Achimenesa flores da casa - cuidar e crescer

Pin
Send
Share
Send

Plantas favoritas e bonitas para o cultivo em casa são flores delicadas de Achimenes. Estes arbustos compactos, abundantemente cobertos com pequenas flores incríveis, decoram terraços, varandas, salas, criando belas composições e uma profusão de cores.

Descrição das achimenes

Achimenez (achimene) é uma planta perene gramínea da família Gesneriaceae. A planta é baixa - até 30 cm de altura, com brotos carnudos. As folhas são brilhantes, oblongas, verde-escuras ou roxas, com veias e entalhes pronunciados na borda. A cultura é caracterizada pela floração amigável, as flores Achimenes são pequenas, lembrando gramofones em forma. O sistema radicular se desenvolve com rizomas - os chamados tubérculos cobertos de escamas.

Achimenes flor

Variedades comuns

Plantas de interior e lindas flores em casa

O gênero Achimenes é representado por 50 espécies e um grande número de variedades. Alguns deles crescem em estado selvagem, a maioria das plantas ornamentais é criada por meio de reprodução.

Nas lojas de flores, os mais comuns são vários tipos de flores que funcionaram bem nas condições climáticas russas:

  • De flores longas. Planta arbustiva com vários ramos e flores grandes, atingindo 6,5 cm de comprimento, tons de roxo e azul. Variedades populares:
  1. Chiapas - flores roxas macias;
  2. Juaregia é uma flor branca com um núcleo roxo e veias.

Ahimenes de flores longas

  • Franjas. Um achimenes interessante floresce com uma forma incomum com franjas de pétalas brancas ou rosa pálidas.

Variedade com franjas

  • Híbrido. A variedade foi criada como resultado do cruzamento de várias espécies. É caracterizada pela floração abundante e multicolorida. Representantes:
  1. Rose Pink - rosa brilhante, flores de framboesa.
  2. Azul - azul profundo, cor azul das pétalas, centro amarelo.
  3. Beleza amarela - flores tubulares com pétalas amarelas ou amarelas claras e base em terracota.
  • Grande florido. As espécies maiores - a planta atinge 60 cm de altura, as flores crescem até 6 cm de diâmetro e até 10 cm de comprimento. As folhas são roxas ou verde escuro, as flores são vermelhas ou roxas.

Ahimenez é uma planta tropical nativa da América Central e do Sul. Portanto, a cultura precisa de calor e umidade.

Interessante! Existem duas versões da origem do nome Achimenes. Segundo a primeira, ela se traduz como uma "flor mágica", de acordo com a segunda tradução - "vá para o inverno".

Características dos cuidados com Achimeneses

O cuidado e o cultivo de Achimeneses são processos bastante meticulosos que exigem paciência, manuseio cuidadoso e certo conhecimento. A planta adora calor, temperatura constante. Na Rússia, cultivada como planta de casa. Durante o período de verão, torna-se possível plantar um arbusto em terreno aberto ou movê-lo para a varanda.

Temperatura e iluminação

Casa interior flores florescendo durante todo o ano

O primeiro passo para o cuidado adequado dos Achimenes é escolher um local para a planta na casa. Uma flor ama o sol, desenvolve-se bem sob uma iluminação brilhante, mas difusa. A luz solar direta pode queimar folhas. Produtores experientes argumentam que a maioria das variedades de Achimeneses se adapta gradualmente ao sol. Na sombra, a planta perde sua decoratividade, cresce massa verde e não floresce.

Achimenez é uma cultura tropical, adora calor, não tolera extremos de temperatura, correntes de ar. Condições confortáveis ​​para uma flor durante o crescimento e a floração - temperatura 22-24 graus. Durante o período de descanso, a temperatura ideal é de 10 a 14 graus.

Rega e pulverização

Achimenes precisam de ar úmido e rega. Ao mesmo tempo, não é recomendado borrifar as folhas - a superfície pubescente acumula umidade e há risco de doenças. Uma boa solução é colocar a flor perto de um lago, aquário ou na cozinha. É necessário regar a planta com freqüência, mas não em abundância, com água morna e parada.

Conselhos! É melhor derramar água nas bordas da panela - assim a raiz não é lavada, a umidade não se acumula.

O excesso de líquido deve escorrer livremente, uma panela com argila expandida ou cascalho fino é colocada sob a panela (deve ser umedecida).

Durante a dormência, a rega é reduzida - basta molhar o solo ao redor da planta uma ou duas vezes por semana ou despejar água no poço.

Interessante! Uma ótima opção para umedecer o Achimenes é a rega por mecha. É simples de fazer: um pavio de kapron é colocado em uma panela, uma extremidade é arrastada pelo orifício inferior para a panela onde a água é derramada. A planta poderá regular a quantidade de fluido necessária.

Solo para cultivo

Um fator importante nos processos de plantio e cuidado dos Achimenes é a escolha do solo. Recomenda-se cultivar uma cultura em uma mistura especial para senpolia (violetas). Inclui turfa, vermiculita e perlita. O solo adequado pode ser preparado independentemente, misturando turfa, areia e relva. Vermiculita grossa, argila expandida ou cascalho são usadas como drenagem.

Fertilizantes e fertilizantes

Como alimentar os Achimenes? A questão é interessante, mas simples - a cultura não precisa de alimentação especial. Os fertilizantes para Achimenes podem ser aplicados durante a estação de crescimento e floração. Como cobertura, são utilizados complexos minerais universais para plantas ornamentais com flores. Eles são usados ​​em pequenas quantidades a cada rega. No outono e na primavera é introduzida matéria orgânica: húmus ou cinzas.

Beliscar

Aconselha-se aos cultivadores de flores experientes que belisquem os Achimenes - isso atrasará a floração da planta por cerca de duas semanas, mas permitirá que a flor cresça mais forte, forme pagões laterais e coloque botões de flores fortes. Você pode começar a beliscar os achimenes em um estágio inicial de crescimento, quando a planta atingir uma altura de vários centímetros. O rim extremo é removido com uma tesoura ou simplesmente interrompido. O beliscão de variedades em miniatura é realizado duas vezes por temporada, arbustos amplos e amplos podem ser beliscados até sete vezes. O processo é interrompido após o primeiro botão aparecer.

Cultura de floração

Flores de Calla - crescendo e cuidando de casa

Achimenes distingue-se na forma de pagões e flores. Existem arbustos eretos (os pagões são fortes, crescem verticalmente) e ampelos (os caules são flexíveis, penduram).

Grau Ampel

Dependendo de como os achimenes florescem, as formas das flores são divididas:

  • Nimbus tubulares - semelhantes a trovões;
  • Cup-like.

Tipos de flores:

  • Comum;
  • Terry.

Tipos de achimenes, dependendo do tamanho da flor:

  • Pequena florida (até 3 cm);
  • Flor média (até 5 cm);
  • Flor grande (mais de 5 cm).

Achimenes de flores grandes

A paleta de cores da cultura é vasta e interessante. A cor base é roxa, e os Achimenes também estão disponíveis nas cores branca, amarela, rosa, vermelha, azul, roxa e outras cores.

O período de floração da planta é do início do verão até o meio do outono.

Às vezes, as Achimeneses não florescem sem fatores visíveis. Por que isso acontece, há várias razões:

  • Doenças ou pragas - a planta enfraquece, não é capaz de se desenvolver completamente.
  • Transplante O período de adaptação da cultura é bastante longo, a flor simplesmente não teve tempo de se preparar para a floração.
  • Falta de oligoelementos (magnésio, manganês e boro). É necessário tratar a planta com produtos com alto teor desses elementos.

Você pode aumentar a abundância de flores com os preparativos "Bud", "Bloom".

Propagação em casa

A propagação de Akhimenes é realizada por vários métodos:

  • As sementes Um processo meticuloso e demorado, a opção mais difícil para criar uma cultura. Sementes maduras são semeadas em fevereiro, misturadas com areia. Não é necessário polvilhar com o solo - os grãos são muito pequenos. A superfície é pulverizada com água morna, o recipiente é coberto com um filme. Os tiros aparecem em 10-14 dias. Brotos jovens e fortes devem ser transplantados em vasos separados.

Importante! Quando propagadas por sementes, as qualidades varietais não são transmitidas. Este método é frequentemente usado pelos criadores para criar novas espécies de Achimenes.

Sementes de Achimenez

<
  • Estacas. Uma maneira simples, mas eficaz. Um galho adulto saudável é dividido em três ou quatro raízes, com dois ou mais entrenós. As seções são tratadas com carvão ativado. As estacas são secas, plantadas no chão. Se o enraizamento foi bem-sucedido, após 2-3 semanas, as mudas podem ser transplantadas para uma panela.

Brotos de achimenes

<
  • Folhas. Não é difícil realizar esse enraizamento, mas a floração ocorre apenas para a próxima temporada. As folhas são cortadas ou cortadas e plantadas no chão. Para uma germinação mais rápida, o material pode ser colocado na água com um estimulante para o enraizamento por vários dias. Vários pedaços de folhas são plantados em uma panela - o arbusto será mais magnífico.

Propagação por folhas

<
  • Stolons. Um método eficaz para cultivar ahimenes. Stolons são filhas de raízes (rizoma). É necessário cortar os stolons do rizoma adulto e plantá-los no chão. Com os devidos cuidados, a flor jovem cresce e floresce intensamente.
  • Rizomas dos Achimenes. A maneira mais fácil e eficaz de plantar uma planta. Uma planta adulta é extraída do vaso, a raiz é cuidadosamente cortada em várias partes. As seções são tratadas com carvão ativado. Os flocos são plantados no substrato preparado. Young dispara e é colocado em um recipiente separado.

Achimenes Rhizomes

<

O processo de enraizamento pode ser acelerado aquecendo o fundo da panela: o recipiente é colocado em tijolos quentes, pedras e um banho de água.

Transplante

Ao comprar achimenes, lembre-se de que você precisa transplantar a planta no final do inverno - o início da primavera. O transplante posterior requer um longo período de adaptação, levando à falta de floração.

Começando a plantar um arbusto, é necessário remover os rizomas da panela, inspecionar, remover as peças danificadas. Se o rizoma é muito grande, é aconselhável separá-lo. O solo antigo está esgotado, você precisa preparar um novo substrato fresco. A drenagem é colocada no fundo da panela, o solo é derramado com a adição de carvão, um rizoma é plantado e está bem compactado.

Divisão rizoma

<

Problemas no cultivo de Achimeneses

No processo de cuidar da flor de Achimenes em casa, surgem algumas dificuldades:

  • A planta deixa brotos e folhas. O ar seco e quente pode provocar esse fenômeno. Se as folhas simplesmente desbotam, a causa geralmente é a umidade insuficiente.
  • As pontas secam nas folhas. Talvez a flor seja um longo período sob a influência da luz solar direta. Se a água fria entrar na planta, pode causar manchas.
  • A flor está crescendo lentamente. As razões são geralmente falta de iluminação, correntes de ar, solo pesado.

Problemas graves no cultivo são a doença de Achimenes. A planta pode estar sujeita a doenças fúngicas. É necessário remover áreas danificadas de pagões e folhas, tratar o solo com fungicida.

Quando pulgões e ácaros aparecem, são usados ​​inseticidas.

Transplantar e crescer na rua

Você pode cultivar achimenes na rua sob a condição de calor estável: a temperatura do ar não deve cair abaixo de 20 graus. Vasos de flores são colocados na varanda ou terraço. É muito importante escolher o lugar certo: evite chover, luz solar direta. Um lugar ideal é um lugar tranquilo, protegido do vento, correntes de ar e chuva. Ao esfriar ou à noite, é aconselhável levar a flor para dentro de casa.

Achimeneses são lindas flores delicadas que não deixam ninguém indiferente. São cuidados bastante delicados e exigentes. Depois de estudar algumas das nuances do cultivo, você pode garantir que cuidar desta planta e observar seu desenvolvimento seja um prazer.

Vídeo

Pin
Send
Share
Send