Doenças e pragas da cereja: medidas preventivas e métodos de controle

Pin
Send
Share
Send

A cereja é uma das árvores frutíferas mais populares encontradas em muitos jardins. Infelizmente, porém, a cultura geralmente sofre de doenças e pragas. Para fornecer um atendimento competente com assistência competente e assistência oportuna, você precisa conhecer as principais medidas preventivas e métodos de tratamento de lesões.

Doenças fúngicas

Os fungos se reproduzem na primavera e no verão com uma temperatura bemsobreC) mas com tempo chuvoso e ventoso. Estes As doenças são altamente infecciosas; portanto, cuide de todas as árvores do seu jardim, caso contrário, o fungo pode se espalhar para outras culturas.

Se você notar sinais de uma doença fúngica nas árvores de seus vizinhos, informe-os também sobre a necessidade de iniciar o tratamento.

Coccomicose (manchas avermelhadas)

O primeiro sintoma da coccomicose é o aparecimento no exterior das folhas de manchas marrom-avermelhadas com diâmetro de até 2 mm. Normalmente, isso ocorre entre o final de maio e o início de junho. Se a cereja for severamente afetada, manchas marrons podem aparecer nos caules das frutas e brotos. Mais perto de meados de julho, pequenas manchas começam a se fundir em grandes. No verso, a folha é coberta com tubérculos - sporostokami rosa claro ou cinza claro. Em meados do final de agosto, essas folhas prematuramente ficam amarelas e enrolam e depois caem.

Com a coccomicose, as gotas de cereja saem mais cedo, o que reduz bastante a capacidade da árvore de se preparar para o inverno

A colheita também sofre de coccomicose: a pele das bagas fica coberta de manchas marrons e a polpa fica aquosa. Além disso, a doença mina muito a vitalidade das cerejas, e a árvore pode congelar no inverno. A doença é comum na zona central da Rússia e na Sibéria e é bastante rara em regiões quentes.

As variedades mais resistentes de cerejas à coccomicose são Shokoladnitsa, Turgenevka, Bulatnikovskaya, Robin. Além disso, as cerejas felpudas (Alice, Delícia, Conto de Fadas) praticamente não sofrem com essa doença.

Prevenção da coccomicose de cerejas:

  • Cuide do jardim em tempo hábil. Colete e queime todo o lixo, especialmente as folhas caídas, no outono, pois os esporos de fungos invernam nele. Você precisa aparar, alimentar e embranquecer não apenas cerejas, mas também outras árvores.
  • No início da primavera ou meados de outubro, cave no chão do jardim, incluindo círculos de cerejas e outras árvores no tronco das árvores.
  • Caie o tronco e os ramos esqueléticos regularmente. O tempo mais adequado é o período de meados ao final de setembro (a uma temperatura de 4-5sobreC) A folhagem deve cair completamente. A lavagem de roupas é necessária em um dia seco. Poucos dias antes, limpe o tronco da casca velha. Composição da mistura: 2 kg de cal abatida + 300 g de sulfato de cobre + 10 l de água. A espessura da camada aplicada é de 2-3 mm.

    A lavagem repetida deve ser realizada na primavera antes da brotação. Normalmente, este é o período entre o final de março e o início de abril, a temperatura não deve ser inferior a 5sobreC.

  • Se não for possível clarear uma árvore no outono, no início e meados de outubro, lave o tronco e os ramos esqueléticos de uma cereja com uma solução de uréia (30-50 g de grânulos por 10 litros de água). Se você já embranqueceu uma árvore, derrame o solo do tronco da árvore com esta solução para desinfetá-la.

Tratamento:

  1. Na primavera, durante o período de inchaço dos rins (início e meados de maio), processe cerejas e solo no círculo próximo ao tronco com fluido de Bordeaux. Preparação: diluir sulfato de cobre (300 g) em 1 litro de água fervente. Em uma tigela separada, dilua a cal rápida (400 g) em 1 litro de água fervente. Dilua ambas as misturas com 4 l de água morna, coe a solução de cal e misture com solução salina.

    Em vez de uma solução desse tipo, você pode usar oxicloreto de cobre (o medicamento mais popular é o Hom). Diluir 40 g de pó em 10 l de água morna. Se necessário, repita o tratamento mais 2-3 vezes, com um intervalo de 10 dias.

    O líquido de Bordeaux pode ser preparado de forma independente ou comprar uma mistura pronta

  2. Quando os botões aparecerem, pulverize as cerejas com uma solução de Hórus (2-3 g por 10 litros de água).
  3. Após 2-3 semanas após a floração, pulverize as cerejas com uma solução de Skor (1 ampola por 10 litros de água), tendo previamente cortado completamente os galhos mais afetados.
  4. Trate as cerejas com líquido de Bordeaux no final de agosto. Preparação: diluir sulfato de cobre (100 g) em 1 litro de água fervente. Em uma tigela separada, dilua a cal rápida (150 g) em 1 litro de água fervente. Dilua ambas as misturas com 4 l de água morna, coe a solução de cal e misture com solução salina.
  5. Branqueie o tronco e os ramos esqueléticos ou trate a árvore e o círculo do tronco com uma solução de uréia.

    O clareamento da cereja é uma das medidas para a prevenção e tratamento da coccomicose

Vídeo: coccomicose de cereja

Moniliose (queimadura monilial)

Com a moniliose, flores e folhas de repente começam a secar em cerejas, adquirindo uma cor marrom-acastanhada. Isso é especialmente perceptível em brotos anuais jovens. Se o desenvolvimento da doença começou durante o período de maturação, eles ficam cobertos de manchas escuras e secam. A doença é freqüentemente encontrada na parte européia da Rússia e na Sibéria Ocidental.

As mais resistentes à moniliose são as variedades Anadolskaya, Tamaris, Turgenevka, Molodezhnaya, Bystrinka. As variedades menos resistentes são Lyubskaya e Vladimirskaya, além de cerejas de feltro.

Com moniliose, os galhos de cerejeira parecem queimados

Se você duvida que sua cereja está com moniliose, corte o ramo afetado e observe a fatia. A presença de anéis pretos é um sinal desta doença.

Prevenção:

  • Ao plantar, tente colocar as mudas a uma distância de pelo menos 2 m uma da outra, pois o monolioz geralmente afeta as cerejas em crescimento.
  • Não escolha um local para o pomar de cerejeira nas planícies e em solos excessivamente úmidos.
  • Cuide das árvores em tempo hábil (forme uma coroa corretamente, faça cortes higiênicos, aplique fertilizantes em tempo hábil, remova e queime todo o lixo no outono).
  • Escavar e desinfetar o círculo do barril regularmente. Para esses fins, é adequada uma solução de uréia ou fluido Bordeaux a 1%. A escavação é possível após a queda das folhas ou imediatamente após a neve derreter.
  • Na primavera e no outono, caia o tronco e os ramos esqueléticos.

Tratamento de moniliose:

  1. Enquanto os botões estão florescendo, trate as cerejas com uma solução a 1% de líquido de Bordeaux.

    Em vez do líquido de Bordeaux, ao mesmo tempo, você pode usar preparações especiais (Horus, Kuproskat, Topsin-M), tendo-as preparado de acordo com as instruções. Como regra, são necessárias 2-3 pulverizações com um intervalo de 10 dias.

  2. Após a floração, use as preparações Fitosporin-M e Fitolavin, tendo preparado as soluções de acordo com as instruções.
  3. Remova os galhos infectados em tempo hábil. Lembre-se de que a poda deve ser realizada, capturando 10-15 cm de madeira saudável. Se você precisar remover um galho com mais de 1 cm de diâmetro, cubra o corte com var. Queime todos os brotos cortados imediatamente.
  4. Após a queda das folhas, mas o mais tardar no final de setembro, caia as cerejas e trate o círculo do tronco. Se não for possível, no início de outubro, lave o tronco e os ramos esqueléticos com uma solução de uréia ou 1% de líquido Bordeaux e regue o círculo do tronco.

Vídeo: um remédio para a moniliose óssea

Câncer bacteriano

Se você notar algum sinal de câncer bacteriano, inicie o tratamento imediatamente, pois as cerejas, especialmente as mais jovens, podem morrer em uma ou duas estações.

Como as partes das plantas mudam devido ao câncer:

  • as flores ficam marrons;
  • manchas aquosas amareladas aparecem nas folhas, que depois ficam marrons. O tecido morto cai, formando buracos;
  • um líquido laranja espesso é liberado nos brotos;
  • a casca é coberta com rachaduras, crescimentos e bolhas e depois esfolia;
  • as frutas são cobertas com manchas escuras e podridão.

A doença é mais frequentemente encontrada em áreas com climas quentes.

Há outro tipo de câncer - o preto, mas aparece principalmente nas plantações de pomóideas (pera, maçã), e as cerejas não são afetadas por elas.

Se a cereja é afetada pelo câncer bacteriano, inúmeras rachaduras se formam no córtex.

Prevenção:

  • Não se esqueça das medidas de atendimento padrão:
    • formando uma coroa de uma muda,
    • poda sanitária regular,
    • colheita e queima de folhas caídas.
  • Cuidado com o círculo próximo ao tronco: cavar na primavera e no outono e desinfetar com solução a 1% de líquido ou uréia de Bordeaux.
  • Não se esqueça de branquear a cereja.
  • Ao processar cerejas (poda, enxertia), use apenas ferramentas limpas.

Tratamento do câncer bacteriano:

  1. Remova todos os galhos afetados imediatamente. Corte a área afetada em um tecido saudável, capturando-o em 4 a 5 cm e enxágüe as seções com 1% de líquido Bordeaux ou 5% de solução de ácido carbólico e revestimento.

    Como massa de vidraceiro, var de jardim, tinta a óleo ou uma mistura de argila e verbasco fresco, tomadas em proporções iguais, são adequadas. Como resultado da mistura, deve-se obter uma mistura espessa, remanescente da consistência da manteiga. Se necessário, pode ser ligeiramente diluído com água morna para que fique bem. Uma ferida com óleo pode ser amarrada com estopa.

  2. Após o corte, alimente a cereja. Para fazer isso, adicione uma solução de superfosfato (350 g), nitrato de potássio (250 g) e fezes de frango (300-400 g) na ranhura externa do círculo do tronco próximo. Para preparar a solução, mergulhe a ninhada por 6 dias em 10 l de água, fertilizantes minerais - em 10 l de água por 2 dias. Misture as duas soluções antes de usar. Para 1 cereja, são consumidos 20 a 25 litros.
  3. Na primavera (antes que os brotos comecem a abrir) e no outono (durante e após a queda das folhas), trate as cerejas com 1% de líquido Bordeaux ou Hom (80 g por 10 l).
  4. 3-5 dias após a pulverização, caie a árvore, processe o círculo do tronco.

Se a árvore não responder ao tratamento, é necessário arrancá-la e derramar o local em que cresceu abundantemente com uma solução de permanganato de potássio (50 g por 10 l de água). Se possível, tente não plantar plantas por 3-4 anos.

Sarna

Um sintoma da crosta é o aparecimento de manchas marrons nas folhas. À medida que a doença progride, as placas das folhas secam, enrolam e desintegram-se. Os frutos verdes param de crescer e secam, os maduros ficam cobertos de rachaduras e perdem o sabor. Segundo os jardineiros, a crosta não representa um forte perigo para a vida de uma árvore, mas pode reduzir significativamente seu rendimento. A doença é freqüentemente encontrada nas regiões sul e central da Rússia.

Quando a crosta é danificada, as bordas das folhas ficam marrons primeiro e depois enrolam.

Medidas de prevenção:

  • Cumprimento das medidas de atendimento padrão (modelagem oportuna e poda sanitária, limpeza e queima de folhas caídas).
  • Cuidar do círculo próximo ao tronco (escavação na primavera e no outono, irrigação no outono com uma solução de uréia ou 1% de fluido Bordeaux).
  • Cerejas caiadas de branco.

Maneiras de lidar com a sarna:

  • Remova os brotos afetados imediatamente e escolha frutas secas. Não se esqueça de queimá-los imediatamente.
  • Passe a cereja três vezes com 1% de líquido Bordeaux:
    • a primeira vez - durante o inchaço dos rins;
    • a segunda vez - 20 dias após a floração;
    • a terceira vez - após a colheita.
  • Se a crosta aparecer em frutos maduros, trate a árvore com uma solução forte de cloreto de sódio (1 kg de sal por 10 litros de água).
  • Branqueie a árvore e trate o círculo próximo ao tronco com solução de uréia ou 1% de líquido Bordeaux.

Danos não-fúngicos à cereja

Os danos não-fúngicos não representam uma séria ameaça à saúde das cerejas, mas podem enfraquecer a árvore e contribuir para sua infecção adicional por várias doenças.

Gomose (detecção da gengiva)

O principal sintoma da goma é a alocação de uma massa densa marrom-amarela de feridas e rachaduras no córtex. Como regra, a liberação de goma é contínua e enfraquece significativamente a planta. Se a goma aparecer em qualquer ramo, esse é um sintoma de sua morte breve. Com a goma, as cerejas são freqüentemente suscetíveis à infecção por doenças fúngicas.

Com a goma, é liberada uma grande quantidade de goma

Causas da goma:

  • danos mecânicos no tronco ou galhos;
  • produtividade excessiva;
  • geadas e flutuações acentuadas de temperatura no período primavera-outono;
  • poda prematura ou excessiva.

A goma também pode ser um sintoma de uma doença fúngica (geralmente câncer bacteriano).

Medidas preventivas:

  • Evitar danos mecânicos no córtex (por exemplo, ao aparar ou limpar).
  • Protegendo o tronco e os ramos esqueléticos com cal.
  • Poda oportuna.
  • Processar o tronco com uma solução a 1% de sulfato de cobre na primavera antes da brotação e no outono após a queda das folhas.

O tratamento geralmente é realizado entre meados de abril e início de maio, mas após o término do fluxo de seiva. Inclui a limpeza das feridas com uma faca afiada em um tecido saudável (é desejável capturar 4-5 mm adicionais) e a lavagem subsequente com uma solução a 1% de sulfato de cobre e massa com massa de jardim.

Você também pode encontrar essa receita para massa: misture 7 partes de nigrol com 3 partes de cinza.

Musgos e Líquenes

Musgos e líquenes nas árvores são encontrados em todos os lugares, mas isso é mais típico em velhos jardins negligenciados ou em árvores que crescem em condições de umidade constante. O musgo da cereja pode enfraquecê-la, causar a morte dos galhos e diminuir a produtividade, mas, ao contrário da crença popular, não é sintoma de nenhuma doença.

Musgo e líquen nas árvores criam um ambiente favorável para a vida das pragas de insetos

O procedimento de limpeza é realizado duas vezes por ano: na primavera antes do inchaço dos rins ou no final do outono após a queda das folhas. A temperatura deve ser pelo menos 2sobreC. Antes do processamento, remova as folhas caídas e cubra todas as feridas no tronco com variedades de jardins. Em caso de crescimento excessivo de cerejas, use uma solução a 5% de sulfato de cobre (dilua 50 g de pó em 1 litro de água quente e traga até 10 l com água morna), também cave um círculo próximo ao tronco e despeje com uma solução a 3% de sulfato de cobre. Após 5-7 dias, os crescimentos devem cair. Se houver flocos individuais no barril, raspe-os com uma escova.

Essa mistura ajudará a lidar com pequenos crescimentos: sal (1 kg) + cinza (2 kg) + sabão em pó (2 peças raladas finamente) + 10 l de água quente. Ferva, esfrie e lubrifique as áreas afetadas.

As medidas de prevenção se resumem a:

  • poda oportuna com a remoção de galhos que engrossam a coroa,
  • pulverizar a árvore na primavera e no outono com solução a 1% de sulfato de cobre,
  • branqueamento do tronco e ramos esqueléticos.

Pragas da cereja: prevenção e controle

Como muitas outras culturas, as cerejas são freqüentemente afetadas por várias pragas que podem ser encontradas em qualquer área.

Pulgões

Os pulgões são um dos insetos de jardim mais comuns. Ela come seiva de plantas, que é fácil de obter a partir de folhas e brotos jovens, resultando em um cacho de folhas em uma bola densa. As partes afetadas da planta perdem sua viabilidade e morrem.

A infestação de pulgões pode enfraquecer bastante a planta e reduzir sua viabilidade

Medidas preventivas são padrão:

  • formação adequada de copas em mudas jovens e poda sanitária regular,
  • cal do caule,
  • limpeza e queima oportuna de folhas caídas,
  • cuidar do círculo próximo ao tronco (afrouxamento e remoção de ervas daninhas).

Para afugentar os pulgões das cerejas, você pode semear endro, tomilho, erva-doce, malmequeres ou chagas de tamanho menor no círculo do tronco.

Se a cereja for afetada por pulgões, você poderá usar os seguintes métodos de tratamento, após remover os brotos mais afetados:

  • Pulverizando a coroa com a faísca. O processamento deve ser feito antes que o ovário apareça, em um dia seco e nublado, depois de preparar o medicamento de acordo com as instruções.
  • Pulverizar a coroa com Fitoverm.É possível processar cerejas com esta ferramenta imediatamente após a floração, tendo-a preparado de acordo com as instruções. Para o processamento, você também precisa escolher um dia nublado e seco.
  • Tratamento com uma solução de sabão de alcatrão. Para prepará-lo, é necessário diluir em 10 l de água morna e 100 g de sabão ralado. É aplicado a qualquer momento.
  • Pulverização com infusões de ervas. São utilizados durante a formação dos brotos, imediatamente após a floração e 10 dias antes da colheita:
    • Infusão de dente de leão. Encha a folhagem (400 g) e as raízes (200 g) com 3 litros de água quente e deixe por 3 horas. Em seguida, adicione água a um volume de 10 litros. O processamento deve ser realizado pela manhã, o mais tardar, às 10h ou à noite, depois das 18h às 18h, em clima seco.
    • Infusão de topos de tomate. 5 kg de folhas verdes (você também pode usar enteados picados) despeje 10 litros de água e deixe ferver por 30 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar e adicione 30 g de sabão em pó ralado. Antes de usar, dilua o caldo resultante com água morna na proporção de 1: 3. É aconselhável usar a infusão até 10-00 e não antes de 18-00 em tempo seco.
    • Infusão de topos de batata. 1 kg de frescos ou 600 g de partes superiores secas (use apenas verduras saudáveis) despeje 10 litros de água fervente e deixe fermentar por 3 horas. É aconselhável usar a infusão até 10-00 e não antes de 18-00 em tempo seco.
  • Tratamento de cinzas. Você pode se inscrever a qualquer momento. Você pode prepará-lo de várias maneiras:
    • Cinzas peneiradas e trituradas (500 g), despeje 1,5 litros de água fervente e insista sob a tampa por 3 dias. Em seguida, leve a solução a um volume de 10 l com água morna. O processamento deve ser realizado pela manhã, o mais tardar, às 10h ou à noite, depois das 18h às 18h, em clima seco.
    • Cinzas peneiradas e trituradas (300 g), despeje 2 litros de água fervente e ferva em fogo médio por 20 a 30 minutos. Coe, adicione 10 g de volume e adicione 50 g de sabão em pó ralado em um ralador fino. O processamento deve ser realizado pela manhã, o mais tardar, às 10h ou à noite, depois das 18h às 18h, em clima seco.

Ao pulverizar, não se esqueça de processar a parte de trás das folhas, pois o pulgão se esconde lá.

Formigas

Muravyov é atraído pelo cheiro doce de cereja, de modo que esses insetos podem arruinar muito a colheita ao comer frutos maduros. Além disso, as formigas são portadoras de pulgões e as cerejas podem ser seriamente afetadas pela infecção por essas pragas.

Formigas são pulgões

Combater formigas inclui repelir pragas de cerejas e destruir o formigueiro:

  • Uso de cinto de caça. Você pode comprar pronto, mas você mesmo. Para fazer isso, pegue uma tira de polietileno com 25 cm de largura, enrole-a duas vezes ao redor do tronco e unte-a com óleo sólido, alcatrão ou alcatrão, certificando-se de que a substância não entre na casca - pode causar queimaduras. A altura do curativo é de aproximadamente 80 cm. Renove a camada adesiva conforme necessário.

Armadilha pegajosa ajuda efetivamente a combater formigas

  • Usando um cinto de pano de lã embebido em carbólico. Formigas não gostam desse cheiro. Troque o curativo a cada 3 dias, a altura da fixação é a mesma.

    Pendurar cachos de absinto, tansy ou flechas de alho pode ajudar, mas esse método tem uma desvantagem: as ervas rapidamente perdem o cheiro e secam, para que as formigas retornem. Por esse motivo, é mais adequado como adjuvante.

  • A criação de barreiras mecânicas. Pode ser um pneu cortado em duas metades e cheio de água, que deve ser colocado em uma vala cavada em torno da cereja, untada com vaselina e uma corda enrolada na base do caule da cereja, uma “saia” de plasticina, fixada com uma ponta larga e cheia de água.
  • Caiar o tronco. O cal gruda nas patas, e é mais difícil as formigas se movimentarem.
  • O uso de drogas especiais (Muravin, Muratsid). Existem várias desvantagens: os aerossóis evaporam rapidamente, os géis podem ser consumidos por outros insetos benéficos. Nesse caso, ao escolher um agente químico, é dada preferência a armadilhas para lavadoras, nas quais um inseto maior não pode caber.

Para destruir o formigueiro localizado em seu site, você pode:

  • use preparações especiais (Diazinon, gel absoluto);
  • aplicar remédios populares:
    • cinza quente (um formigueiro é coberto com ele),
    • água fervente
    • uma mistura de sabão em pó (você precisa esfregar um pedaço finamente), ácido carbólico (10 colheres de sopa) e querosene (10 colheres de sopa). Diluir em 10 l de água quente.

Se você não quiser usar produtos químicos, precisará executar o processamento várias vezes, enquanto altera os meios.

Mosca de cereja

Esta praga não é tão perigosa quanto os pulgões, mas também pode prejudicar sua colheita e reduzir significativamente sua qualidade, porque, graças à mosca da cereja, as bagas se tornam vermes. A mosca faz um buraco na baga, põe ovos lá, dos quais as larvas aparecem posteriormente.

A mosca da cereja faz com que as bagas da cereja se tornem vermes

Existem várias maneiras de se proteger contra uma mosca cereja:

  • Caiar o tronco e os ramos esqueléticos. É necessário realizar o procedimento no início da primavera, para que as larvas invernadas na casca ou na terra não tenham tempo de chegar à superfície e danificar a árvore.
  • Escavar e processar o círculo próximo ao tronco para destruir as pupas no solo.
  • Coleta oportuna.
  • Colhendo frutas caídas.

Se a infecção das bagas com uma mosca cereja ainda ocorrer, as seguintes medidas podem ser tomadas:

  • Tratamento duplo da madeira com uma preparação especial (geralmente relâmpagos, Actara, Spark).
    • A primeira pulverização é realizada durante a partida em massa de moscas. Para determinar o início desse período, faça iscas, manchando cola para proteger contra ratos em um pedaço de papelão e pendurando a isca (2-3 peças) em uma árvore. Se em um curto período de tempo (1-3 dias) você encontrar pelo menos 20 moscas aderentes, poderá iniciar o processamento.

      Além disso, o aparecimento de moscas da cereja coincide com o início da acácia.

    • A segunda vez que a pulverização deve ser realizada após 10 dias, mas no máximo 20 dias antes da colheita. É aconselhável usar outro medicamento.
  • Caiar o tronco e os ramos esqueléticos.
  • A escavação do círculo próximo ao tronco no final de setembro - início de outubro e final de março - início de abril.

Outros problemas de cereja

Além de doenças e pragas, existem várias outras razões pelas quais a cereja não cresce bem ou não produz colheitas suficientes. Como regra, eles estão associados a condições climáticas adversas ou às características da variedade.

Tabela: Causas estéreis da cereja e solução de problemas

Descrição do problemaRazõesSoluções
Secagem de frutas
  • Polinização incompleta dos frutos. Nesse caso, a semente não se desenvolve e o próprio feto para de crescer.
  • Danos ao ramo. Folhas e ovários podem crescer nele, mas não há força suficiente para formar os frutos. Se você cortar um galho, poderá ver que dentro dele é marrom, não branco.
  • Remova os galhos danificados para que no próximo ano a cereja possa formar novos.
  • Se ocorreu uma polinização incompleta, tente cortar os frutos verdes, se possível.
Floração insuficiente
  • Jovem idade de cerejas.
  • Variedades inadequadas para sua região.
  • O mecanismo de "repouso" (a planta recupera força após abundante frutificação do ano passado).
  • Danos à árvore com geada.
  • Solo inadequado.
  • Falta de nutrientes.
  • Se sua região é caracterizada por geadas na primavera, você pode adiar o período de floração jogando neve no tronco e cobrindo-o com palha (com serragem, palha) e dando à cereja a oportunidade de florescer mais tarde.
  • Se a cereja não tiver nutrientes, adicione na primavera uréia (150 g para uma árvore com menos de 4 anos de idade, 300 g para uma árvore com mais de 4 anos de idade) e cave-a. No início e meados de setembro, adicione adubo ou húmus às ranhuras externas na proporção de 20 a 40 kg por árvore.
  • Como regra, as cerejas não crescem bem em solos excessivamente acidificados. Para tornar o solo neutro, adicione farinha de dolomita ou limão ao solo a uma taxa de 400 g por m2.
Ovário em queda
  • Maior acidez do solo.
  • Falta de nutrientes.
  • Clima inadequado (chuva, calor, geada) durante a floração.
  • Variedade auto-infértil (por exemplo, variedade Vladimirskaya).
  • Muita colheita no ano passado.
  • Para reduzir a acidez do solo, adicione farinha de dolomita ou limão (400 g / m2).
  • Para enriquecer o solo com nutrientes e fertilizar as cerejas após uma grande colheita, você pode adicionar 300 g de superfosfato duplo e 100 g de sulfato de potássio ao círculo do tronco em meados de setembro e 40 kg de húmus no sulco externo do círculo do tronco.
  • Ao comprar uma muda, sempre especifique a que tipo de polinização a variedade pertence. Se você deseja cultivar cerejas auto-férteis, terá que comprar outra muda de outra variedade.
Falta de ovário
  • Grau auto-infértil.
  • Geadas.
  • Falta de nutrientes.
  • Falta de insetos polinizadores.
Para os três primeiros pontos, as recomendações são as mesmas. Se sua árvore não for polinizada o suficiente por insetos, você poderá atraí-las pulverizando as flores com água adoçada (dilua 20 g de açúcar em 1 litro de água). Preparações de ovário ou broto também ajudam.

A cereja pode sofrer de várias doenças e pragas, mas os cuidados adequados e o tratamento oportuno ajudarão sua árvore a lidar com qualquer uma delas. Siga todas as recomendações e você será capaz de manter a saúde e a produtividade das cerejas.

Pin
Send
Share
Send