Clerodendrum é verdadeiramente um milagre entre as plantas de interior. Suas grandes folhas verdes, brotos, que podem assumir a forma de uma árvore ou trepadeira, complementam o apartamento com notas de trópicos, calor e exotismo. Mas acontece que a flor não quer abrir seus brotos. Qual é o motivo abaixo no artigo.
Por que o clerodendrum não floresce
Muitos cultivadores de flores acreditam que esta flor tem boa energia e traz felicidade feminina para a casa. Verde bonito - um amante do calor dos trópicos africanos e americanos. Lá, suas trepadeiras atingem até 4 m de comprimento, folhas verdes cobrem toda a extensão dos brotos todos os anos, caindo durante o período de resfriamento. Os brotos se tornam lenhosos, o que permite que você cresça essa planta como uma árvore ou arbusto.
Bonito de contraste de florescência
A floração ocorre desde o início da primavera até os primeiros dias do outono. Em casa, na maioria das vezes você encontra o clerodendrum da Srta. Thompson e o Clerodendrum Prospero. Para os tipos de Thomson e Clodendrum Prospero, o atendimento domiciliar é o mesmo, eles diferem apenas na forma e na paleta de cores.
Se você deixar o comprimento, a planta poderá puxar seus brotos para cima, exigindo uma liga ou cair de uma panela pendurada
As condições para manter um representante sempre-verde da família Verbenov são simples. A falta de floração está associada a cuidados insuficientes. Os principais motivos:
- cuidados inadequados durante a hibernação da planta;
- saída incorreta de um estado de repouso;
- falta de cobertura ou substituição prematura do solo;
- poda errada.
Como o Clodendrum de Thomson com estames vermelhos e o Prospero branco como a neve florescem
Dificuldades em Cuidados Domésticos
Com atenção especial, deve-se tomar cuidado com o fito-amigo durante os períodos de descanso e sair dele. Com o início do inverno, deve ser colocado em um local onde a temperatura seja de cerca de 15 ° C. A rega deve ser reduzida ao mínimo, mas verifique se o solo da panela não seca completamente.
Importante! No inverno, é impossível pulverizar, fertilizar, colocar a planta em um local quente.
Como a rega é reduzida, muitos jardineiros esquecem seu amigo interno e podem perder a aparência dos primeiros brotos dos pedúnculos. Com a mordida, um período ativo de cuidados com as plantas deve começar, aproximadamente o final de fevereiro e o começo de março:
- Poda obrigatória. A duração dos brotos deve ser reduzida em um terço. Se os cílios longos forem formados, você precisará remover um comprimento mínimo; se você quiser criar uma árvore, poderá deixar 10 cm de brotos. Quanto menores os brotos de uma planta, maiores e mais densas serão as flores.
- Transplante ou atualização do solo superficial. A flor dormia no inverno e, durante o período ativo de crescimento, precisa de muitos nutrientes que devem estar no solo. Um transplante não é necessário se as raízes da planta não atingirem o fundo do vaso.
- Após o transplante e a poda, é importante fornecer ao clerodendrum calor e iluminação abundante.
- Em condições de despertar, a flor precisa ser regada diariamente com a remoção obrigatória do excesso de água da panela.
Um exemplo de como aparar o clerodendrum corretamente
Transplante
Precisa de um transplante anualmente, pois o sistema radicular é muito desenvolvido e cresce rapidamente. Na maioria das vezes, parece mais transbordo do que transplante. As raízes da planta são muito tenras, é melhor não tocá-las.
Preste atenção! É impossível se livrar do solo fortemente, pois você pode danificá-lo, o que também pode causar falta de floração.
Uma flor é exigente quanto ao solo: você precisa de um solo nutritivo e levemente ácido. Para criar essas condições, você precisa misturar em partes iguais:
- solo argiloso;
- solo frondoso;
- turfa;
- areia grossa.
Preste atenção! Antes do transplante, o solo é desinfetado com vapor ou no forno.
Condições para uma floração exuberante
Os floristas, perguntando-se por que o clerodendrum de Thompson não floresce, atribuem à planta um humor e um caráter difícil. E ele apenas exige condições semelhantes à sua casa natal: luz, calor, umidade e rega abundante, sem persistir nas raízes.
- Não será difícil fornecer luz para ele; ele se sente bem em uma janela ocidental ou oriental, mais importante, iluminação difusa. No inverno, ele não precisa de luz abundante. Mas quando você sai da hibernação, a falta de luz pode provocar queda de botões de flores.
- A temperatura no verão deve ser de 20 a 25 ° C. Durante o período de descanso, a temperatura não deve ser superior a 18 ° C, idealmente 12 ° C.
- Aumento da umidade deve ser mantida por pulverização frequente e uma camada úmida de argila expandida na panela da panela. Ao pulverizar, é importante que a água não caia nas inflorescências.
- A rega abundante começa no início da primavera, após a poda e o transplante da planta. Com o início do período de descanso, juntamente com uma queda acentuada da temperatura, a rega também é reduzida.
- Um fertilizante abrangente para plantas com flores fornecerá todos os minerais e oligoelementos necessários durante a floração e o crescimento ativos.
Importante! Nos períodos de outono e inverno, você não precisa fertilizar, pois a planta pode entrar em crescimento ativo e pular o período de sono e, com ela, a formação de brotos com futuras flores.
Clerodendrum: como fazer florescer
Há um segredo sobre o que fazer o clerodendrum interno florescer. Você pode provocar a floração de uma maneira verdadeira - poda.
Os primeiros brotos da planta aparecem floridos e depois frondosos. Se a planta não as liberar sozinha no início de março, a planta deve ser podada. A poda deve ser feita sem poupar, quanto menor, melhor. Após o procedimento, a planta deve ser transplantada para solo fértil. Com esse método de retirada da dormência, os botões de folhas aparecem pela primeira vez e suas grandes folhas verdes começam a se desdobrar, e os botões de flores seguem seu crescimento ativo.
Por que o clerodendrum amarelo e folhas de outono
Por que as folhas do clerodendrum ficam amarelas e o que fazer neste caso:
- Durante os períodos de primavera e verão, as folhas ficam amarelas com rega esparsa. Deve ser feito em abundância.
- Se a placa da folha não ficar completamente amarela e apenas aparecerem pontos amarelos, não é uma questão de regar. Este é um sinal de doença da clorose. A planta não possui ferro suficiente no solo e na fertilização, é necessário adicionar esse elemento para restaurar a cor. Às vezes, a clorose ocorre com uma diferença acentuada de temperatura em diferentes momentos do dia.
- Se as folhas do clerodendrum brilharem e caírem no início do outono ou no período adormecido, isso é normal para o clerodendro. Ele se prepara para o inverno e armazena sua força, então deixa a folhagem amarela e cai.
A falta de cuidados leva à perda de uma aparência saudável
Clerodendrum: Corte correto
A poda é um procedimento importante para este fito-amigo que floresce. É nos brotos jovens que bons botões de flores são formados. Para provocar o crescimento de brotos jovens, é necessário aparar os antigos. Tiros mais curtos devem ter pelo menos 1/3 do comprimento.
Usando a poda, você pode formar uma árvore, arbusto ou trepadeiras longas que trançam o suporte
Embora o clerodendro exija atenção no início da primavera, é necessário agradecer a bela floração por esse cuidado. Suas flores parecem brilhantes e festivas e exalam um aroma de mel. Esta é uma decoração digna para qualquer casa.