, ervilha, aveia, tremoço etc.), seguido de cortar a grama e plantá-la no solo.

Eles cavam um grande buraco para plantar uma macieira Lobo: até 1 metro de diâmetro e um pouco menos de profundidade. A drenagem é colocada no fundo do poço (uma camada de seixos de 10 a 15 cm, cascalho, argila expandida) e, em seguida, a camada de solo fértil escavada é devolvida a ela, depois de misturada com fertilizantes. Tome 2-3 baldes de húmus, um balde de turfa, uma lata de litro de cinzas, até 250 g de superfosfato. Imediatamente você pode dirigir em uma estaca forte, projetando-se para fora de 80 a 100 cm (dependendo da altura da futura muda) e, com solo seco, despeje 2-3 baldes de água.

Ao cavar um poço de aterrissagem, você não precisa ter muita preguiça: o Lobo exige um poço maior do que outras variedades

O processo de pouso em si parece tradicional:

  1. As mudas são embebidas por pelo menos 24 horas em água (ou pelo menos as raízes), após o que as raízes são mergulhadas em um purê de argila: uma mistura cremosa de argila, verbasco e água.

    Se no outono uma muda for comprada com folhas, elas devem ser cuidadosamente cortadas

  2. Tanta mistura de solo é retirada do poço para que o sistema radicular seja localizado livremente. Coloque as mudas de modo que o colo da raiz fique a 6 a 7 cm acima do solo. Nesse caso, ele cairá e ficará nivelado com o solo.

    A localização correta do colo da raiz é uma das principais condições para o sucesso.

  3. Gradualmente, encha as raízes com a mistura do solo escavado. Periodicamente, as mudas são sacudidas para que não haja "bolsões" de ar, e o solo é esmagado à mão e depois a pé.

    É importante que todas as raízes sejam firmemente pressionadas ao solo.

  4. Depois de encher as raízes com o solo, eles amarram uma muda à estaca com um barbante macio com um laço livre e despejam 2-3 baldes de água: o colo da raiz cairá um pouco até o nível desejado.

    Entre os métodos de amarrar os mais confiáveis ​​- os "oito"

  5. Um círculo próximo ao tronco é formado, formando um rolo para irrigação subseqüente e triturando-o com qualquer material solto. No plantio da primavera, uma camada de 2-3 cm é suficiente, no outono, você pode polvilhar imediatamente mais.

    Para mulching, húmus, turfa, palha e até pequenas lascas são usadas

  6. Se plantados na primavera, os galhos laterais são imediatamente encurtados em um terço; durante o plantio no outono, é melhor transferir a operação para a primavera.

    Até a criança de um ano é ligeiramente encurtada ao plantar e, em seguida, uma coroa é formada por vários anos

2-3 baldes de água - a norma aproximada, a quantidade depende das condições do solo e do clima. Se a água é absorvida rapidamente, é necessário adicionar mais, mas para que não fique no círculo do tronco.

Características do cultivo e sutilezas do cuidado

As principais preocupações no cultivo de macieiras Lobo são as mesmas de outras variedades, mas algumas de suas características devem ser levadas em consideração. Portanto, devido à baixa resistência a doenças da variedade, tratamentos preventivos da coroa com fungicidas na primavera e uréia no outono são obrigatórios. Devido à capacidade da macieira Lobo de congelar em regiões climáticas adversas, ela é cuidadosamente preparada para o inverno (elas realizam operações de retenção de neve, cobrem o círculo do tronco, amarram os troncos e as bases dos galhos esqueléticos com abetos ou pinheiros coníferos). Lobo de alto rendimento requer poda e instalação qualificadas de água de retorno durante o enchimento da maçã.

O restante da macieira Lobo adulta é cuidada da mesma maneira que qualquer macieira de maturação tardia, caracterizada por alto rendimento anual e grande tamanho de árvore. É uma variedade relativamente tolerante à seca; portanto, se o verão é normal, chove de vez em quando, Lobo raramente é regado. É especialmente importante manter o solo úmido durante a floração, a formação de ovários e o crescimento intensivo de frutas.

Se o círculo do tronco for mantido sob vapor preto, é necessário o cultivo periódico com a remoção de ervas daninhas perenes, se a grama for cortada sob uma grama, à medida que cresce. Rega abundante e obrigatória no inverno da macieira pouco antes do início da geada. Após esta rega, o tronco e as bases dos ramos esqueléticos são embranquecidos, o que é uma boa proteção contra queimaduras solares no final do inverno e no início da primavera.

Cultivar árvores sob a grama tem suas vantagens, mas você não pode deixar a grama crescer, periodicamente você precisa se aproximar com uma foice

Eles começam a alimentar a árvore no terceiro ano após o plantio, mas se o terreno foi fertilizado antes de cavar o buraco no plantio, muito fertilizante não é necessário a princípio. Até 300 g de uréia são espalhados sob uma árvore adulta a cada primavera, mesmo antes de a neve derreter completamente, e após a secagem do solo, 3-4 baldes de húmus são enterrados em valas rasas. 2-3 semanas após o final da floração, faça o molho de cobertura líquido: 2-3 baldes de infusão de verbasco (1:10). Depois de deixar cair a folhagem no outono, 200-300 g de superfosfato são fechados com uma enxada no círculo próximo ao tronco.

A poda formativa é realizada anualmente nos primeiros 4-5 anos após o plantio, depois apenas sanitária. A coroa da macieira Lobo não é propensa a espessamento, por isso não é difícil de formar. É importante selecionar corretamente 5-6 ramos esqueléticos dos ramos laterais presentes na árvore jovem e remover o restante. Os ramos esqueléticos são colocados uniformemente ao redor do tronco e o principal é que eles não devem ser direcionados inicialmente a ele em um ângulo agudo: quando carregados de maçãs, esses ramos se quebram em primeiro lugar.

Se existem poucos galhos localizados corretamente, desde o início, enquanto a árvore Lobo é jovem, os existentes recebem uma posição quase horizontal, amarrada a estacas marteladas.

Na poda sanitária anual, são cortados galhos danificados e quebrados, bem como aqueles que crescem claramente na direção errada: dentro da coroa ou verticalmente para cima. Como Lobo é propenso a doenças, é estritamente necessária uma massa minuciosa de todas as feridas com var do jardim. Uma árvore desta variedade é capaz de dar frutos por muitos anos; portanto, se depois de 20 a 25 anos parecer bastante saudável e o crescimento anual já for pequeno, vale a pena rejuvenescê-la, encurtando bastante os brotos antigos.

Vídeo: jovem macieira Lobo com frutas

Doenças e pragas, a luta contra eles

Na maioria das vezes, a macieira Lobo sofre de oídio, um pouco menos de crosta, mas outras doenças também são encontradas. Uma boa prevenção de doenças fúngicas é pulverizar a árvore com fungicidas. No início da primavera, antes do inchaço dos rins, você pode usar um líquido de Bordeaux a 3% ou uma solução de sulfato de ferro da mesma concentração, se um cone verde já aparecer nos rins, tomar 1% de líquido em Bordeaux. Além disso, após a remoção dos frutos, é importante remover cuidadosamente todos os detritos das plantas, incluindo a remoção de maçãs podres e mumificadas da árvore e pulverizar a folhagem com uma solução de uréia a 5%.

Oídio é difícil de confundir com qualquer coisa

Se a prevenção não bastasse e a doença se manifestasse, eles deveriam ser tratados. Oídio, como em qualquer outra planta vegetal ou de frutas, parece uma folhagem pubescente branca, geralmente voltada para brotos jovens, assim como para frutas. Com o tempo, a pubescência fica marrom, as folhas secam e caem prematuramente. A doença é tratada, por exemplo, com os medicamentos Strobi, Skor ou Topaz, de acordo com as instruções; a pulverização é possível a qualquer momento, exceto pelo florescimento da macieira, bem como desde o início do amadurecimento das maçãs e até que sejam colhidas.

A sarna ataca árvores em épocas particularmente chuvosas. Manifesta-se sob a forma de manchas pretas nas folhas e frutos. Lobo afeta principalmente as folhas, mas isso não significa que a doença não precise ser tratada: a queda prematura das folhas enfraquece a árvore e uma doença negligenciada privará parte da colheita. A doença é bem tratada com drogas Skor ou Coro, após a floração, você pode usar oxicloreto de cobre. Todos esses medicamentos são relativamente seguros para os seres humanos, mas devem ser usados ​​estritamente de acordo com as instruções e sempre em roupas especiais e em um respirador.

Maçãs comestíveis infectadas com crosta, mas não há nada para comer

Como todas as outras macieiras, o Lobo pode ser afetado pela podridão dos frutos, mas geralmente é um companheiro de outras doenças fúngicas, como crostas. Maçãs podres devem ser removidas e destruídas o mais rápido possível; Geralmente, não é necessário tratamento especial, mas se a podridão se espalhar, você poderá usar o mesmo Skor ou Fundazole.

Das doenças que afetam o córtex, a citosporose deve ser temida. As áreas afetadas são cobertas com tubérculos e, ao mesmo tempo, secam. Nos estágios iniciais, essas áreas são cortadas e desinfetadas com solução a 1% de sulfato de cobre, mas se a doença for iniciada, o tratamento é impossível.

Das pragas da macieira Lobo, o perigo é basicamente o mesmo que para as macieiras de outras variedades: comedor de abelha, mariposa e pulgão de maçã. O besouro da flor é capaz de destruir até 90% da colheita, destruindo as flores que já estão na fase de brotamento. Pode ser destruído por inseticidas, mas durante a invasão do besouro das flores eles simplesmente não podem ser usados. Portanto, combatem a praga mecanicamente: sacudem-na em uma colcha em uma manhã fria de primavera e a destroem. É importante que a temperatura não ultrapasse 8 sobreC: É no frio que o besouro da flor fica entorpecido. Agite vigorosamente a macieira.

Besouro da flor - representante dos gorgulhos

Afídio é uma das pragas mais famosas de todas as culturas de jardim. Com uma invasão maciça, também pode destruir uma árvore jovem e um adulto pode causar sérios danos, pois suga sucos de brotos e bases de folhas jovens. Felizmente, você pode combater os pulgões com remédios populares, se começar a fazê-lo a tempo. Infusões e decocções de muitas ervas ou cascas de cebola ajudam e, melhor ainda, tabaco com a adição de sabão. Dos medicamentos adquiridos, o Biotlin é o menos perigoso; inseticidas químicos para afídeos são usados ​​apenas como último recurso.

Após os pulgões, os brotos param de crescer e podem secar

A larva da mariposa ("verme") pode estragar consistentemente várias maçãs. Você não pode ficar sem uma mariposa em jardins privados ou precisa pulverizar sistematicamente árvores, o que raramente são praticados por jardineiros amadores. Mas você tem que lutar contra isso. Bem, ajudar a cintos de caça, bem como a coleta e destruição oportuna de carniça. Em casos extremos, você pode usar a "química", mas muito antes da colheita.

Comentários de Grade

A data de início do consumo do Lobo começa 10 dias após a ingestão da fruta. O suco de Lobo é doce o suficiente e possui um dos mais altos índices de açúcar e ácido.

Jardineiro

//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=10388&start=480

Eu tenho Lobo com cerca de três ou quatro anos de idade. O congelamento não aparece externamente; eu não cortei os brotos para verificar o congelamento. Frutas no terceiro ano. Jardim em Rostov, o Grande. Lobo tem um dos sinais de uma casca grossa, da qual não gosto nada. A polpa tem um ótimo sabor

Bender

//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=10388&start=480

Essa variedade me agrada com sua aparência. Quando Orlik sai do calor pendurado como trapos na testa, eles não perdem a cor ou o turgor, o que agrada os olhos.

Ivan

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=12720&page=2

No ano passado, Lobo descansou pela primeira vez em quinze anos. Nisso, normalizei os ovários duas vezes.

Nikolay

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=12720&page=2

Estou cultivando uma macieira, variedade Lobo. Considerando que ela plantou uma muda de 1 ano, ela cresceu 4 anos, o que significa que agora tem cinco anos. Este verão foram as primeiras maçãs. Duas peças. Bom gosto ...

Melissa

//www.websad.ru/archdis.php?code=17463

Lobo é uma variedade de maçã antiga bem conhecida de maturação média-tardia. Com deficiências significativas, ainda é apreciado pelos jardineiros pela alta produtividade de grandes e belas frutas. É possível ter uma árvore Lobo inteira em um terreno pessoal e sem sucesso, mas plantar um galho na copa de outra macieira será muito útil.

Pin
Send
Share
Send