Nos jardins dos residentes de verão, muitas vezes você pode ver uma planta como a samambaia. Você pode encontrá-lo não apenas lá. As samambaias crescem em todo o mundo.
Esta planta está envolta em um halo de segredos e mistérios. Tudo por causa de sua dissimilaridade com outra flora. No entanto, não há realmente nada de misterioso nele.
Interessante. Segundo descrições populares, a samambaia floresce apenas uma noite por ano. Uma cor fabulosa indicará onde o tesouro está enterrado. Será difícil encontrá-lo - forças impuras tentarão desviar seus olhos.
Estrutura da planta
As samambaias são plantas herbáceas perenes. Eles gostam muito de umidade, portanto são encontrados com mais frequência em florestas ou outros locais úmidos e com sombra. Este é um grande grupo de plantas de esporos, inclui 48 famílias.
Samambaia
Na literatura, muitas vezes você pode ver que as folhas de samambaia são chamadas de folhas. Isso é realmente um erro. Folhagem de samambaia é chamada waiyi. O jovem vaya cresce enrolado como um caracol. Talvez seja justamente por causa dessa característica estrutural que a lenda da flor misteriosa se foi.
As placas foliares de uma planta adulta costumam ser fortemente dissecadas, crescendo a partir do próprio rizoma. As samambaias têm muitas espécies, seus nomes geralmente refletem a semelhança externa da folhagem com algum objeto ou estão associados ao local de crescimento natural.
As samambaias são diferentes: em forma de árvore, subaquáticas, grandes e em miniatura, crescendo no chão e nas árvores.
Propagação de samambaias
Apesar de contos e lendas, samambaia não floresce na vida real. Reproduz através dos esporos - este é um dos principais pontos de suas características. Os esporos estão localizados na parte inferior da folha da planta. O local de sua acumulação é chamado esporângios.
Young wai
Outro método de propagação dessas plantas é vegetativo. Eles podem disparar brotos de raiz. Geralmente, os cultivadores de flores as cultivam dessa maneira.
Samambaias no interior
A samambaia é considerada uma das plantas de maior sucesso para o design de interiores. Em grande parte devido ao seu halo místico, em grande parte devido à sua aparência incomum. Isso não apenas atrai pessoas para ele, porque:
- Samambaias limpam perfeitamente o ar. Eles lidam bem com gases e poeira.
- Eles são bastante despretensiosos. Eles terão que prestar atenção, mas não muito.
- Essas plantas são muito bonitas. O exuberante arbusto verde não deixa ninguém indiferente.
- Eles são convenientes para escolher para o interior. Os tipos de samambaias são diversos, existem para todos os gostos.
- Com samambaia, é bom organizar paisagismo fragmentado em apartamentos. Apenas a preliminar deve garantir que a planta seja adequada para todas as condições.
Fern Florarium
- Com ele, você pode criar florários com uma aparência favorável no interior. Este é um recipiente de vidro especial dentro do qual é um ecossistema autônomo.
Nomes e espécies de samambaia
A espécie de samambaia coberta é impressionante em sua diversidade. O mais interessante e popular deve ser discutido separadamente.
Mnogoryadnik
Uma samambaia com várias linhas é considerada uma das mais bonitas criadas pela natureza. Tem folhas abertas interessantes que atraem a atenção. Na natureza, cresce em florestas coníferas, decíduas e mistas, não muito longe dos corpos d'água. Cresça em casa. Seus requisitos são os seguintes:
- Rega. No verão, durante o crescimento ativo, o solo deve estar constantemente úmido. No período de entressafra, é necessário regar moderadamente o inverno (se a planta estiver em casa).
- Iluminação É preciso muita luz difusa.
- Temperatura confortável. Em crescimento ativo - 15-25 ° C, durante dormência - 12-15 ° C.
- Top vestir. Na estação quente, é recomendável fertilizar a planta uma vez por semana. No inverno, a cobertura não é necessária.
Davalia
Fern Davalia (ou Davallia em latim) é uma planta de rápido crescimento. Ele parece incomum. O nome popular dessa flora (pata de fenda, perna de veado) confirma isso. Na natureza, esta samambaia é encontrada na Ásia tropical, China, Japão e Ilhas Canárias. Nas latitudes russas, é mais frequentemente usado em estufas, menos frequentemente em residências.
Davalia
Para uma flor da casa fornecida em casa, os cuidados devem incluir os seguintes itens:
- Rega. E no verão e no frio, ela precisa de rega moderada. A planta não gosta de umidade forte.
- Iluminação Davalia precisa de luz difusa. Pode ser cultivada longe das janelas.
- Temperatura No verão, essa faixa de temperatura tipo samambaia é necessária entre 17 e 25 ° C, no inverno - de 13 a 20 ° C.
- Top vestir. Durante o período de crescimento ativo, a davalia deve ser alimentada com fertilizante líquido duas vezes por mês.
Nephrolepis
Esta samambaia é conhecida pela maioria dos produtores domésticos. É essa cultura que é mais frequentemente cultivada em vasos em ambientes fechados. Por exemplo, Boston ou nephrolepis de Boston são freqüentemente usados. Suas folhas, como a maioria das samambaias, são fortemente dissecadas. Nesse caso, as peças dissecadas não são abertas, como as de várias linhas.
Os nefrolites da Dama Verde ainda são comuns. Sua característica é esplendorosa. Uma flor adequadamente cultivada pode parecer uma fonte verde.
A terceira das samambaias mais comuns da casa são os nefrolepis de Emin. Seu outro nome é Green Dragon ou Dragon Tail. Tudo devido ao fato de esse tipo de wai ser especialmente encaracolado.
Nephrolepis Emin
Requisitos de Nephrolepis:
- Rega. Como a maioria das samambaias, durante um período de crescimento ativo, elas precisam de umidade constante. No frio, é necessária uma rega moderada.
- Iluminação Nephrolepis adora luz brilhante, mas difusa.
- Temperatura No verão, é capaz de suportar até 25 ° C; no inverno, não é recomendável baixar a temperatura abaixo de 16 ° C.
- Top vestir. Como uma planta com várias linhas, o nefrolépito precisa de fertilizantes durante o período de crescimento semanal. No inverno, eles devem ser removidos.
Kostenets
Esta planta de esporos, conhecida pela ciência como Asplenium, não pode ser confundida com outras. Isso ocorre porque suas folhas têm uma forma incomum - elas não têm uma característica de dissecção na maioria das formas em forma de samambaia. Vaya todo. O asplenium é uma espécie de samambaias de folhas largas. Ocorre com mais frequência nos trópicos. No entanto, isso pode ser visto em outras condições. Ossículos de Scolopendra são frequentemente cultivados em residências. O Asplenium possui estes requisitos:
- Rega. Na estação de crescimento, esta samambaia deve ser regada abundantemente; durante o período de dormência, a rega é severamente limitada.
- Iluminação Esta planta não precisa ser colocada no peitoril da janela. O Kostenets ama a sombra.
- Temperatura O asplênio é termofílico: no verão é confortável a 18-25 ° C, no inverno não tolera temperaturas abaixo de 16 ° C.
- Top vestir. Este tipo de samambaias é alimentado uma vez por semana durante o período de crescimento. Na estação adormecida, não pode ser fertilizado.
Adiantum
A samambaia Adiantum é conhecida por suas folhas únicas. Este nome vem do idioma grego, de uma expressão traduzida literalmente como "não molhe". Wii desta espécie repele a água, é impossível molhá-los. Nas residências, o mais comum é o adiantum em forma de parada.
Adiantum pusiforme
Esta espécie precisa das seguintes condições:
- Rega. Adiantums são samambaias especialmente higrófilas. No verão, a panela pode ser colocada em toda a água. O principal é deixar o excesso escorrer. No inverno, o solo é umedecido conforme necessário.
- Iluminação O Adiantum é tímido e não gosta de trocas frequentes de lugares.
- Temperatura Em qualquer estação do ano, esta espécie se sente confortável a uma temperatura de 15 a 20 ° C.
- Top vestir. Adubar esta planta na estação quente uma vez por mês. No inverno, a cobertura não é realizada.
Pteris
Esta espécie é frequentemente cultivada em ambientes fechados. Tudo porque ele é uma das samambaias mais despretensiosas. Recomenda-se começar a cultivar em forma de samambaia. Possui vayas de duas cores interessantes: verde claro no caule e verde escuro nas bordas. Na maioria das vezes, os produtores domésticos escolhem o Cretan pteris. Pteris precisa:
- Rega. Na estação de crescimento, eles precisam de muito, pois a rega no inverno é limitada.
- Iluminação Esta espécie precisa de muita luz.
Importante! Para preservar a cor das chapas, recomenda-se mantê-la no parapeito da janela, para que os primeiros raios de sol caiam sobre a folhagem.
- Temperatura No verão, o pteris é confortável entre 18 e 24 ° C; no inverno, a temperatura deve ser de 13 a 16 ° C.
- Top vestir. Esta espécie é fertilizada uma vez a cada duas semanas. A concentração de cobertura é fraca - tem raízes delicadas.
Tireóide
Tireóide - uma das mais comuns em forma de samambaia. O mais famoso deles é samambaia masculina.
Tireóide masculina
O nome foi dado a ele pelos gregos (eles criaram um uso médico prático). Observando a semelhança externa das duas plantas, foi a isso que elas deram o nome de samambaia masculina. O segundo tipo (discutido abaixo) foi chamado de feminino.
O escutelo dissolve fortemente vaiyas que se assemelham a penas.Os requisitos de conteúdo são os seguintes:
- Rega. Shieldmen precisa de muita água na estação quente. No inverno, a rega é escassa.
- Iluminação Essa visão adora lugares sombrios.
- Temperatura Ao manter a tireóide na sala, recomenda-se uma temperatura do ar de 18 a 20 ° C. Ele não tem requisitos de sazonalidade.
- Top vestir. Essas samambaias são alimentadas com fertilizantes de concentração média uma vez por mês durante o período de crescimento ativo.
Kocher
A samambaia de sapateiro é a segunda espécie definida pelos gregos como o "par" da tireóide. As duas plantas são muito parecidas, porque as chamavam em pares. Esta espécie foi apelidada de fêmea (hoje esse nome foi preservado apenas para uma das variedades). Um dos mais belos viajantes é o Nippon, que se distingue por uma haste vermelha. As condições para esse tipo são necessárias da seguinte maneira:
- Rega. No verão, essa samambaia precisa de muita água. No inverno, é regada à medida que o solo seca.
- Iluminação Como o escutelo, o andarilho é tímido.
- Temperatura Esta planta é confortável entre 19 e 23 ° C. Com o cultivo em casa, ele também não tem um requisito sazonal.
- Top vestir. Esta espécie deve ser fertilizada na estação de crescimento uma vez a cada três semanas.
Tailândia
Samambaia tailandesa tem uma diferença significativa das espécies acima. Está no fato de ser uma planta subaquática. Vem da Tailândia, o nome veio daqui. A variedade mais comum é a samambaia pterigóide. Geralmente é cultivada em aquários domésticos - cria belos matos densos e requer manutenção mínima.
Samambaia da Tailândia
- Água. A samambaia tailandesa não precisa de trocas frequentes de água.
- Iluminação Para esta planta, você precisa de horário de pelo menos 12 horas por dia. Também tolera sombreamento, mas só cresce com luz suficiente.
- Temperatura Esta espécie precisa de uma temperatura constante de pelo menos 24 ° C. Ele não tem sazonalidade pronunciada.
- Top vestir. Uma samambaia subaquática é alimentada adicionando fertilizante à água. A concentração de cobertura deve ser fraca, não gaste mais do que duas vezes por mês.
Indiano
Esta é outra variedade de culturas de folhas estreitas de samambaia subaquática. Samambaia indiana tem vayi finamente dissecado a céu aberto. Em casa, é cultivada em aquários. Cuidar dele envolve as seguintes condições:
- Água. Muitas vezes, não vale a pena mudar a água do aquário com esta planta.
- Iluminação Esta espécie precisa de muita luz. O horário de verão deve ser de 12 horas por dia.
- Temperatura A temperatura ideal da água para esta planta é 23-26 ° C.
- Top vestir. A samambaia indiana não precisa ser alimentada.
Orlyak comum
Esta planta é frequentemente encontrada na Rússia. Ele recebeu o nome de samambaia por causa de placas de folhas em forma de penas semelhantes a penas de águia. Seu nome é samambaia do Extremo Oriente por causa da área de crescimento. Quase todas as samambaias são comestíveis (após um determinado tratamento).
Orlyak comum
Ele não tem muitos requisitos:
- Rega. No verão, a secagem do solo nas raízes da samambaia não deve ser permitida. No inverno, a rega no conteúdo da sala é mínima.
- Iluminação Como a maioria das espécies de plantas semelhantes a samambaias, a samambaia adora a sombra.
- Temperatura A espécie do Extremo Oriente não possui requisitos de sazonalidade. Em casa, uma temperatura de 10 a 25 ° C é adequada para ele.
- Top vestir. As águias precisam ser alimentadas uma vez por mês durante todo o tempo quente do ano.
Milípede
Milípedes são uma classe inteira de em forma de samambaia. Em biologia, ele é chamado Polipodium. Outro nome é samambaia real. Entre suas espécies, existem plantas epífitas (que crescem em pedras ou em uma árvore, como flebódio) e plantas terrestres comuns (por exemplo, uma milípede comum).
Epiphytus phlebodium
Polypodiums são conhecidos por crescer rapidamente vegetativamente com a ajuda de brotos de raiz. Ao mesmo tempo, são bastante baixos - o vayi pode atingir uma altura de 60 centímetros. Requisitos de milípede:
- Rega. Polypodiums amam a umidade. Na estação de crescimento ativo, seu solo não deve secar.
- Iluminação Milípede refere-se a samambaias tolerantes à sombra. Ela pode viver na sombra, mas para o crescimento normal ela precisa de luz difusa.
- Temperatura No verão, o polipódio é bom a 20-25 ° C. No inverno, a temperatura cai para 16-18 ° C.
- Top vestir. Você precisa fertilizar essa samambaia duas vezes por mês e apenas durante o período de crescimento ativo.
Fern é uma excelente solução para decoração de interiores. Entre a variedade de tipos, é fácil escolher o mais adequado para um ou outro estilo.