Doenças e pragas de alperces, tratamento e prevenção

Pin
Send
Share
Send

Damasco para obter altos rendimentos e frutos de qualidade, requer alguma atenção do jardineiro. Tendo notado uma doença ou o aparecimento de uma praga a tempo, você pode intervir rapidamente e corrigir o problema. Quais são as doenças do damasco, quais são as suas causas. Que pragas podem atacá-lo, como prevenir e como combater - essas são questões importantes ao cultivar damasco.

Doenças das árvores de damasco e seu tratamento

O damasco é um termofílico e exigente para cuidar, à primeira vista, da planta. Muitas vezes exposto a várias doenças fúngicas e infecciosas que podem afetar todas as partes da planta - casca, folhas, flores, frutas. Você precisa conhecer o inimigo pessoalmente para lidar efetivamente com ele e, melhor ainda, nem deixá-lo perto dos damascos. Aplicando medidas preventivas oportunas e competentes, é possível (e necessário), em geral, evitar a manifestação de doenças e não levar ao tratamento.

Doenças e controle da casca de damasco

Vários fungos podem se depositar sobre e abaixo da casca de damasco, causando doenças como citosporose (podridão do caule), doenças gengivais, rachaduras na casca. Musgos e líquenes também podem se depositar na casca.

Por que a casca de damasco

Às vezes, rachaduras aparecem na crosta de damasco. Isso pode ser devido aos seguintes motivos:

  • Doenças fúngicas. Os métodos de diagnóstico e tratamento serão discutidos abaixo em uma seção especial.
  • Mordida de gelo. Ocorre no inverno, durante mudanças freqüentes de temperatura, bem como em dias ensolarados e gelados. No lado ensolarado, a crosta pode aquecer até altas temperaturas positivas (+ 15-20 ° C) e no lado sombreado, a temperatura da crosta pode ter uma temperatura de -10-15 ° C. Uma diferença tão grande leva a rachaduras.

    Rachaduras na crosta de damasco provocadas pelo gelo aparecem com frequentes mudanças de temperatura

  • Queimadura solar.
  • Danos causados ​​por roedores (ratos, lebres). Frequentemente, especialmente em árvores jovens, os roedores danificam uma parte significativa da casca em torno de toda a circunferência do tronco. A árvore está morrendo. Medidas de prevenção - amarrar a parte inferior do tronco com materiais de proteção para o inverno - estopa, feltro para telhado etc.

Independentemente das razões pelas quais rachaduras apareciam no córtex (com exceção de doenças fúngicas e cancerígenas), o procedimento de tratamento é o mesmo.

  1. O local do dano é cuidadosamente limpo com uma faca e uma escova de aço, removendo toda a casca danificada até que surjam tecidos verdes saudáveis. O mesmo se aplica à madeira. Esta operação pode ser realizada em qualquer época do ano, exceto no período de fluxo ativo de seiva (mola).
  2. Deixe a ferida em paz por um tempo para que ela seque.
  3. Desinfecte a ferida com uma solução a 1% de líquido Bordeaux ou sulfato de cobre. Você pode usar outros medicamentos antifúngicos.
  4. Trate a área preparada com betumes especiais.
    • Lote de jardim à base de resina de madeira ou cera natural. Evite formulações com produtos refinados (gasolina, querosene, alcatrão, alcatrão de carvão, etc.), pois eles podem causar mais danos do que benefícios.
    • Massa de jardim BlagoSad à base de lanolina (gordura obtida da lã de ovelha cortada).
    • Massa de modelar feita de partes iguais de argila e verbasco. Essa massa não pode ser usada em uma estação quente e seca, porque após a secagem, a argila absorve a umidade da casca.

Importante!

Ao limpar uma rachadura, não tenha medo de cortar parte de tecidos saudáveis. Eles vão crescer demais. Mas restos podres e mortos da casca e (ou) madeira, acidentalmente deixados na ferida, serão uma fonte de infecção e um viveiro de uma nova rodada da doença.

Manchas brancas aparecem no tronco do damasco

Muito provavelmente, isso é líquen. Os líquenes geralmente crescem em árvores antigas, embora possam aparecer em árvores relativamente jovens. A casca de árvore desses organismos é apenas uma plataforma para a vida, eles recebem umidade e minerais da atmosfera com chuvas, nevoeiros e poeira para o desenvolvimento.

O líquen geralmente se instala em árvores antigas

Existem dois pontos de vista opostos sobre se os líquenes devem ser removidos.

  • Um grupo de jardineiros e especialistas de várias qualificações afirma que os líquenes não causam danos às árvores e também indicam um ambiente limpo no local de crescimento. E raspando-os de uma árvore, a casca é inevitavelmente danificada e os danos são causados. Portanto, eles não devem ser excluídos.
  • Outro grupo, não menos numeroso, expressa a opinião exatamente oposta. Os líquenes que crescem na casca impedem a penetração do ar no ar, criam focos de alta umidade e condições para o aparecimento e desenvolvimento de doenças fúngicas e virais. E também embaixo deles podem estar escudos escondidos e outras pragas. E assim os líquenes precisam ser removidos.

Como não há consenso e recomendações sobre esse assunto, todo mundo decide por si próprio se remove ou não o líquen do damasco.

Para aqueles que decidem remover o líquen que apareceu, é recomendável fazer o mais cuidadosamente possível, usando uma faca afiada e escovas de nylon. Após a remoção, a superfície do córtex deve ser lavada com uma solução a 5% de sulfato de ferro ou outro anti-séptico. A lavagem branca no outono de troncos com argamassa de limão reduz significativamente a probabilidade de líquenes e musgos.

Mas não é necessário que o revestimento branco que aparece na casca seja um líquen. Talvez este seja o aparecimento de uma doença fúngica. Uma característica distintiva será o fato de que o fungo geralmente afeta simultaneamente diferentes partes da planta - folhas, flores, ovários, frutas e brotos. Nem todos ao mesmo tempo, mas diferentes. E se algum fungo foi diagnosticado, o tratamento oportuno com métodos e medicamentos modernos geralmente traz resultados positivos.

Doença fúngica do damasco

Muitas plantas sofrem de doenças fúngicas e o damasco, infelizmente, não é exceção.

A lista dos principais tipos desta classe de doenças:

  • Kleasterosporiose (manchas perfuradas).
  • Moniliose.
  • Citosporose.
  • Ondulação de folhas.
  • Verticilose.
  • Fusarium
  • Sarna e outros

Os métodos de combate a várias doenças fúngicas, medidas preventivas e medicamentos utilizados são muito semelhantes.

Luta contra a Kleasterosporiose

A Kleasterosporiose é uma doença fúngica que afeta todos os frutos de caroço. Damascos e pêssegos são especialmente severos e freqüentemente afetados por esta doença. Outro nome para a doença é detectar falhas. O agente causador hiberna nas folhas caídas, na camada superior do solo, na casca.

A doença começa e prossegue da seguinte forma:

  1. Pequenas manchas escuras aparecem nas folhas do damasco.
  2. Em desenvolvimento, os pontos se transformam em pontos redondos bastante grandes de cor marrom-avermelhada e marrom.
  3. Dentro de duas semanas, o interior das manchas seca e cai, formando buracos.
  4. As folhas afetadas ficam amarelas e caem.

Além de folhas, rins e brotos também são afetados. Os rins afetados não abrem e caem. As lesões na casca dos brotos têm a mesma aparência das folhas - pontos de crescimento, formação de buracos na casca, causando a liberação de goma. Em casos avançados, a árvore pode morrer.

Galeria de fotos: Kleasterosporíase

A luta contra esta doença começa principalmente com a prevenção.

  • As folhas caídas são coletadas e queimadas.
  • Os brotos doentes são cortados (não esquecendo de lubrificar os locais dos cortes com verniz ou massa de vidraceiro) e também queimam.
  • No final do outono, cavando círculos perto do tronco.
  • No final do outono e / ou início da primavera, no período de falta de fluxo de seiva, eles são tratados com uma solução a 3% de fluido de Bordeaux ou sulfato de cobre.
  • Eles tentam usar variedades relativamente resistentes a doenças fúngicas (Krasnoshcheky, abacaxi, melhor húngaro, etc.).
  • Durante a temporada, é aconselhável pulverizar árvores com biofungicidas (meios biológicos de combate a fungos). Quadrice e Hórus se provaram bem. Eles podem ser usados ​​para processar árvores mesmo durante a frutificação (Quadris 5 dias, Hórus 7 dias antes da colheita das bagas). Devido ao vício do fungo nas preparações, os tratamentos são realizados não mais que três vezes a cada estação. O intervalo é de duas semanas.

Recentemente, as preparações orgânicas provaram ser altamente eficazes, com alta eficácia, amplo espectro de ação e baixa toxicidade.

Tabela: Medicamentos orgânicos para combater a claustosporiose e outras doenças

DrogaFase de processamento% De concentração
TsinebInchaço renal0,5
Pétalas de flores caindo0,3
CiramBotão rosa0,3
Folhas caindo0,3
FtalanoInchaço renal0,5
Pétalas de flores caindo0,3
FigonBotão rosa0,5
Folhas caindo0,5
CaptanInchaço renal0,5
Pétalas de flores caindo0,3

Moniliose damasco como salvar uma árvore

A moniliose ou queimadura monilial é uma doença fúngica que afeta folhas, flores e brotos de uma árvore. Esporos do inverno do fungo em folhas caídas, brotos, na casca. A infecção primária geralmente ocorre na primavera, durante a floração. As disputas com o vento, e com mais frequência com a ajuda das abelhas, caem em uma flor desabrochada, por um pilão caem dentro e mais longe nas folhas e brotos. Primeiro, as flores torcem e morrem, depois saem e brotam. As extremidades dos galhos ficam pretas, e também as folhas ficam pretas e penduram. Externamente, a planta parece queimada.

Quando a infecção da primavera com moniliose, as flores são afetadas primeiro, depois as folhas e brotos de damasco

Um jardineiro inexperiente pode tomar os sintomas da primavera de uma infecção por moniliose em caso de congelamento ou tratamento excessivo da primavera com medicamentos.

A segunda forma de dano se manifesta no verão, na forma de podridão cinzenta, afetando os frutos, folhas e casca. A diferença de outras doenças semelhantes é o arranjo caótico de pontos pretos na superfície da fruta.

Medidas preventivas e terapêuticas:

  • Remoção e destruição de folhas caídas, bem como frutas afetadas.
  • Afrouxamento tardio do outono de troncos de árvores.
  • Cortar brotos afetados com uma porção de madeira saudável de 15 a 20 cm de comprimento ou "sob o anel".
  • Tratamento de final de outono e início da primavera com solução a 3% de sulfato de cobre ou mistura de Bordeaux.
  • Antes do inchaço dos rins, um único tratamento com DNOC ou Nitrafen.
  • Tratamento regular durante a temporada com biofungicidas (Chorus, Quadris).
  • Prevenção de alagamentos, umidade.
  • Evitando plantações e coroas espessadas.

Vídeo: moniliose

Proteção de pragas de damasco

Damascos, como outras plantas frutíferas, podem ser atacados por vários insetos - mariposas, mariposas, pulgões, carrapatos. Além de insetos, roedores - ratos, lebres, trazem grandes danos às plantas.

Como salvar um damasco se o mouse comeu a casca

Primeiro você precisa determinar a escala do dano e, em seguida, escolher a opção de ações, que são muito poucas.

  • Se a casca é mordiscada completa e profundamente, então, muito provavelmente, nada pode ser feito. Você pode tentar cortar o tronco quase no chão. Se você tiver sorte, um novo broto crescerá a partir da raiz, que se tornará uma nova árvore.
  • Se a casca é mordiscada em círculo até uma altura pequena, há duas maneiras:
    • Vacinação com uma ponte.
    • Transplante de casca.
  • Se você tiver sorte e a camada cambial do mouse não for tocada, basta envolver a parte danificada do tronco com fita isolante, filme elástico ou um curativo, colocando folhas de azeda. No outono, o curativo é removido.

O câmbio é uma camada entre a casca e a madeira, que é um condutor de suco.

O que é o câmbio mais fácil de mostrar do que dizer

Como inocular uma ponte

Instruções passo a passo.

  1. Colheita de estacas. Obviamente, é melhor prepará-los no outono, mas ainda não se sabia sobre o ataque de roedores. Portanto, provavelmente, eles terão que ser cortados na primavera, assim que se souber do desastre, antes que o fluxo de seiva comece. A variedade de árvores doadoras não importa. O comprimento das estacas deve ser 10-15 cm mais longo que o comprimento da área danificada, o número de rins também não é importante, eles ainda precisam ser removidos. Quanto maior o diâmetro do tronco, mais enxertos precisam ser enxertados.
  2. Na casca da árvore, em um lado da ferida, os cortes em forma de T são feitos com uma faca afiada.
  3. Nas estacas, as seções oblíquas são feitas de ambos os lados e inseridas nas incisões para que as camadas de câmbio sejam compatíveis entre si. As hastes devem ser ligeiramente curvadas por um arco.
  4. Os locais de vacinação são lubrificados com verniz ou massa de vidraceiro e bem embrulhados com fita isolante, fita adesiva, etc.
  5. A coroa é podada em 30%.

Dessa forma, você pode salvar uma árvore mordiscada por ratos

Como transplantar casca

Maneira bastante exótica, mas às vezes aplicada. Para isso, você precisa de um doador de árvores (deve ser um damasco, pode ser selvagem), o que não é uma pena sacrificar.

  1. A partir de um material adequado (papelão fino, filme, etc.), um modelo é cortado de acordo com o tamanho do dano.
  2. De acordo com o padrão, um fragmento é cortado da casca de uma árvore doadora, que é cuidadosamente removida e aplicada rapidamente na ferida.
  3. O patch está firmemente fixado com fita, você pode usar pequenos pregos.
  4. Manche o local da operação com verniz ou massa de vidraceiro, envolva-o com barbante e ruberoide.
  5. A coroa é podada.

Pragas de raízes de damasco

Poucos insetos preferem se alimentar das raízes das árvores, mas ainda assim, às vezes, esses amantes são encontrados. Na maioria das vezes, as raízes das mudas jovens podem ser afetadas por pragas, com as quais se alimentam de larvas de Khrushchev e gorgulhos, invernando nas camadas superiores do solo dos troncos das árvores. Se no final do outono cavar o solo sob as árvores, virar as camadas, as larvas estarão na superfície e morrerão de frio.

Lutando contra Khrushchev

Existem muitas variedades de grunhidos. É um inseto voador que varia de tamanho de 8 a 12 mm (abril Khrushchev) e de 35 a 38 mm (mármore Khrushch). O mais famoso e conhecido de todos é o bug de maio. Khrushchev é onívoro e, se não for combatido, pode causar grandes danos a muitas plantas no jardim.

Framboesas se alimentam de raízes de plantas

Métodos de luta:

  • Tratamento profilático no início da primavera com inseticidas (inseticidas químicos) - decis, nitrafen, etc.
  • O diazinão e seus preparativos são introduzidos no solo para escavação no final de maio-junho, quando as larvas ainda estão na camada superior do solo. Em 1 m2 gaste 10-20 g de Bazudin ou 5-10 g de 10% de diazonina. A droga atua por 20 dias, não se acumula nas plantas.
  • Um medicamento Marshall muito eficaz, com efeito prolongado (até 17 meses). Porém, devido à sua alta toxicidade, deve ser utilizado com cuidado e somente em situações críticas.
  • Você pode colocar uma pilha pequena, quente e úmida de húmus ou composto ao lado da árvore. As larvas terão prazer em se estabelecer lá - resta apenas a tempo de coletá-las e destruí-las.

Luta contra gorgulhos

Os gorgulhos são pequenos besouros (4-6 mm) com uma probóscide alongada.

O gorgulho do início da primavera come folhas jovens, brotos, ovários

Existem muitas variedades deste inseto. Eles podem passar o inverno com casca, folhas caídas, solo superficial. Na primavera, eles se alimentam de folhas jovens, brotos, flores e frutas. No início e no meio do verão, os ovos são depositados em frutas, das quais as larvas eclodem. Algumas espécies de gorgulhos depositam ovos no solo e as larvas chocadas se alimentam ativamente de raízes jovens.

As larvas do gorgulho que chocam no solo alimentam-se de raízes jovens

Como lutar:

  • No início da primavera, quando os gorgulhos emergiam dos abrigos e se instalavam na coroa de damasco, você pode recolhê-los manualmente. Para fazer isso, de manhã, quando a temperatura do ar não ultrapassa os + 5-7 ° C e os besouros dormem, um tecido ou filme é espalhado sob uma árvore, na qual os insetos são sacudidos suavemente. Então eles são destruídos.
  • Antes do inchaço dos rins, a árvore é tratada com inseticidas.
  • Após a floração, se necessário, é possível processar com preparações como Fufanon, Actellik, etc. Durante 20 dias antes da colheita, o processamento é interrompido.
  • Durante a postura dos ovos, é possível usar preparações do solo à base de diazonina.
  • No outono, as folhas caídas são removidas e destruídas, a casca danificada é limpa e, com o início do tempo frio, elas cavam o solo.

Processamento de damasco para doenças e pragas

Para evitar a ocorrência de várias doenças e ataques de pragas, é realizado o tratamento preventivo de damasco. Por via de regra, o primeiro tratamento é realizado no final do inverno ou no início da primavera, antes da brotação.

No momento, a árvore é tratada com um dos seguintes medicamentos:

  • O DNOC é um medicamento complexo e potente para combater fungos, carrapatos e insetos. Eles processam a árvore uma vez a cada três anos. Aplique uma solução a 1% a uma temperatura de 5 ° C, mas não superior a 13 ° C.
  • Nitrafen é um medicamento próximo ao DNOC. Por 10 litros de água, adicione 200-300 g do medicamento. Processamento único.
  • Decis é um iseticida de amplo espectro. Dissolver 50 g em 5 litros de água. Consumo de 2 a 5 litros por árvore. Se necessário, é possível reprocessar.
  • E outros são semelhantes.

Na primavera e no verão, especialmente após as chuvas, é aconselhável tratar com agentes antifúngicos Horus, Quadris, Fufanon, etc.

Se, apesar da prevenção, o damasco sofreu qualquer doença ou ataque de pragas, eles agem com base na situação, de acordo com as recomendações para o caso específico.

Perguntas freqüentes sobre jardineiros

No processo de cultivo de damascos, o jardineiro geralmente encontra vários problemas e perguntas, uma parte significativa da qual é apresentada abaixo.

Por que damasco não floresce

Esse é um problema bastante comum que ocorre devido a vários motivos.

  • Características da variedade. Algumas variedades de damasco começam a florescer por 5-7 anos após o plantio. Sob condições adversas, esses períodos podem aumentar. Talvez ainda não seja a hora de florescer.
  • Escolha errada do local para o pouso. Uma árvore que cresce à sombra começará a florescer e a dar frutos somente quando sua coroa subir ao sol. E florescerá exatamente nos galhos iluminados pelo sol.
  • Solo inadequado. O damasco não floresce em solos acidificados, precisa de um ambiente levemente alcalino ou neutro.
  • As inundações de águas subterrâneas, mesmo a curto prazo, são prejudiciais à frutificação. Com inundações constantes, a árvore morre.
  • Congelamento de brotos de frutas, que podem ocorrer durante descongelamentos prolongados no inverno ou geadas na primavera.

Por que as flores caem de um damasco em flor

Flores doentes ou não fertilizadas caem.

Durante a infecção da primavera com moniliose, como observado acima, as flores são afetadas principalmente e morrem.

Se a variedade de damasco não for auto-fértil, a causa das flores que caem pode ser:

  • Ausência em proximidade suficiente (até 100 m) de uma árvore polinizadora.
  • Há uma árvore polinizadora, mas por alguma razão ela não floresce.
  • Clima desfavorável (baixa temperatura, vento forte), que reduz a atividade de abelhas e outros insetos.

Por que os damascos apodrecem em uma árvore?

Isso pode advir de cuidados inadequados e de doenças.

  • As doenças fúngicas (cleasterosporiose, moniliose, crosta, etc.) durante a formação e amadurecimento dos frutos levam à sua derrota e, eventualmente, à decomposição.
  • Rega excessiva. O damasco deve ser regado 2 a 3 vezes por temporada e, com chuva suficiente, é necessário abandonar completamente a rega.
  • Uma overdose de fertilizantes também leva à quebra das frutas e, como resultado, à decomposição.
  • Maior acidez do solo.

    A podridão de bagas de damasco em uma árvore pode ser causada por várias razões.

Por que o damasco não cresce

Eles plantaram um damasco, mas ele não cresce. Possíveis razões:

  • Discrepância da variedade selecionada com a região de cultivo. Talvez uma muda para as regiões do sul plantadas no norte.
  • Aterragem tardia ou queda. É necessário plantar uma muda em repouso, antes que os botões inchem.
  • Mudas de qualidade inadequada:
    • Idade superior a dois anos.
    • Crescido durante a supersaturação com fertilizantes nitrogenados.
    • Sistema raiz ruim.
  • Ocorrência próxima de águas subterrâneas e inundações.
  • Poda insuficiente durante o pouso, devido à qual houve um ligeiro aumento. Uma planta enfraquecida sai no inverno e não sobrevive.

As pontas dos galhos de damasco ficaram pretas na primavera

Esse fenômeno tem dois motivos:

  • Os galhos congelaram. Apare a madeira saudável e trate com verniz ou massa de vidraceiro.
  • Infecção por moniliose. Ramos cortados em madeira saudável de 15-20 cm ou "sob o anel". O tratamento da doença está descrito acima.

No damasco, os galhos secam após a floração

Provavelmente, essa é a mesma moniliose.

Por que as flores enferrujam em uma árvore de damasco

Se aparecerem manchas marrons nas flores (ferrugem), isso pode ser causado por vários motivos:

  • O início de uma doença fúngica, geralmente moniliose.
  • Ataque de insetos, principalmente gorgulho.
  • Geadas.
  • Queime por overdose de certos produtos químicos ao pulverizar (por exemplo, sulfato de cobre).

Por que o damasco não dá frutos

A frutificação de damasco não ocorre nesses casos:

  • Damasco não floresce. Considerado acima.
  • Floresce, mas os ovários não se formam e as flores desmoronam. Considerado acima.
  • Ela floresce, os ovários se formam, mas eles se desfazem.
    • Frutos formados em uma árvore não polvilhada (isso é possível). Mas tais frutos são inferiores, o germe da semente não se desenvolve neles e, sem a sua ausência, o feto, que, como resultado, se desfaz, não se desenvolve.
    • Um janeiro anormalmente quente contribuiu para o despertar dos rins. Como resultado, os pistilos são danificados, causando a queda da fruta.
    • A árvore produziu uma colheita abundante no ano anterior, esgotou sua força, mas não recebeu nutrição suficiente para restaurar a vitalidade.

O damasco não é o representante mais caprichoso das culturas de jardim. Com a tecnologia agrícola adequada, realizando medidas preventivas e sanitárias a tempo, o jardineiro raramente precisa lidar com o tratamento de doenças. Cuidar de um damasco não requer esforços especiais e é bastante acessível tanto para um jardineiro experiente quanto para um iniciante. E os medicamentos modernos e de baixa toxicidade aliviam a invasão de pragas e permitem uma colheita decente de frutas doces e saudáveis.

Pin
Send
Share
Send