A casa e a cabana são ótimos lugares para criar belos arranjos de flores, incluindo os feitos com gladíolos. É importante, no entanto, prestar atenção em como eles devem ser tratados e, seguindo regras simples, os gladíolos em vasos ficarão ótimos.
Características do sistema radicular do gladíolo
O sistema radicular dos gladíolos é muito poderoso. Ele vai fundo no chão, então eles não eram anteriormente considerados plantas de interior. Mais tarde, os criadores criaram espécies menores que podem ser cultivadas em casa.
Como é isso?
Para o plantio, você precisa escolher cormos saudáveis e sem danos. As lâmpadas adequadas para o plantio são aquelas com um diâmetro de 3-5 cm. Elas precisam ser colocadas a uma profundidade de pelo menos 10 cm. O cuidado adequado da planta ajudará a subir em cerca de duas semanas.
Preste atenção! Disponha os vasos de flores em um local claro.
Como florescer
Variedades de vasos
Para cultivar gladíolos, use vasos de cerâmica, barro e plástico. O principal é que o diâmetro seja de pelo menos 30 cm e a profundidade seja de 40 cm ou mais. Vasos e vasos de plantas se encaixam perfeitamente no interior da casa, e vasos e recipientes são mais adequados para jardinagem.
Um pote de cache pode ser usado como um elemento decorativo, mas as flores não podem ser plantadas diretamente nele. Para o crescimento de furos de gladíolos são necessários, os quais não estão no vaso suspenso. No entanto, os gladíolos nos vasos são lindos, você pode inserir um vaso comum nele.
Os preços dos vasos variam de acordo com o material, tamanho e aparência. As opções de plástico são as mais orçamentárias e, entre as caras, as de designer estão em grande demanda. Eles podem ser feitos de diferentes materiais, feitos à mão e até de acordo com os esboços do cliente.
É possível plantar gladíolos em vasos na rua em vasos especiais. Eles são feitos de materiais resistentes às intempéries. Alguns têm uma pega e podem ser pendurados na varanda.
Opções do pote
Vaso de flores e compatibilidade de flores
Mesmo os tipos de gladíolos em miniatura têm um sistema de raízes ramificadas, vale a pena considerar isso ao escolher um vaso para plantar. Deve ser amplo em volume e profundo. Você pode começar com 6 litros e, melhor ainda, com 10 litros.
Importante! Se o gladíolo for plantado em um recipiente longo, a distância entre os bulbos deve ser de aproximadamente 6 cm.
Os vasos devem ter orifícios de drenagem, pois os gladíolos não toleram alta umidade. Antes do plantio, uma camada de drenagem de seixos ou estacas quebradas é colocada no fundo. Um substrato nutritivo é derramado por cima. O tipo de flor prefere solos soltos e intensivos em umidade, com alto teor de húmus.
Antes de transplantar uma planta, é necessário considerar o motivo do transplante. Se o sistema radicular estiver parcialmente danificado e precisar ser reduzido, você poderá levar um pote de diâmetro menor do que antes. Em geral, um transplante frequente para gladíolos não é recomendado, deve ser feito apenas em casos raros, quando esta é a única condição para a sobrevivência da flor.
Para informação! Para transplantar uma flor saudável, você precisa escolher um vaso em média 3-4 cm a mais que o anterior.
Ao escolher uma panela, é importante lembrar que o gladíolo não tolera umidade excessiva, portanto as cerâmicas são mais adequadas. Você não deve usar vasos de madeira para essas flores, porque a árvore armazena umidade por muito tempo.
Vasos de plástico são os melhores para plantar gladíolos na rua. Eles são os mais despretensiosos, toleram facilmente diferentes condições climáticas.
Pote DIY
Os gladíolos tipo bricolage em vasos ou vasos são especialmente agradáveis aos olhos.
Para gladíolos, vasos de cerâmica, barro e plástico adequados de tamanho grande.
Figura 3. Em um vaso de flores é impossível amarrar uma flor
Para fazer uma panela de barro com o diâmetro desejado, você precisa de uma moldura. Sem ele, ele poderia simplesmente desmoronar. O quadro pode ser adquirido em lojas especializadas. Em seguida, o barro precisa ser desenrolado em uma camada fina e coberto com uma moldura. Os elementos decorativos podem ser colados quando o barro seca.
Preste atenção! Para servir a panela por muito tempo, você precisa queimá-la. Isso pode ser feito em um forno doméstico, mas o melhor efeito pode ser alcançado em um forno profissional.
Panelas de barro e cerâmica, especialmente se você precisar de muitas para criar uma composição, pode ser bastante caro. Mas você pode economizar mostrando imaginação e decorar baldes de plástico. Há muitas opções de design: você pode embrulhar com fitas ou tecidos bonitos, mosaicos de cola, pedras decorativas ou fragmentos de cerâmica. O principal é fazer furos de drenagem no balde.
Reutilização e plantio de vasos
É muito difícil transplantar gladíolos devido a um sistema radicular ramificado. Se o transplante for necessário, deve ser realizado no solo com uma composição diferente. Para os gladíolos cultivados em alumina, é melhor escolher solo arenoso.
A mesma regra deve ser seguida ao reutilizar contêineres. A terra deve ter uma composição diferente.
O próprio recipiente deve ser bem lavado. Argila e madeira podem acumular-se bactérias patogênicas de plantas anteriores, bem como do solo. Para reutilização, o recipiente deve ser preparado da seguinte maneira:
- jogue fora tudo o que estava dentro;
- limpe bem as paredes com uma escova dura;
- lave a panela com água e sabão ou com um agente antibacteriano especial por dentro e por fora;
- secar.
Quando seca, pode ser reutilizada para plantar gladíolos.
Se o recipiente estiver quebrado ou quebrado, ele poderá ser salvo com super cola. Obviamente, a aparência disso sofrerá, mas o transplante não será necessário. Os recipientes de argila podem ser reparados colocando o xarope de açúcar na fenda. Ele cola os fragmentos de maneira confiável e logo adquirirá uma cor semelhante.
Preste atenção! Se uma planta morreu em um vaso, ela deve ser esterilizada novamente em água quente antes do uso.
Gladíolos em vaso na varanda
A varanda também é adequada para o cultivo de variedades em miniatura de gladíolos. Março e abril são ótimos momentos para plantar bulbos. Para eles, você precisa tomar o lugar mais brilhante e abrir a janela em dias quentes. Você precisa regar três vezes por semana e soltar a terra. Não será supérfluo fertilizar periodicamente com turfa ou húmus. Você pode alternar curativos orgânicos e minerais
Lâmpadas
No final de setembro, você precisa começar a preparar a flor para o plantio:
- Pare de regar em cerca de 10 dias.
- Gentilmente pegue a planta junto com a lâmpada.
- Corte o caule, deixando um pequeno toco.
- Descasque a cebola do chão.
- Secar por cerca de duas semanas.
- Armazene todo o inverno em uma caixa de papelão em local fresco.
Assim, os gladíolos em vasos parecem ótimos. E aterrissar e cuidar deles não são tão trabalhosos quanto parece à primeira vista. O principal é escolher as variedades e vasos adequados para que os bulbos em crescimento não fiquem lotados.