Monstera - criando em casa

Pin
Send
Share
Send

Monstera é chamada de planta exótica sempre-verde. Em condições naturais, vive na América do Sul e Central, nos territórios úmidos do Brasil e da Ásia. Esta grande flor da família Aroid tem caules grandes e encaracolados, folhas enormes e esculpidas podem atingir um tamanho de até 60 cm Na natureza, a planta é presa por raízes a vários suportes e árvores. Em casa, cultivada como uma flor interna em vaso e basicamente não floresce. Este artigo descreve como a monstera se reproduz, as vantagens e desvantagens de um método específico e por que uma planta pode morrer em casa.

Monstera: criação em casa

Esta flor tem um grande número de propriedades úteis:

  • constantemente emite oxigênio durante o dia;
  • mantém um clima úmido na casa devido à evaporação de grandes folhas de líquido da superfície;
  • reduz o dano das ondas eletromagnéticas dos aparelhos domésticos;

Flor na natureza

  • absorve produtos químicos do ar que são liberados de móveis (verniz, corantes);
  • ioniza o ar na sala;
  • Possui um excelente campo energético que tem um bom efeito no corpo humano: acalma, salva da indecisão;
  • Tem um efeito benéfico em todo o corpo: fortalece o sistema imunológico, aumenta a atividade cerebral.

A reprodução de monstera em casa só será possível quando todas as instruções necessárias forem concluídas para isso. Para começar, é recomendável preparar o solo para a planta. No fundo da panela, é necessário colocar uma camada de tijolos quebrados ou conchas e somente depois despeje uma mistura de húmus com turfa, além de uma parte da areia do rio de 4 cm.

Preste atenção! As mudas podem ser plantadas imediatamente na areia, mas assim que as primeiras raízes são formadas, elas precisam ser transplantadas para o solo. A temperatura do ar para um conteúdo favorável de mudas ou culturas não deve ser superior a 25 ° C.

Monstera gosta muito da luz do sol, por isso você precisa escolher com cuidado um local para sua localização. Deve ser muito brilhante, mas sem luz solar direta. Se o local for escolhido incorretamente, o processo de enraizamento será muito lento.

Como propagar efetivamente um monstera em casa? Para fazer isso, crie alta umidade, este será o segredo do sucesso. Mudas jovens precisam ser pulverizadas diariamente com água em temperatura ambiente: no início da manhã e após o pôr do sol. A escolha correta da fertilização também terá um efeito benéfico no enraizamento da planta em casa.

Como propagar um monstera com estacas

Monstera - atendimento domiciliar, transplante e reprodução

Como propagar uma flor monstera por estacas apicais? A parte superior da flor amadurecida é cortada e colocada na água para que a parte aérea comece a dar raízes. Para isso, apenas duas estacas saudáveis ​​são suficientes. No entanto, se o objetivo é o rápido aparecimento das primeiras folhas do pântano, você precisa ser paciente quando um número ainda maior de raízes é formado.

Monster Roots

Propagação por estacas de caule

Outra opção popular para a propagação de plantas é usar processos-tronco como material de plantio. As hastes precisam ser selecionadas para que tenham vários botões grandes. Esta parte cortada é aplicada ao solo com o rim abaixado. Não há necessidade de preenchê-lo com o solo de cima.

Uma regra importante para o cuidado será apenas a rega e a pulverização constantes da camada extrema do solo. Para manter um certo microclima próximo ao local de aterrissagem, é recomendável cobri-lo com uma película protetora. Isso permitirá que a planta se enraíze rapidamente e pegue as primeiras raízes. Não devemos esquecer de ventilar de vez em quando, levantando o filme. Depois que as primeiras raízes crescem, o caule precisa ser transplantado para um habitat permanente. A aparência das primeiras folhas não fará com que você espere muito tempo, elas geralmente têm a forma de um coração. Então eles lentamente se transformam em grandes folhas de forma talhada.

Como cortar um monstro

Existem vários métodos para criar monstera.

Preste atenção! Os cortes são os mais populares e mais fáceis deles. As estacas devem ser retiradas da parte central ou superior da planta, mas a parte aérea deve ter pelo menos um botão.

Algumas regras para propagação de plantas:

  • tratar o solo com um medicamento que estimula a formação e o crescimento das raízes;
  • coloque os apêndices em um prato opaco com água parada por um terço por três dias;
  • a água deve estar em temperatura ambiente, você pode adicionar um pouco de novo;
  • quando duas ou três novas raízes aparecem, elas podem ser plantadas com segurança em uma panela.

Essa mistura de substrato é adequada para o plantio de uma planta (todos os componentes são tomados em proporções iguais):

  • relva;
  • turfa;
  • areia de rio;
  • húmus.

Como tirar uma foto de um monstro

Para propagar a planta com suas próprias mãos, você pode pegar qualquer parte da flor:

  • estacas de caule - um método simples e prático, produzindo frutos muito rapidamente;
  • estacas apicais - uma opção simples, geralmente sempre leva ao sucesso;
  • folhas - não são usadas com tanta frequência, porque nem sempre podem criar raízes;
  • raízes aéreas - um método de reprodução bastante pesado, mas o mais confiável e confiável;
  • as sementes são um processo longo e difícil. É usado principalmente para criar novas espécies de plantas.

Enraizamento na água

Importante! Os processos devem ser cortados com cuidado, em nenhum caso você pode retirar e arrancar folhas ou folhas, isso se aplica a todas as espécies. Quando uma filmagem é feita, os instrumentos (tesouras) devem ser desinfetados, caso contrário, o risco de clorose das plantas é muito alto (as folhas ficam amarelas e logo caem).

Propagação por raízes aéreas

Monstera variegada ou variegada no interior

Está implícita a reprodução de uma flor por brotos com raízes aéreas. Para dizer a verdade, esse método, realizado de forma independente, requer algum esforço. Mas comparado aos métodos descritos acima, podemos dizer aqui com cem por cento de garantia que a reprodução será bem-sucedida. Para fazer isso, você precisa encontrar as fotos com as maiores raízes aéreas e criar alta umidade. Para conseguir isso, você pode cobrir as raízes com musgo, que deve ser regado ou pulverizado todos os dias. Para que o musgo não seque, é aconselhável envolvê-lo livremente no tronco usando um filme convencional. Isso não impede que as raízes cresçam rapidamente.

Simplificando, você pode propagar independentemente a planta pelas raízes aéreas, sem cortá-las. Durante o cultivo, o rebento pode até crescer várias folhas. Quando as raízes ficam mais fortes, é necessário fazer um corte no caule, remover o caule e plantá-lo em um habitat permanente.

Propagação de folhas

A opção de reprodução de folhagem botânica é considerada menos prática e eficaz. É usado principalmente quando uma folha se quebra acidentalmente. Nesse caso, é colocado com um pedúnculo na água e aguardando a liberação das raízes. Para que a folha se enraíze no chão e um monstro de pleno direito cresça, será necessário cultivar muitas raízes. Para fazer o enraizamento na água, é aconselhável escolher um recipiente maior.

Criação de Phalaenopsis em casa: exemplos de crianças e mudas

Como outros métodos, a reprodução de pétalas tem suas desvantagens:

  • raízes crescem lentamente. Para obter um sistema raiz completo, você precisa esperar pelo menos um mês;
  • a folha pode secar antes que as raízes comecem a aparecer.

Preste atenção! As raízes da flor não toleram a luz do sol, portanto, a louça deve ser opaca. Depois que as raízes crescem, elas são transplantadas para o solo. Sua composição é idêntica à usada em outros métodos de melhoramento.

Monstera sementes são encontradas

A reprodução de monstera com a ajuda de sementes é um método bastante complicado e difícil, usado principalmente por botânicos experientes para criar novos tipos de flores; portanto, esta opção não é adequada para uso doméstico.

Como são as sementes

Como fazer root em um monstro

Outro tipo de propagação é o enraizamento no solo. Para entender como enraizar um monstro no solo, você precisa seguir as etapas passo a passo:

  1. Primeiro você precisa preparar a composição do solo, diluir o substrato de areia ou turfa. Despeje em um recipiente;
  2. temperatura adequada do solo para que a parte aérea se enraíze, cerca de 26 ° C e até mais. Umidade - aumentada;
  3. para criar condições tropicais para o monstera para um crescimento mais fácil, a panela precisa ser coberta com filme plástico;
  4. depois de cerca de três semanas, as filmagens iniciarão as primeiras raízes, haverá muitas delas. Quanto maior o sistema radicular da flor, melhor ela criará raízes;
  5. transplante o broto em uma panela com o solo.

Importante! A desvantagem desse método de reprodução é que, com o curso do crescimento, o caule se torna mais forte e cresce, mas não na base. Lá, parecerá o mesmo que ao plantar uma planta. Portanto, um jovem monstro pode facilmente quebrar.

Nessa situação, existem duas opções para resolver o problema. Eles podem ser usados ​​separadamente e em combinação:

  • tomar processos inicialmente espessos;
  • fazer um suporte para a planta.

Outro método de enraizar um galho no solo é horizontal. É necessário interromper o processo do caule com pelo menos três gomos e colocá-lo no chão. A composição deve ser leve, por exemplo, esfagno e areia de rio. O ramo não precisa ser coberto com o solo, é importante que um rim esteja no solo. Além disso:

  • precisa de rega e pulverização regulares do apêndice;
  • cubra o recipiente com um filme;
  • depois que os primeiros processos radiculares e pétalas são formados, o talo é transplantado para um local permanente.

Como enraizar um monstro com o topo

Muitas vezes acontece que, depois de beliscar uma flor coberta de vegetação, as estacas apicais permanecem, elas também são chamadas de topos. Eles também podem ser usados ​​para reprodução. Para o enraizamento, os topos são colocados em um líquido ou plantados em uma composição absorvente de umidade. O processo de formação de raízes neles geralmente leva cerca de 3 semanas.

Como plantar um monstro

Para fazer isso, é necessário levar em consideração a idade de uma planta de casa, um transplante é realizado em momentos diferentes, em uma idade jovem, média e madura. Nos primeiros quatro anos de vida, a flor deve ser replantada todos os anos no meio da primavera, aumentando o volume do vaso.

Processo de transplante

Nos próximos quatro anos, quando o crescimento e desenvolvimento da flor se tornar mais ativo, serão necessários dois a quatro transplantes anualmente. Quando a planta amadurece e atinge um tamanho grande, o transplante pode ser omitido. Em vez disso, é aconselhável substituir o solo superficial por um novo primer mineral.

Deve-se lembrar que esta planta muitas vezes sofre várias doenças por deficiência ou, inversamente, excesso de luz solar, bem como devido ao pequeno número de irrigação. Muitas vezes, a flor é atacada por um ácaro, você precisa fornecer minerais e fertilizantes às plantas a tempo de evitar isso.

Preste atenção! Se você seguir todas as regras de atendimento, o monstera poderá crescer e se desenvolver até 10 anos.

Existem muitas maneiras de propagar monstera, o método mais fácil e eficaz de propagação são as estacas. Mas os jardineiros recomendam evitar a propagação de sementes, pois na maioria dos casos é impossível fazê-lo em casa. Para crescer com precisão uma monstera, você deve recorrer a conselhos de especialistas detalhados. O crescimento e desenvolvimento da flor dependerá da qualidade do atendimento.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Minecraft - OS NOVOS MONSTROS DA ESCOLA !! - Escola Monstro #01. Monster School (Novembro 2024).