Na visão do morador da metrópole, uma área suburbana é um pedaço do paraíso com uma linda casa, gramados verdes, canteiros de flores perfumadas, um riacho ou uma piscina, camas cuidadosamente quebradas. Mas muitas vezes a realidade é diretamente oposta aos contos de fadas, e você obtém uma trama com uma ravina ou à beira de uma colina. Não se preocupe: o fortalecimento adequado da inclinação e a decoração da paisagem resolverão todos os problemas.
Se você se tornou o proprietário de uma casa de campo com um terreno irregular, deve transformar surpresas desagradáveis em uma direção favorável. Primeiro, você precisa se lembrar das vantagens de um site incomum:
- A estagnação da chuva em qualquer território com inclinação é completamente excluída.
- O avião voltado para o sol está bem iluminado, de modo que plantas e vegetais decorativos se desenvolverão rapidamente na encosta, especialmente do lado sul.
- Terreno incomum é uma oportunidade única para o design original do território pessoal.
- Aproveitando os recursos de relevo natural, você não precisa erguer estruturas especificamente para criar cachoeiras, cascatas ou montanhas alpinas.
Lembre-se dos contras. Para plantas plantadas em uma encosta, será necessária uma rega frequente adicional, já que a água praticamente não ficará no solo. Os amantes do gramado tiveram azar - é muito difícil conseguir um tapete ainda mais sedoso em um plano inclinado. Terreno irregular não pode ser usado para coisas mais práticas, por exemplo, um playground ou uma clareira para relaxar, e também não há bancada ou mesa. E o principal fator negativo são os custos adicionais do fortalecimento de encostas e inclinações, modernização, instalação de canteiros ou canteiros de flores.
Então agora você pode começar a trabalhar.
Em geral, para a escolha correta do método de fortalecimento, é necessário levar em consideração alguns fatores:
- estrutura do solo;
- grau de viés;
- bairro de águas subterrâneas;
- a probabilidade de dano natural: deslizamentos de terra, ataques, derramamento.
Suponha que um plantio seja suficiente para uma inclinação suave, que fixará o solo com suas raízes e interromperá o processo de destruição. Encostas íngremes exigem uma abordagem mais séria: somente estruturas especialmente criadas a partir de biomats, gabiões, pedras, blocos de concreto e geogrelhas podem impedir o derramamento. Após a seleção do material, é necessário determinar a área de trabalho exata e realizar os trabalhos preparatórios.
Caminho natural: o uso de plantas
Se o ângulo de inclinação não exceder 8-10 graus, as plantas: árvores, arbustos, flores e gramíneas são adequadas para estabilizar a cobertura do solo. Suas raízes flexíveis penetram profundamente no solo, protegendo-o de deslizamentos de terra e erosão. As raízes das árvores mais poderosas, mas plantar toda a encosta com plantas grandes não faz sentido. As composições de árvores e arbustos baixos em pé separadamente parecem muito mais atraentes. Para projetar uma borda íngreme ou barranco, vassoura, sabugueiro, viburno, marmelo japonês, scoopia, bérberis, cotoneaster, rosa de cão são bem adequados.
Arbustos de flores ao mesmo tempo servem como elementos decorativos, como plantas com brotos longos e flores exuberantes, por exemplo, rosas de escalada. Coquetel muito brilhante de trepadeiras não deve ser feito; 1-2 espécies densamente floridas são suficientes. Plantas de cobertura do solo são ideais para decorar uma superfície inclinada. Pervinca, caule lanoso, hera, girassol criam um tapete denso, servindo como pano de fundo para espécies maiores.
O terreno irregular com elevações, saliências e depressões é um verdadeiro achado para os amantes de montanhas e jardins alpinos. De um punhado de pedras, árvores coníferas e vários tipos de flores, eles são capazes de criar um verdadeiro milagre, a decoração de qualquer casa de verão. A única coisa que você precisa para cuidar antes de organizar o jardim é criar condições favoráveis de crescimento, ou seja, garantir a rega regular.
Maneiras artificiais de fortalecer
Projetar uma inclinação pelas plantas é considerado uma maneira natural de se proteger contra o derramamento, embora o fortalecimento da inclinação em um local também possa ocorrer artificialmente - usando pedras, troncos e estruturas feitas de materiais poliméricos.
O material geoplástico no paisagismo também será útil: //diz-cafe.com/vopros-otvet/planirovka/geoplastika-v-landshaftnom-dizajne.html
Opção 1 - cercas de pedra ou troncos
As cercas artisticamente projetadas, feitas de vários materiais, restringem bem as superfícies de qualquer grau de inclinação. Pedras ou elementos de madeira são colocados do lado de fora da encosta, protegendo de várias maneiras: usando cimento ou fixando no chão (enterrando no chão). Lajes de calcário, paralelepípedos, pedras de concha, pedaços de granito são dobrados na forma de uma parede e peças de madeira são colocadas com uma escada ou cerca.
Artigo no tópico: Muros de contenção em uma paisagem: de que e como podem ser feitos bons “backups”?
Opção 2 - características dos geotêxteis
As encostas íngremes são difíceis de fortalecer de maneira natural, plantando árvores ou gramíneas. Nesse caso, o geotêxtil - um material denso feito de fibras de poliéster ou polipropileno que economiza água e possui propriedades de alta resistência, economiza. Um fragmento do material é puxado para a superfície, fixado em todos os lados com âncoras e decorado. Para a decoração, a pedra natural ou o azulejo são ideais entre si, com flores plantadas em uma camada de solo fértil.
Opção 3 - geomatos e biomatos
Ambos os tipos de cobertura do solo são usados para uma proteção mais eficaz das superfícies com uma inclinação de até 45% (alguns tipos de geomatos - até 70%) ao plantar plantas. Os biomats são feitos de fibras de coco ou palha presas à camada celulósica. Geomats são grades de polipropileno de várias camadas. O sistema radicular das plantas não se desenvolve imediatamente; portanto, para estabilização instantânea do solo, as estruturas de retenção são colocadas primeiro e as plantas já são plantadas sobre elas.
O material em rolo é disposto em toda a superfície da encosta, cada peça é fixada em torno do perímetro e a grama ou as flores são semeadas. A estrutura fibrosa solta permite que as sementes ganhem posição e germinem, e subsequentemente formam um tapete grosso com uma camada de reforço invisível.
Opção 4 - um exemplo passo a passo da instalação de uma geogrelha
O fortalecimento de uma pequena área está ao alcance de até mesmo um novato paisagista, em outras palavras, o proprietário da casa. Se houver uma pequena ravina ou vala com declives em ruínas, você poderá usar a geogrelha volumosa - um design moderno de fita de polímero.
Os elementos soldados juntos se assemelham a uma grade com células grandes, preenchidas com material de construção pesado: pedra britada, areia, concreto ou solo nutritivo para o plantio.
Antes de iniciar o reforço, é necessário preparar o solo: remover plantas grandes, nivelar e compactar o solo o máximo possível. Existem duas opções para colocar a geogrelha: em geotêxteis ou diretamente no chão. No primeiro caso, um geotêxtil é espalhado por toda a largura da encosta, que desempenha o papel de uma camada de drenagem e, em seguida, uma grade é colocada no topo. A segunda opção envolve a instalação direta da rede - imediatamente na área limpa.
As células da geogrelha devem estar localizadas ao longo da encosta. O princípio básico da seleção de materiais: quanto mais íngreme a inclinação, mais larga a correia. O segmento de treliça é esticado em diferentes direções e fixado ao longo do perímetro com âncoras ou pinos especialmente aplainados.
As células são cobertas com cascalho (areia) ou solo sob a relva. Se os planos incluem plantio de flores, o solo deve ser fértil e fertilizado.
Esta é uma das opções mais simples para fortalecer a inclinação do país. Depois de ativar a imaginação e usar um dos métodos de decoração, você pode transformar uma ladeira comum em um jardim florido - bonito e original.