A urtiga é uma planta de casa cujo nome botânico soa como "coleus". A planta é bastante despretensiosa nos cuidados e agrada com suas folhas variadas com uma cor incomum.
Urtiga, ou coleus, planta de casa
Coleus, por sua semelhança com urtiga e croton, recebeu os nomes populares "urtiga", "urtiga doméstica" e "pobre croton". Mas, diferentemente do croton, o preço do coleus é muito menor, o que o torna uma opção mais lucrativa.
Coleus é popularmente chamado de urtiga
Coleus - uma flor em casa, pertence à família Yasnotkovye. Uma planta anã geralmente cresce não mais que 50 centímetros de altura, que fica em casa no parapeito da janela, no ambiente natural. Como todos os representantes desta família, a urtiga imediatamente atrai a atenção para sua bela aparência.
Dependendo da variedade, a flor tem uma cor e forma diferentes da folhagem. A grande vantagem do coleus decorativo é que ele pode ser cultivado como uma planta de ampola em vasos de flores pendurados.
Isso é interessante! Os parentes mais próximos de Coleus são orégano, manjericão e hortelã. Apesar da semelhança e proximidade das ervas, a urtiga não tem um aroma pronunciado; além disso, a planta não tem cheiro.
São conhecidas variedades de urtigas, caracterizadas por folhas roxas, vermelhas, creme pálidas, bordô, verdes e rosadas.
Na maioria das vezes, as folhas têm um belo padrão de várias cores, o que dá ao arbusto uma aparência exótica. A urtiga é capaz de florescer pequenas flores brancas; no entanto, a planta é valorizada por causa de sua folhagem exótica, uma sombra incomum.
Preste atenção! As folhas de urtiga têm a capacidade de produzir fitonicidas que destroem micróbios e bactérias no ar. Portanto, na maioria das vezes eles são cultivados em quartos de crianças.
Brevemente sobre a história da aparência
Flor de urtiga nativa das florestas tropicais da África ou da Ásia. Em sua terra natal, o coleus era comido principalmente, e não para fins decorativos.
As urtigas que crescem em casa, é claro, não podem ser comidas, pois as variedades de ambiente interno são híbridos projetados especificamente como espécies decorativas.
Uma planta tropical exótica foi trazida para a Europa no século 19 a partir de uma ilha chamada Java. Depois disso, o coleus começou a se espalhar por todo o continente como planta de casa.
É possível ficar em casa
Há uma superstição entre as pessoas de que a flor de urtiga é infeliz, traz infortúnio. Acredita-se que manter tal planta em casa significa trazer arbitrariamente discórdia para o casamento. A propósito, guiado por sinais, Coleus foi apelidado de "lavrador".
Além do casamento, a planta pode ser prejudicial em todas as áreas da vida humana. Uma flor com uma cor vermelha das folhas é especialmente temida - acredita-se que ela possa introduzir dificuldades materiais à família.
Os esoteristas, pelo contrário, acreditam que a presença de uma flor na casa tem um efeito benéfico em seus habitantes. Apesar das superstições e dos vários mitos, segundo o Feng Shui Coleus, é necessário ficar em casa. A flor atrai a sorte e tem um efeito positivo nos relacionamentos na família e além. Recomenda-se colocar um vaso de flores no lado nordeste do apartamento, onde a zona de conhecimento e sabedoria está concentrada.
Cuidados adequados necessários flor
Coloque no interior
Uma planta doméstica semelhante à urtiga - coleus, é cultivada principalmente em casa, com menos frequência no jardim. Devido à sua bela aparência, a planta é capaz de decorar qualquer interior.
O principal é fornecer aos recipientes coleus um local bom e espaçoso para o crescimento. Composições de aparência especialmente bonita e harmoniosa de várias variedades diferentes de urtigas. Uma pequena flor jovem se encaixa bem na decoração da cozinha ou no corredor. As plantas mais antigas são melhor colocadas no quarto ou na sala de estar.
Coleus se encaixa bem com um grupo de plantas ornamentais em uma varanda ou peitoril da janela. Um bom bairro será: violeta, gerânio, calathea ou chlorophytum.
Regras para cuidar de coleus em casa
Urtiga não requer cuidados especiais, o principal é seguir todas as regras do cultivo e não cometer erros.
A primeira coisa que você precisa prestar atenção é a temperatura e a iluminação. A principal condição para o crescimento saudável do Coleus é impedir a entrada direta da luz solar em suas folhas.
Importante! A luz ultravioleta destrói sua estrutura, eles começam a secar e cair.
- Em dias quentes e secos de verão, recomenda-se limpar o vaso em locais escuros.
- No inverno, as urtigas, pelo contrário, podem não ter iluminação suficiente; portanto, é necessário criá-la artificialmente usando lâmpadas.
Coleus tolera facilmente o calor se for regado regularmente. A flor vem dos trópicos quentes, portanto, com alta umidade, pode se sentir bem por um longo tempo em temperaturas acima de 25 graus. Em outras estações, é importante que a temperatura não caia abaixo de 15 graus.
A planta é sensível a baixas temperaturas, pois não difere na resistência ao gelo. Folhas e brotos escorregadios e escuros permitem que você saiba sobre o resfriamento do coleus.
A urtiga caseira é uma planta muito higrófila que requer rega regular e adequada. Nos períodos de seca do verão, a urtiga é regada com freqüência e em abundância. Recomenda-se que, após cada rega, o afrouxamento do solo seja realizado para evitar a estagnação da umidade, o que leva ao apodrecimento do sistema radicular e ao aparecimento de fungos ou bolores.
Afrouxe o solo com cuidado, caso contrário, as raízes podem ser danificadas. A rega no inverno também deve ser abundante, pois o coleus difere de outras plantas decíduas ornamentais, cuja rega é visivelmente reduzida no inverno.
Importante! A água de irrigação deve ser macia e não fria. A chuva ou a água do rio é adequada. Mas a água da torneira terá que ser defendida e amolecida.
Pulverizar a parte do solo da planta com água de pulverização trará benefícios adicionais. Este procedimento ajuda a aumentar a umidade, o que é tão necessário para o Coleus para um crescimento saudável. Além disso, a pulverização limpa as folhas da flor do pó e da sujeira acumulados.
Se a umidade do ar for baixa, é necessário aumentá-la por métodos artificialmente simples e descomplicados:
- coloque um recipiente de água próximo ao vaso;
- coloque um pano molhado no tubo de aquecimento.
Tais métodos ajudam bem no inverno, quando devido ao aquecimento do ar na sala fica seco.
De grande importância é o substrato no qual a flor foi plantada, transplantada ou propagada. Deve incluir todas as substâncias minerais e orgânicas necessárias para plantas decíduas ornamentais, possuir a friabilidade e acidez necessárias.
O substrato clássico para urtigas: composto de solo, húmus e terra de grama em proporções iguais.
Nos primeiros anos de crescimento, a cada primavera é necessário transplantar uma flor em um vaso novo e mais adequado. O sistema radicular da flor cresce, fica lotado em uma pequena capacidade.
Cuidar da flor corretamente significa alimentar o coleus a tempo.
- O primeiro curativo é realizado na primavera antes do início da floração. A planta é alimentada com uma preparação mineral complexa especial para plantações decíduas ornamentais, que contém: fósforo, potássio, magnésio, manganês e ferro.
- O segundo curativo é realizado no verão imediatamente após a floração.
- No outono, a cobertura é realizada com preparações minerais e orgânicas.
Importante! Não é recomendável alimentar a flor com uma preparação contendo nitrogênio durante a floração ou imediatamente antes dela.
Durante esse período, o nitrogênio é uma contra-indicação, pois atrasa a aparência e a abertura dos brotos.
Coleus pode ser cultivado como uma planta ampel
Variedades comuns para cultivar uma casa
As variedades mais comuns de coleus no mundo são Blume e Vershaffelt. No século 19, os criadores ingleses eram apaixonados por criar híbridos de plantas exóticas. Foi então que essas duas variedades de coleus foram criadas, que após sua apresentação ao público foram compradas por muito dinheiro.
Coleus Blumei
A variedade mais popular de coleus tem hastes com nervuras e placas de folhas em forma de ovo. As folhas são apontadas para as extremidades e têm dentículos nas bordas. As folhas têm cores diferentes, podem ser rosa, vermelho, lilás escuro e vermelho escuro com uma borda larga ondulada verde nas bordas.
Coleus Vershaffelt (Coleusvershaffeltii)
A descrição do coleus Vershaffelt é semelhante a Blume. No entanto, o vershaffelt tem uma placa de folha maior. A cor da variedade é muito mais brilhante que Blume, e a superfície das folhas é aveludada ao toque, pois possui muitas vilosidades finas.
Coleus ou urtiga é uma planta tropical exótica que ganhou popularidade sem precedentes entre jardineiros e floristas de todo o mundo. O cumprimento das regras de cuidados ajuda a cultivar uma bela flor com uma folhagem luxuriante, mesmo para iniciantes.