Rosa Luis Odier é um arbusto alto que tem botões de peônia que geralmente são de cor rosa. Durante a floração, esta planta é perfumada com um agradável aroma adocicado. Uma rosa será uma excelente decoração para um jardim ou uma cabana de verão.
Descrição e principais características da variedade
Essas plantas podem ser chamadas com segurança de "cartão de visitas" do jardim, no estilo inglês ou francês da paisagem. A pátria das rosas Bourbon, como também são chamadas, é considerada a ilha de Bourbon no Oceano Índico.
O Rosa Park Luis Odier é uma planta cultivada em parque que tem um formato de flor quase perfeito. Geralmente é rosa pálido. No centro, a cor é mais saturada. As flores têm uma forma de xícara com um diâmetro de 8 a 12 centímetros.
Rosa Luis Odier
Esta flor cresce com um arbusto e a altura da coroa pode chegar a 1,2 metros. Os brotos da planta, em regra, são densamente cobertos com pequenas folhas de um tom verde pálido. Mas esta rosa quase não tem espinhos.
Os seguintes pontos estão entre as principais vantagens desta variedade de rosas:
- alta resistência a baixas temperaturas e geadas;
- brotos fortes, mas flexíveis;
- brilhante linda coloração de flores;
- floração longa.
Importante! Louise Odier é suscetível a muitas doenças e atraente para muitas pragas.
Cultivo e plantio
Os floristas recomendam plantar uma rosa em áreas abertas onde a luz solar cai. O local deve ser fechado do vento, mas com boa circulação de ar.
Importante! Louis Odier Rose tolera muito pouco o bairro com outros arbustos ou árvores. Portanto, é melhor ela alocar um local separado no site.
O plantio pode ser realizado tanto na primavera quanto no outono. Não há consenso sobre o momento de plantar rosas. Muitos especialistas acreditam que isso é melhor feito na primavera. Há também plantadores de flores que preferem o plantio de outono da planta.
Na primavera, os melhores meses são abril, segunda quinzena e início de maio. No outono, o plantio de mudas de rosas deve ser realizado um mês antes da geada.
Na cabana
Um ponto importante ao plantar uma rosa é a escolha do solo. Para esta planta, solo solto com alto teor de húmus e nível de acidez de pH 6-7 é adequado. Assim, a rosa Louise Odier vai se sentir bem em solo arenoso com alto teor de argila. Este tipo de solo é chamado de barro.
Importante! Em um período quente, o solo deve ser nutrido. Por exemplo, uma composição mineral especial para Rosaceae é adequada. Na primavera, o solo pode ser alimentado com estrume apodrecido.
Se uma rosa é plantada no outono, imediatamente é necessário espantar a terra. E para que a muda não congele no inverno, ela deve estar enraizada.
Devido ao fato de Luis Odier ser uma roseira, é melhor plantá-la em uma cova de cerca de 90 cm de diâmetro e cerca de 70 cm de profundidade.Antes do plantio, também é necessário realizar a drenagem do solo. No fundo do poço, você pode colocar uma pequena camada de hidrogel, que retém bem a umidade.
Antes de enterrar uma muda de rosa, você precisa verificar o sistema radicular e se livrar das raízes secas e danificadas, podando-as.
Imediatamente após o plantio, a planta precisa ser regada em abundância. Água em temperatura ambiente é adequada para isso. No futuro, regue a flor com menos frequência. Isso permitirá desenvolver qualidades resistentes ao inverno da planta durante a estação fria. Também é recomendável parar de regar a partir de meados de setembro. No período quente de verão, a planta deve ser irrigada com água quase diariamente. No entanto, vale a pena garantir que não haja estagnação da água, pois isso pode levar à morte do sistema radicular.
A planta se propaga vegetativamente. Isso pode ser estacas, dobras, prole, separação do mato.
Cuidados com as Plantas: Poda e Invernada
O corte é necessário após 2 anos. Mas após esse período, apenas brotos secos precisam ser cortados. A poda para melhorar e moldar as plantas é realizada após 3 anos.
Importante! Podar uma rosa é uma obrigação. Afinal, se você não cortar os brotos, o número de flores no mato diminuirá significativamente, a planta perderá sua beleza e decoratividade devido aos inúmeros brotos jovens.
Podar uma planta é melhor em abril. Primeiro, brotos secos e finos são removidos da planta. Depois que eles começam a podar os brotos que crescem no meio do mato. Então você precisa aparar e os galhos que são eliminados da forma e tamanho geral do arbusto. As fotos precisam ser encurtadas em 2 a 3 botões. O corte deve ser feito em um ângulo de 45º.
Embora a rosa Louis Odier pertença às variedades resistentes ao gelo, é necessário preparar a planta para o inverno. No outono, brotos jovens de rosas precisam ser cortados, hastes devem ser colocadas e cobertas com agulhas. Você também pode construir um abrigo especial em cima do arbusto. Por exemplo, de um filme plástico.
Poda
Rosas floridas
Os primeiros botões de rosa desta espécie aparecem no início do verão. Ao criar as condições mais favoráveis, o parque levantou-se Luis Odier floresce durante todo o verão, até o início do outono. Antes da floração, é necessário curativo. É melhor usar fertilizantes fosfatados, que devem ser administrados juntamente com a rega noturna da planta.
Se já é meio do verão e a rosa de Louis Odier não floresce, a causa pode ser doenças, pragas ou condições inadequadas das plantas.
Para continuar o período de floração, é necessário podar constantemente brotos já secos ou secos. Isso contribuirá para o surgimento de novas inflorescências.
Controle de Pragas e Doenças
Em geral, uma rosa dessa variedade é resistente a muitas doenças e pragas. As principais doenças às quais esta planta é suscetível são:
- oídio;
- manchas pretas.
Manchas pretas nas folhas
A primeira doença causa um fungo ectoparasitário a partir do número de erisif. Quando a planta é afetada, há um revestimento branco na superfície das folhas e, após a maturação dos esporos, um líquido aparece na forma de gotas.
A mancha preta geralmente ocorre devido à derrota da planta pelo fungo Marssonia rosae. Manifesta-se sob a forma de manchas pretas, que afetam as folhas da planta.
Quando os primeiros sintomas de manchas pretas ou oídio aparecem, as folhas da planta devem ser tratadas com preparações especiais, que podem ser adquiridas em lojas especializadas.
Importante! Como profilaxia e para evitar a ocorrência das doenças acima, recomenda-se pulverizar as rosas Luis Odier nos períodos de outono e primavera com uma solução de sulfato de cobre ou líquido de Bordeaux.
Mas o número de pragas que podem prejudicar a variedade de rosas Louis Odier inclui:
- pulgões rosas;
- moscas cortadas;
- ácaro.
Pragas - Pulgão Rosácea
Os pulgões rosáceos podem afetar não apenas a folhagem da planta, mas também jovens. Esta é a praga mais comum e comum. Mas a mosca da rosácea afeta as hastes por dentro, pois esta praga coloca suas larvas sob a casca de brotos. O carrapato começa a destruir a planta das folhas, envolvendo-as em uma teia.
Todas essas pragas devem ser tratadas imediatamente. Preparativos especiais virão para ajudar. Você também pode usar uma solução de sabão em pó, que deve pulverizar as folhas e brotos das rosas. Resultados positivos na luta contra os pulgões dão tintura de cebola e alho.
Rose Louise Odier é um verdadeiro achado, porque é uma planta bonita que se tornará uma decoração do jardim. Nesse caso, a rosa é relativamente não caprichosa e pouco exigente quanto às condições de detenção. Luis Odier é bastante resistente a doenças e pragas.